Plano de Aula

Plano de aula: Compreendendo uma editora de histórias em quadrinhos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Editora de HQs

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: os estudantes farão ações prévias apreciando e investigando o universo da produção de uma história em quadrinhos. Esses estudos prévios vão contextualizar os bastidores e as funções de diversos profissionais que costumam estar envolvidos nessas produções, aumentando o repertório artístico dos estudantes e preparando a turma para a próxima etapa da sequência. Durante o percurso das aulas, a turma trabalhará dividida em times para criarem as respectivas editoras de HQs e decidirem as funções de cada um. Esta sequência é composta por 3 planos, com o total de 4 aulas, pois o plano 1 possui 2 aulas interdependentes. O plano 1 está inserido na sequência didática “Editoras de Histórias em Quadrinhos”. Antes de começar a trabalhá-lo, é importante que observe as aulas subsequentes, inseridas nos planos 2 e 3, para dar uma continuidade coerente e um fechamento significativo para a sequência. Os planos são alinhavados por ações complementares de pesquisas e tarefas em horário extraclasse. A série de aulas apresenta alguns elementos importantes que compõem fases de um projeto, como: apreciação, pesquisa, planejamento em times, criações coletivas, escolha e exercício de diversas funções, tomada de decisões, avaliação e apresentação de um produto final.

Sobre esse plano: espera-se que a turma já tenha uma experiência prévia com o gênero dos quadrinhos na aula de Língua Portuguesa (uma sugestão é trabalhar essa sequência de maneira integrada, unindo Língua Portuguesa e Artes). Após a turma ter desenvolvido habilidades técnicas necessárias em Língua Portuguesa na realização do gênero já citado, você poderá continuar com o trabalho integrado, dando ênfase ao desenvolvimento da linguagem artística. Desse modo, o aprendizado ficará mais significativo para os estudantes e contemplará as habilidades da educação empreendedora, descritas no alinhamento da sequência abaixo. A partir de um percurso investigativo sobre a produção editorial de HQs, os times já estarão mais maduros para planejar e criar as produções artísticas. Previsto para ser realizado no decorrer de 2 aulas (totalizando 100 minutos), esse plano propõe uma aproximação ao tema na aula 1 e um planejamento para a criação de uma HQ na aula 2. Pode ser interessante que esse plano seja desenvolvido em um espaço de criação coletiva, como a biblioteca, o laboratório de informática, o espaço multimídia, entre outros. Caso prefira desmembrar as aulas, fique atento ao planejamento e aos espaços que favoreçam a aprendizagem colaborativa. Se achar interessante realizar as 2 aulas no mesmo espaço, verifique os materiais necessários e os recursos que o ambiente oferece.

Nessa sequência, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF69AR02, EF69AR03, EF69AR06, EF69AR31, das unidades temáticas previstas na arte.

Conhecimentos prévios: estima-se que os estudantes tenham uma vivência anterior nas práticas de histórias em quadrinhos.

Ação prévia: oriente os estudantes na pesquisa, apreciação e exploração de histórias em quadrinhos de diferentes tipos. Peça que busquem na internet ou vejam HQs impressas, disponíveis nas próprias casas, nas de amigos, parentes ou em bibliotecas. Incentive que procurem por publicações de diferentes épocas, países, artistas e autores. Oriente-os para que anotem em um caderno ou em uma folha avulsa, tudo o que lhes chamar a atenção. Se achar interessante, estabeleça perguntas objetivas para guiar essa observação, como:

- Quem é o autor da HQ?

- Os desenhos são coloridos ou em preto e branco?

- Há muitos detalhes ou o desenho é mais “limpo”?

- Há muito texto ou a história é narrada principalmente pelos desenhos?

- Há uso de onomatopeias e outros recursos visuais que expressam sons e movimentos?

- Quantos quadrinhos cada história possui?

- Quais as maiores diferenças entre os quadrinhos mais antigos e os mais atuais?

A ideia é de que os estudantes já iniciem o trabalho com este plano tendo conhecimentos e conclusões sobre o tema, adquiridos de forma protagonista. Conhecer a diversidade e a complexidade das HQs será essencial para o início do trabalho.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência de aulas indica competências e habilidades a serem desenvolvidas por equipes colaborativas nos exercícios de apreciação, observação, investigação, criatividade, comunicação, responsabilidade, resolução de problemas, repertório cultural, trabalho e projeto de vida, cooperação e empatia. Todas as competências citadas vão potencializar habilidades necessárias dos adolescentes ao empreenderem seus próprios negócios, como a criação e divulgação da estante de HQs. A autonomia e a liderança serão estimuladas durante a criação coletiva, assim como redes de relacionamentos. Os estudantes serão desafiados com tarefas de pesquisa, planejamento, organização, inovação e gerenciamento, que exigirão resiliência e prontidão nas ações. Serão ofertadas oportunidades de escolhas na construção do trabalho prático. Vale ressaltar que a negociação das escolhas, a gestão do tempo, o envolvimento dos familiares, amigos, apoiadores e o bem comum dos times serão prioridades nessa fase.

Materiais necessários: projetor, televisão ou quadro para a apresentação dos objetivos, de acordo com a realidade da escola; cadernos dos estudantes, papéis em branco para a criação, pequenas estações de mesas e cadeiras, papel orientador da tarefa em times (ver link abaixo) e apresentação do percurso da aula desenvolvido pelo professor, impresso ou digital.

- Plano 1, aula 1- Planejamento disponível nos materiais complementares.

Material complementar:

- Como é a edição e produção de um livro? Fonte: Superinteressante. Disponível em:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-a-edicao-e-producao-de-um-livro/

Acesso em: 30-abr-2020.

- Planos de aula sobre História em quadrinhos. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/historia-em-quadrinhos/680

Acesso em: 30-abr-2020.

- Documentário- Quadrinhos nacionais. Fonte: Senac (DesiJV). Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=rdk0H3AdzPU

Acesso em: 30-abr-2020.

- HQs digitais já são uma realidade. Fonte: Publishnews. Disponível em:

https://www.publishnews.com.br/materias/2019/06/27/hqs-digitais-ja-sao-uma-realidade

Acesso em: 28-abr-2020.

- Como é o processo editorial?. Fonte: Grupo Autêntica. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=-SF-s06zTpY

Acesso em: 20-abr-2020.

- Por dentro da Nemo. Fonte: Grupo Autêntica. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=B0P4ZSWVwgs

Acesso em: 30-abr-2020.

- Desenhista da Marvel conta como é o trabalho em grandes editoras de histórias em quadrinhos

Fonte: Blog- Por dentro das profissões. Disponível em:

https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/pordentrodasprofissoes/desenhista-da-marvel-conta-como-e-o-trabalho-em-grandes-editoras-de-historias-em-quadrinhos/

Acesso em: 30-abr-2020

- Leitura Dinâmica: Mauricio de Sousa mostra a criação de quadrinhos. Fonte: RedeTV. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=hp11sx9LCk4

Acesso em: 14-abr-2020

- Como funciona uma editora - Uma entrevista. Fonte: Exercícios de criação literária. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=-sLUhNK3IK0

Acesso em: 29-abr-2020.

- Bianca Pinheiro (autora de Bear). Fonte: Editora Nemo. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=TGnb59gG2K0

Acesso em: 30-abr-2020.

- Quer ser um quadrinista? Fonte: Correio Braziliense. Disponível em:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2015/02/02/interna_diversao_arte,469157/quer-ser-um-quadrinista-confira-dicas-de-como-comecar-na-area.shtml

Acesso em: 2-abr-2020

- Como fazer história em quadrinhos. Fonte: Marista Assunção. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=SNCENmUccsc

Acesso em: 7-abr-2020

Para você saber mais:

Alinhamento às competências específicas de Arte: esse plano faz parte de uma sequência de habilidades, mencionadas acima, das unidades temáticas (teatro e artes integradas) do componente curricular Arte. Observe que as competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC (4, 6 e 8) dialogam com as competências da área de linguagens e também com as específicas de Arte.

Das 6 competências específicas de linguagens para o EF II, observe que esse plano de aula destaca algumas: 1, 2, 3 e 5 (página 63, BNCC).

1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

Alinhamento às competências específicas de Linguagens:

Das 9 competências específicas de Arte para o EF II, observe que esse plano de aula destaca algumas: 4, 5 e 8 (página 196, BNCC).

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

#NovaEscolaEmCasa: para que esse plano de aula seja realizado fora da escola, solicite que um adulto leia as orientações dos planos 1, 2 e 3 junto ao estudante. Solicite que os dois ou mais integrantes da família investiguem o universo de uma editora (podem participar pessoas da mesma casa ou integrantes que possam interagir virtualmente). Procurando sempre a segurança de ficar em casa, peça que eles leiam a sequência didática e assistam ao vídeo a seguir:

- Como fazer história em quadrinhos. Fonte: Marista Assunção. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=SNCENmUccsc

Acesso em: 7-abr-2020.

Explique que:

- O time pode assistir outros vídeos indicados nos materiais complementares.

- Diga para realizarem o planejamento, registrando as ideias conforme o link a seguir:

- Plano 1, aula 2- Planejamento disponível nos materiais complementares.

Diga que o time pode concluir e registrar o planejamento na criação coletiva ou avançar para a execução do planejamento criando as histórias em quadrinhos. Sugira as duas possibilidades, pois cada um poderá adequá-la à própria realidade. Ao final, oriente o time a realizar a avaliação do slide 5 (plano 2). Sugira que enviem para o seu e-mail ou para outra ferramenta de comunicação de sua preferência. Faça combinados de maneira objetiva e motivadora, envolvendo as famílias nas atividades.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: acolha os estudantes e apresente o roteiro da sequência didática, deixando claro os objetivos. Mostre as habilidades empreendedoras da arte e competências gerais da BNCC que serão exploradas (cooperação, comunicação, criatividade, repertório cultural, trabalho e projeto de vida) e o conteúdo a ser desenvolvido.

Pergunte o que acharam da ação prévia. Deixe que respondam de maneira espontânea e avalie os interesses dos alunos (as respostas serão um termômetro para avaliar o nível de envolvimento da turma). Incentive que percebam como cada estudante fez descobertas e possui interesses diferentes.

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