Planejamento
Plano de Aula
Plano de aula: Compreendendo uma editora de histórias em quadrinhos
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Editora de HQs
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: os estudantes farão ações prévias apreciando e investigando o universo da produção de uma história em quadrinhos. Esses estudos prévios vão contextualizar os bastidores e as funções de diversos profissionais que costumam estar envolvidos nessas produções, aumentando o repertório artístico dos estudantes e preparando a turma para a próxima etapa da sequência. Durante o percurso das aulas, a turma trabalhará dividida em times para criarem as respectivas editoras de HQs e decidirem as funções de cada um. Esta sequência é composta por 3 planos, com o total de 4 aulas, pois o plano 1 possui 2 aulas interdependentes. O plano 1 está inserido na sequência didática “Editoras de Histórias em Quadrinhos”. Antes de começar a trabalhá-lo, é importante que observe as aulas subsequentes, inseridas nos planos 2 e 3, para dar uma continuidade coerente e um fechamento significativo para a sequência. Os planos são alinhavados por ações complementares de pesquisas e tarefas em horário extraclasse. A série de aulas apresenta alguns elementos importantes que compõem fases de um projeto, como: apreciação, pesquisa, planejamento em times, criações coletivas, escolha e exercício de diversas funções, tomada de decisões, avaliação e apresentação de um produto final.
Sobre esse plano: espera-se que a turma já tenha uma experiência prévia com o gênero dos quadrinhos na aula de Língua Portuguesa (uma sugestão é trabalhar essa sequência de maneira integrada, unindo Língua Portuguesa e Artes). Após a turma ter desenvolvido habilidades técnicas necessárias em Língua Portuguesa na realização do gênero já citado, você poderá continuar com o trabalho integrado, dando ênfase ao desenvolvimento da linguagem artística. Desse modo, o aprendizado ficará mais significativo para os estudantes e contemplará as habilidades da educação empreendedora, descritas no alinhamento da sequência abaixo. A partir de um percurso investigativo sobre a produção editorial de HQs, os times já estarão mais maduros para planejar e criar as produções artísticas. Previsto para ser realizado no decorrer de 2 aulas (totalizando 100 minutos), esse plano propõe uma aproximação ao tema na aula 1 e um planejamento para a criação de uma HQ na aula 2. Pode ser interessante que esse plano seja desenvolvido em um espaço de criação coletiva, como a biblioteca, o laboratório de informática, o espaço multimídia, entre outros. Caso prefira desmembrar as aulas, fique atento ao planejamento e aos espaços que favoreçam a aprendizagem colaborativa. Se achar interessante realizar as 2 aulas no mesmo espaço, verifique os materiais necessários e os recursos que o ambiente oferece.
Nessa sequência, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF69AR02, EF69AR03, EF69AR06, EF69AR31, das unidades temáticas previstas na arte.
Conhecimentos prévios: estima-se que os estudantes tenham uma vivência anterior nas práticas de histórias em quadrinhos.
Ação prévia: oriente os estudantes na pesquisa, apreciação e exploração de histórias em quadrinhos de diferentes tipos. Peça que busquem na internet ou vejam HQs impressas, disponíveis nas próprias casas, nas de amigos, parentes ou em bibliotecas. Incentive que procurem por publicações de diferentes épocas, países, artistas e autores. Oriente-os para que anotem em um caderno ou em uma folha avulsa, tudo o que lhes chamar a atenção. Se achar interessante, estabeleça perguntas objetivas para guiar essa observação, como:
- Quem é o autor da HQ?
- Os desenhos são coloridos ou em preto e branco?
- Há muitos detalhes ou o desenho é mais “limpo”?
- Há muito texto ou a história é narrada principalmente pelos desenhos?
- Há uso de onomatopeias e outros recursos visuais que expressam sons e movimentos?
- Quantos quadrinhos cada história possui?
- Quais as maiores diferenças entre os quadrinhos mais antigos e os mais atuais?
A ideia é de que os estudantes já iniciem o trabalho com este plano tendo conhecimentos e conclusões sobre o tema, adquiridos de forma protagonista. Conhecer a diversidade e a complexidade das HQs será essencial para o início do trabalho.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência de aulas indica competências e habilidades a serem desenvolvidas por equipes colaborativas nos exercícios de apreciação, observação, investigação, criatividade, comunicação, responsabilidade, resolução de problemas, repertório cultural, trabalho e projeto de vida, cooperação e empatia. Todas as competências citadas vão potencializar habilidades necessárias dos adolescentes ao empreenderem seus próprios negócios, como a criação e divulgação da estante de HQs. A autonomia e a liderança serão estimuladas durante a criação coletiva, assim como redes de relacionamentos. Os estudantes serão desafiados com tarefas de pesquisa, planejamento, organização, inovação e gerenciamento, que exigirão resiliência e prontidão nas ações. Serão ofertadas oportunidades de escolhas na construção do trabalho prático. Vale ressaltar que a negociação das escolhas, a gestão do tempo, o envolvimento dos familiares, amigos, apoiadores e o bem comum dos times serão prioridades nessa fase.
Materiais necessários: projetor, televisão ou quadro para a apresentação dos objetivos, de acordo com a realidade da escola; cadernos dos estudantes, papéis em branco para a criação, pequenas estações de mesas e cadeiras, papel orientador da tarefa em times (ver link abaixo) e apresentação do percurso da aula desenvolvido pelo professor, impresso ou digital.
- Plano 1, aula 1- Planejamento disponível nos materiais complementares.
Material complementar:
- Como é a edição e produção de um livro? Fonte: Superinteressante. Disponível em:
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-a-edicao-e-producao-de-um-livro/
Acesso em: 30-abr-2020.
- Planos de aula sobre História em quadrinhos. Fonte: Nova Escola. Disponível em:
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/historia-em-quadrinhos/680
Acesso em: 30-abr-2020.
- Documentário- Quadrinhos nacionais. Fonte: Senac (DesiJV). Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=rdk0H3AdzPU
Acesso em: 30-abr-2020.
- HQs digitais já são uma realidade. Fonte: Publishnews. Disponível em:
https://www.publishnews.com.br/materias/2019/06/27/hqs-digitais-ja-sao-uma-realidade
Acesso em: 28-abr-2020.
- Como é o processo editorial?. Fonte: Grupo Autêntica. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=-SF-s06zTpY
Acesso em: 20-abr-2020.
- Por dentro da Nemo. Fonte: Grupo Autêntica. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=B0P4ZSWVwgs
Acesso em: 30-abr-2020.
- Desenhista da Marvel conta como é o trabalho em grandes editoras de histórias em quadrinhos
Fonte: Blog- Por dentro das profissões. Disponível em:
Acesso em: 30-abr-2020
- Leitura Dinâmica: Mauricio de Sousa mostra a criação de quadrinhos. Fonte: RedeTV. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=hp11sx9LCk4
Acesso em: 14-abr-2020
- Como funciona uma editora - Uma entrevista. Fonte: Exercícios de criação literária. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=-sLUhNK3IK0
Acesso em: 29-abr-2020.
- Bianca Pinheiro (autora de Bear). Fonte: Editora Nemo. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=TGnb59gG2K0
Acesso em: 30-abr-2020.
- Quer ser um quadrinista? Fonte: Correio Braziliense. Disponível em:
Acesso em: 2-abr-2020
- Como fazer história em quadrinhos. Fonte: Marista Assunção. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=SNCENmUccsc
Acesso em: 7-abr-2020
Para você saber mais:
Alinhamento às competências específicas de Arte: esse plano faz parte de uma sequência de habilidades, mencionadas acima, das unidades temáticas (teatro e artes integradas) do componente curricular Arte. Observe que as competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC (4, 6 e 8) dialogam com as competências da área de linguagens e também com as específicas de Arte.
Das 6 competências específicas de linguagens para o EF II, observe que esse plano de aula destaca algumas: 1, 2, 3 e 5 (página 63, BNCC).
1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
Alinhamento às competências específicas de Linguagens:
Das 9 competências específicas de Arte para o EF II, observe que esse plano de aula destaca algumas: 4, 5 e 8 (página 196, BNCC).
4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.
5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.
8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.
#NovaEscolaEmCasa: para que esse plano de aula seja realizado fora da escola, solicite que um adulto leia as orientações dos planos 1, 2 e 3 junto ao estudante. Solicite que os dois ou mais integrantes da família investiguem o universo de uma editora (podem participar pessoas da mesma casa ou integrantes que possam interagir virtualmente). Procurando sempre a segurança de ficar em casa, peça que eles leiam a sequência didática e assistam ao vídeo a seguir:
- Como fazer história em quadrinhos. Fonte: Marista Assunção. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=SNCENmUccsc
Acesso em: 7-abr-2020.
Explique que:
- O time pode assistir outros vídeos indicados nos materiais complementares.
- Diga para realizarem o planejamento, registrando as ideias conforme o link a seguir:
- Plano 1, aula 2- Planejamento disponível nos materiais complementares.
Diga que o time pode concluir e registrar o planejamento na criação coletiva ou avançar para a execução do planejamento criando as histórias em quadrinhos. Sugira as duas possibilidades, pois cada um poderá adequá-la à própria realidade. Ao final, oriente o time a realizar a avaliação do slide 5 (plano 2). Sugira que enviem para o seu e-mail ou para outra ferramenta de comunicação de sua preferência. Faça combinados de maneira objetiva e motivadora, envolvendo as famílias nas atividades.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: acolha os estudantes e apresente o roteiro da sequência didática, deixando claro os objetivos. Mostre as habilidades empreendedoras da arte e competências gerais da BNCC que serão exploradas (cooperação, comunicação, criatividade, repertório cultural, trabalho e projeto de vida) e o conteúdo a ser desenvolvido.
Pergunte o que acharam da ação prévia. Deixe que respondam de maneira espontânea e avalie os interesses dos alunos (as respostas serão um termômetro para avaliar o nível de envolvimento da turma). Incentive que percebam como cada estudante fez descobertas e possui interesses diferentes.
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Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: incentive os estudantes a fazerem uma pesquisa e trocarem informações sobre o funcionamento de editoras de HQs. Para isso, dê a eles alguns parâmetros de busca. Um parâmetro importante que eles deverão considerar são as diversas profissões que podem estar envolvidas em uma publicação de HQ e as funções de cada uma delas, tais como: quadrinista, escritor, roteirista, diretor de arte, ilustrador, colorista, editor, tradutor, revisor, arte-finalista, curador, produtor, responsável por reproduzir cópias e distribuidor, entre outras.
Se achar interessante, deixe que os oriente a acessarem alguns vídeos indicados como material complementar e peça que registrem, nos cadernos, quais são os profissionais envolvidos em uma editora de histórias em quadrinhos e as respectivas funções. O objetivo da pesquisa é conhecer os profissionais citados acima e as tarefas dentro de uma editora, ampliando o repertório artístico e preparando a turma para a próxima etapa.
Esclareça que existem muitos tipos de editoras de HQs. Explique que há algumas muito grandes e com grande potencial de distribuição, outras bem pequenas e independentes, que, em geral, publicam tiragens pequenas de artistas da região. Garanta que o estudante compreenda que nem sempre há todos esses profissionais envolvidos em uma publicação de quadrinhos. Muitas vezes, uma HQ é produzida apenas por um artista, que exerce todos os papéis: escritor, desenhista, revisor, curador, editor e distribuidor. Diga que essa é, inclusive, uma importante característica de milhares de artistas: o potencial híbrido e a habilidade de transitar entre diferentes funções para concretizar seu trabalho.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: faça a pergunta provocadora do slide e deixe que a turma responda de maneira espontânea. Colha informações dos conhecimentos prévios dos estudantes. Em seguida, apresente o vídeo (indicado abaixo), com as instruções técnicas da produção em quadrinhos, com o intuito de engajar os estudantes no projeto:
- Como fazer história em quadrinhos. Fonte: Marista Assunção. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=SNCENmUccsc
Acesso em: 9-mai-2020.
Verifique se existe alguma dúvida em relação ao vídeo, para que ninguém fique sem entender a proposta. Peça que observem uma HQ ou pergunte se recordam de uma. Oriente-os a perceberem como os recursos apresentados no vídeo estão presentes.
Continue aquecendo a turma antes do desenvolvimento e provoque-a com questões estimuladoras, que a façam pensar e se projetar nas profissões pesquisadas. Nesse momento, nomeie alguns estudantes, garantindo as identidades. Exemplos:
- Se você fosse um ilustrador de HQ, abordaria quais imagens em sua produção?
- Como você chamaria a atenção do leitor com as expressões dos personagens se fosse uma letrista?
- Se você fosse um autor, qual tema abordaria para atrair a leitura das pessoas?
- Se você fosse um produtor, tentaria uma parceria com a gráfica do bairro para nos apoiar?
- Se você fosse uma curadora, daria oportunidade para artistas locais na produção da HQ?
Essa projeção das funções profissionais destaca a competência do trabalho e projeto de vida. Estimule-os a continuarem esse movimento, refletindo sobre qual profissão gostariam de exercer dentro de editora de HQs e o porquê. Incentive que todos compartilhem as conclusões com o restante da turma. Aproveite para trabalhar a conscientização da turma ao entender o que é preciso para exercer tais funções, como responsabilidade e colaboração, por exemplo. Desse modo, o alinhamento empreendedor será fortalecido.
Introdução
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: a dinâmica desse momento tem o objetivo de iniciar o planejamento em cada time. Para iniciar um processo dinâmico, explique que os times serão formados por 6 ou 7 estudantes em pequenas ilhas de mesas e cadeiras em volta, de modo que todos se olhem. Explique que será necessário que cada time escolha um líder, que será responsável pelo registro das ideias de todos. Informe que a comunicação e empatia serão exigidas. Informe que, antes de qualquer planejamento mais objetivo, eles farão uma dinâmica chamada tempestade de ideias. Pergunte: mas o que é uma tempestade de ideias? Explique que são ideias sugeridas pelos estudantes que precisam ser valorizadas por todos os integrantes do time. Diga que, para isso acontecer com organização e respeito aos colegas, é importante esclarecer alguns pontos. Defina as regras e apoie a turma nas dificuldades:
Regras:
1. Todas as ideias serão ouvidas e valorizadas;
2. Não é necessário pensar ou problematizar muito antes de dizer as ideias. É importante dizê-las logo que venham à mente;
3. Evitem criticar o outro. Esse é um momento em que todas as ideias podem ajudar;
4. Ajudem os colegas com dificuldades;
5. As ideias simples e também as “mirabolantes” são importantes;
6. Não percam o foco, mantenham a concentração;
7. Cuidem do tempo de registro (20 minutos).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: após a tempestade de ideias, essa etapa tem como objetivo desenvolver o planejamento da HQ de maneira mais objetiva. Explique que essa será uma etapa que vai exigir um gerenciamento de ideias, tomada de decisão em prol do projeto, persistência, empatia e gestão do tempo. Para iniciar o processo, explique que os times deverão ser os mesmos da etapa anterior e com a mesma organização no ambiente. Durante a conversa dirigida pela atividade impressa (planejamento), o contato visual fortalecerá a integração dos grupos. O exercício da fala e escuta permitirá a expressão de todos, aumentando a qualidade comunicativa. A empatia deixará o grupo com um olhar mais sensível. Conscientize-os do compromisso com o projeto. Uma sugestão é que esse trabalho seja um instrumento avaliativo integrando Língua Portuguesa e Arte. Lance o desafio que está no slide acima (inclua a data que julgar melhor, de acordo com o planejamento da sequência).
Siga as etapas:
- Faça uma leitura compartilhada com a turma, explicando as regras e os detalhes do planejamento. Motive-os e mantenha a atenção de todos. Este material também pode ser impresso, caso prefira.
Orientações para a produção do projeto editorial. É importante:
1. Aceitar o desafio, ter compromisso em colaborar com o trabalho em time, pesquisar, ajudar os colegas com dificuldades e pedir ajuda se necessário;
2. Ser coerente com a proposta, buscando clareza para os textos e imagens;
3. Desenvolver a linguagem visual de maneira a atingir os objetivos do time. Para isso, pode ser preciso criar e recriar desenhos, elaborar cenários, planejar diferentes enquadramentos de acordo com cada cena, criar personagens com características próprias e complexas, pensar em estratégias que tornem a história mais interessante visualmente etc.;
4. Utilizar as informações dos registros e pesquisas na construção do projeto.
- Distribua aos times a folha de planejamento impressa previamente. Explique que o líder de cada time registrará nessa folha as sugestões e decisões comuns do grupo, com o máximo de detalhes possível, além das funções de cada um. Lembre-os de que é necessário que todos tenham a consciência das responsabilidades e estejam engajados no projeto. Lembre-os de que a tempestade de ideias é a principal fonte que têm para tomar decisões e escolher quais caminhos seguirão.
- Plano 1, aula 2 - Planejamento disponível nos materiais complementares.
O planejamento é um roteiro sugerido para a turma se organizar, mas você pode simplificar/adaptar de acordo com a sua realidade (sugestão de 25 minutos para o preenchimento).
Durante as conversas dos times, circule pela sala, monitorando a atividade, certificando que os estudantes estão no centro da aprendizagem como protagonistas das ações e escolhas. Perceba se todos os jovens estão participando e expondo opiniões com liberdade.
Lembre os estudantes de que é muito importante planejar não somente o roteiro e o enredo da história, mas também, os aspectos artísticos. Para isso, incentive-os a pensarem em tópicos, como:
- Qual será a paleta de cores utilizada?
- Os desenhos apresentarão muitos ou poucos detalhes?
- Os quadrinhos serão grandes ou pequenos?
- Como será o cenário de cada cena da história?
- Quais serão as características físicas de cada personagem?
- Quais serão os recursos utilizados para chamar a atenção do leitor?
- Haverá onomatopeias?
- Os desenhos ficarão somente dentro dos quadrinhos ou eventualmente poderão extrapolar a linha delimitadora?
- Quais serão os recursos utilizados para dar a sensação de movimento?
- O time possui alguma HQ que goste como referência visual? Qual?
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: solicite que cada líder faça um breve resumo do que foi discutido/registrado no planejamento. Pergunte se todos os combinados e as regras foram cumpridos, de acordo com o slide. Oriente-os a responderem utilizando porcentagem, como 25%, 50%, 75% ou 100%. Essa porcentagem é um medidor da organização e mostrará o que a turma avançou em termos de escolhas, gerenciamento de ideias e ação. Faça comentários sobre o que observou no planejamento e execução, se os times estavam integrados, focados e comunicativos. É um momento significativo para dar uma breve devolutiva.
Verifique se conseguiram finalizar a tarefa no tempo determinado e se algum time precisa de mais tempo. Apoie os estudantes com dificuldades. Caso precisem de mais tempo, veja se é possível desmembrar as aulas deste plano ou se os estudantes podem terminar o planejamento em um horário extraclasse.
Caso julgue importante seguir o plano com as 2 aulas, administre o tempo e os times que precisam finalizar/ajustar algo. Se achar necessário mudar de espaço, indique um lugar adequado para a criação coletiva. Veja no próximo slide.
Tarefa extraclasse: peça que cada aluno retome o planejamento em casa e proponha as mudanças, melhorias e complementações que achar necessários. Essa é uma maneira importante de engajar todos os estudantes na elaboração do projeto, dando um tempo maior para que possam refletir, mudar de opinião e propor novas soluções que o time não havia pensado coletivamente.
Para que esse plano de aula seja realizado fora da escola, solicite que um adulto leia as orientações dos planos 1, 2 e 3 junto ao estudante. Solicite que os dois ou mais integrantes da família investiguem o universo de uma editora (podem participar pessoas da mesma casa ou integrantes que possam interagir virtualmente). Procurando sempre a segurança de ficar em casa, peça que eles leiam a sequência didática e assistam ao vídeo a seguir:
- Como fazer história em quadrinhos. Fonte: Marista Assunção. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=SNCENmUccsc Acesso em: 7-abr-2020.
Explique que:
- O time pode assistir outros vídeos indicados nos materiais complementares.
- Diga para realizarem o planejamento, registrando as ideias conforme o link a seguir:
- Plano 1, aula 2- Planejamento disponível nos materiais complementares.
Diga que o time pode concluir e registrar o planejamento na criação coletiva ou avançar para a execução do planejamento criando as histórias em quadrinhos. Sugira as duas possibilidades, pois cada um poderá adequá-la à própria realidade. Ao final, oriente o time a realizar a avaliação do slide 5 (plano 2). Sugira que enviem para o seu e-mail ou para outra ferramenta de comunicação de sua preferência. Faça combinados de maneira objetiva e motivadora, envolvendo as famílias nas atividades.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Carla Cabrero
Mentor: Samuel Andrade
Especialista de área: Beatriz Calil
Habilidade da BNCC:
(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.
(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Objetivos específicos:
Conhecer as profissões envolvidas na produção de uma HQ e planejar coletivamente histórias em quadrinhos (HQs).
Componentes:
Arte
Materiais Necessários:
Projetor, televisão ou quadro para a apresentação dos objetivos, de acordo com a realidade da escola; cadernos dos estudantes, papéis em branco para a criação, pequenas estações de mesas e cadeiras, papel orientador da tarefa em times e apresentação do percurso da aula desenvolvido pelo professor, impresso ou digital.
- Plano 1, aula 1- Planejamento disponível nos materiais complementares.