15094
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Letra cursiva

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre reconhecimento de letra cursiva

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regivane Dos Santos Brito

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer a grafia de letras cursivas.

Materiais necessários: Pen drive, notebook, data show, caneta piloto, envelopes, fichas de palavras escritas com diferentes grafias, atividade impressa, cartaz com o alfabeto com diferentes grafias, tabela individual com o alfabeto com diferentes tipos de letras.

Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabetizados poderão apresentar dificuldade para reconhecer as letras escritas de forma cursiva porque, de modo geral, eles já estão habituados com a letra de imprensa, especialmente as maiúsculas.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Carmen Siilvia; PANACHÃO, Déborah, e KUTNIKAS, Sarina kutnikas. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo, Ática.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos.Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. p. 69 - 83.

LEITE, T. M.;MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24,2011.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou registre no quadro o tema desta aula e explique aos alunos que eles irão analisar palavras com diferentes tipos de letras. Ressalte que o foco desta aula é o reconhecimento das letras cursivas e a observação do traçado das mesmas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula levantando os conhecimentos dos alunos sobre os diferentes tipos de letras.
  • Questione:
  • Quais os tipos de letras que vocês conhecem? Espera-se que os alunos respondam que conhecem a letra de imprensa e a letra cursiva. Caso eles não deem essa resposta, explique que existem diferentes tipos de letras, dentre elas, a letra de imprensa e a letra cursiva.
  • Onde podemos encontrar textos com a letra de imprensa? Espera-se que os alunos respondam que é possível encontrar textos com esse tipo de letra em revistas, jornais, livros, teclados, rótulos, gibis, etc... Caso eles não consigam citar esses exemplos, você pode citá-los.
  • E onde podemos encontrar textos com a letra cursiva? Espera-se que os alunos respondam que é possível encontrar textos com esse tipo de letra em bilhetes, cartas, etc... Caso eles não consigam citar esses exemplos, cite para eles.
  • Projete ou registre no quadro algumas palavras com diferentes grafias (letra de imprensa maiúscula e minúscula e letra cursiva).
  • Escolha palavras pertencentes ao mesmo campo semântico (frutas, material escolar, animais, brinquedos, brincadeiras, profissões, etc..).
  • Solicite que os alunos leiam as palavras. Espera-se que os alunos alfabetizados consigam ler todas as palavras independente da grafia utilizada, já os recém-alfabetizados ou com hipótese silábico-alfabético podem apresentar dificuldade para ler as palavras com letra cursiva. Nessa situação, o professor pode pedir que os alunos consultem um cartaz ou uma tabela individual com o alfabeto com os diferentes tipos de letras.
  • Pergunte aos alunos:
  • Vocês perceberam que as palavras foram escritas com diferentes tipos de letras? Espera-se que os alunos respondam que as palavras foram escritas com a letra de imprensa e com a letra cursiva. Caso os alunos não deem essa resposta, faça essa observação.
  • Quais são as características dessas letras? Espera-se que os alunos respondam que as letras de imprensa são escritas de forma separada, enquanto que as letras cursivas são ligadas umas às outras na palavra. Caso os alunos não deem essa resposta, faça essa observação e ressalte que, pelo fato de as letras cursivas aparecerem ligadas umas às outras na palavra, a escrita fica mais ágil quando se tem prática, pois não se tira o lápis do papel ao escrever cada palavra.
  • Aponte para cada palavra do quadro e fale qual tipo de letra foi utilizada, por exemplo, a palavra “PROFESSORA” está escrita com a letra de imprensa maiúscula, a palavra “médico” está escrita com letra de imprensa minúscula, “pintor” escrita com a letra cursiva.
  • Organize a turma em pequenos grupos com quatro alunos cada. Os grupos devem ser heterogêneos, de modo que os alunos com diferentes hipóteses sobre o sistema de escrita possam debater e compartilhar saberes.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar um modelo de cartaz com o alfabeto escrito com diferentes grafias. Clique aqui para acessar uma sugestão de tabela individual com o alfabeto com diferentes tipos de letras.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Entregue para cada grupo, um envelope com palavras escritas com diferentes grafias (letra de imprensa maiúscula e minúscula e letra cursiva).
  • Escolha palavras pertencentes ao mesmo campo semântico (frutas, material escolar, animais, brinquedos, brincadeiras, profissões, etc.).
  • Entregue, também, uma atividade impressa para cada aluno, solicitando que relacionem uma mesma palavra escrita com letra cursiva e letra de imprensa. Nessa atividade, os alunos devem procurar no envelope uma mesma palavra escrita de forma diferente e colá-las no local correspondente, de modo que comecem a reconhecer as palavras com letras cursivas.
  • Chame a atenção dos alunos para o traçado das letras cursivas, explicando que uma letra é ligada às demais na palavra.
  • Circule pela sala, observando as discussões nos grupos e faça intervenções como, por exemplo, solicitar que os alunos observem o alfabeto exposto na sala e identifiquem uma letra cursiva que estejam com dúvida, o ideal é que o alfabeto exposto tenha diferentes tipos de letras (imprensa maiúscula e minúscula e cursiva) ou explique que as letras cursivas são escritas “juntinhas”, uma letra é ligada a outra na palavra sem tirar o lápis do papel.
  • Observe o desempenho dos alunos durante a atividade e faça anotações que possam lhe ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança, descobrir quais os agrupamentos que trabalharam bem em parceria e quais agrupamentos precisarão ser reorganizados em outras aulas/atividades.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar uma sugestão de fichas de palavras com a letra de imprensa e aqui para acessar as mesmas palavras com a letra cursiva. Clique aqui para acessar uma sugestão de atividade impressa.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize o quadro em duas colunas (uma para as palavras com letras de imprensa e outra para as palavras com letras cursivas).
  • Convide alguns alunos para socializarem as palavras escritas na atividade. É interessante convidar alunos de diferentes grupos e no máximo quatro alunos. Esses alunos devem escrever, no quadro, as palavras que encontraram no envelope, escritas com letra cursiva e com letra de imprensa, ou seja, uma mesma palavra escrita de diferentes formas, para que os alunos possam ter mais uma oportunidade de reconhecer as diferentes grafias. Suponhamos que a caixa tenha 12 palavras, sendo que cada uma delas está escrita nas formas imprensa e cursiva, em fichas separadas, ou seja, serão 24 fichas. Se você convidar quatro alunos, cada um poderá escrever três palavras, nas formas imprensa e cursiva, nas respectivas colunas.
  • Analise junto com a turma se os alunos escreveram as palavras com o tipo de letra solicitada e nas colunas correspondentes.
  • Chame a atenção dos alunos para a grafia das letras cursivas, destacando o traçado de forma contínua, sem tirar o lápis do papel e ressalte a diferença entre os dois tipos de letra (na imprensa, as letras aparecem separadas na palavra e, na cursiva, as letras aparecem ligadas umas às outras na palavra).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer a grafia de letras cursivas.

Materiais necessários: Pen drive, notebook, data show, caneta piloto, envelopes, fichas de palavras escritas com diferentes grafias, atividade impressa, cartaz com o alfabeto com diferentes grafias, tabela individual com o alfabeto com diferentes tipos de letras.

Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabetizados poderão apresentar dificuldade para reconhecer as letras escritas de forma cursiva porque, de modo geral, eles já estão habituados com a letra de imprensa, especialmente as maiúsculas.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Carmen Siilvia; PANACHÃO, Déborah, e KUTNIKAS, Sarina kutnikas. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo, Ática.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos.Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. p. 69 - 83.

LEITE, T. M.;MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24,2011.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou registre no quadro o tema desta aula e explique aos alunos que eles irão analisar palavras com diferentes tipos de letras. Ressalte que o foco desta aula é o reconhecimento das letras cursivas e a observação do traçado das mesmas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula levantando os conhecimentos dos alunos sobre os diferentes tipos de letras.
  • Questione:
  • Quais os tipos de letras que vocês conhecem? Espera-se que os alunos respondam que conhecem a letra de imprensa e a letra cursiva. Caso eles não deem essa resposta, explique que existem diferentes tipos de letras, dentre elas, a letra de imprensa e a letra cursiva.
  • Onde podemos encontrar textos com a letra de imprensa? Espera-se que os alunos respondam que é possível encontrar textos com esse tipo de letra em revistas, jornais, livros, teclados, rótulos, gibis, etc... Caso eles não consigam citar esses exemplos, você pode citá-los.
  • E onde podemos encontrar textos com a letra cursiva? Espera-se que os alunos respondam que é possível encontrar textos com esse tipo de letra em bilhetes, cartas, etc... Caso eles não consigam citar esses exemplos, cite para eles.
  • Projete ou registre no quadro algumas palavras com diferentes grafias (letra de imprensa maiúscula e minúscula e letra cursiva).
  • Escolha palavras pertencentes ao mesmo campo semântico (frutas, material escolar, animais, brinquedos, brincadeiras, profissões, etc..).
  • Solicite que os alunos leiam as palavras. Espera-se que os alunos alfabetizados consigam ler todas as palavras independente da grafia utilizada, já os recém-alfabetizados ou com hipótese silábico-alfabético podem apresentar dificuldade para ler as palavras com letra cursiva. Nessa situação, o professor pode pedir que os alunos consultem um cartaz ou uma tabela individual com o alfabeto com os diferentes tipos de letras.
  • Pergunte aos alunos:
  • Vocês perceberam que as palavras foram escritas com diferentes tipos de letras? Espera-se que os alunos respondam que as palavras foram escritas com a letra de imprensa e com a letra cursiva. Caso os alunos não deem essa resposta, faça essa observação.
  • Quais são as características dessas letras? Espera-se que os alunos respondam que as letras de imprensa são escritas de forma separada, enquanto que as letras cursivas são ligadas umas às outras na palavra. Caso os alunos não deem essa resposta, faça essa observação e ressalte que, pelo fato de as letras cursivas aparecerem ligadas umas às outras na palavra, a escrita fica mais ágil quando se tem prática, pois não se tira o lápis do papel ao escrever cada palavra.
  • Aponte para cada palavra do quadro e fale qual tipo de letra foi utilizada, por exemplo, a palavra “PROFESSORA” está escrita com a letra de imprensa maiúscula, a palavra “médico” está escrita com letra de imprensa minúscula, “pintor” escrita com a letra cursiva.
  • Organize a turma em pequenos grupos com quatro alunos cada. Os grupos devem ser heterogêneos, de modo que os alunos com diferentes hipóteses sobre o sistema de escrita possam debater e compartilhar saberes.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar um modelo de cartaz com o alfabeto escrito com diferentes grafias. Clique aqui para acessar uma sugestão de tabela individual com o alfabeto com diferentes tipos de letras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Entregue para cada grupo, um envelope com palavras escritas com diferentes grafias (letra de imprensa maiúscula e minúscula e letra cursiva).
  • Escolha palavras pertencentes ao mesmo campo semântico (frutas, material escolar, animais, brinquedos, brincadeiras, profissões, etc.).
  • Entregue, também, uma atividade impressa para cada aluno, solicitando que relacionem uma mesma palavra escrita com letra cursiva e letra de imprensa. Nessa atividade, os alunos devem procurar no envelope uma mesma palavra escrita de forma diferente e colá-las no local correspondente, de modo que comecem a reconhecer as palavras com letras cursivas.
  • Chame a atenção dos alunos para o traçado das letras cursivas, explicando que uma letra é ligada às demais na palavra.
  • Circule pela sala, observando as discussões nos grupos e faça intervenções como, por exemplo, solicitar que os alunos observem o alfabeto exposto na sala e identifiquem uma letra cursiva que estejam com dúvida, o ideal é que o alfabeto exposto tenha diferentes tipos de letras (imprensa maiúscula e minúscula e cursiva) ou explique que as letras cursivas são escritas “juntinhas”, uma letra é ligada a outra na palavra sem tirar o lápis do papel.
  • Observe o desempenho dos alunos durante a atividade e faça anotações que possam lhe ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança, descobrir quais os agrupamentos que trabalharam bem em parceria e quais agrupamentos precisarão ser reorganizados em outras aulas/atividades.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar uma sugestão de fichas de palavras com a letra de imprensa e aqui para acessar as mesmas palavras com a letra cursiva. Clique aqui para acessar uma sugestão de atividade impressa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize o quadro em duas colunas (uma para as palavras com letras de imprensa e outra para as palavras com letras cursivas).
  • Convide alguns alunos para socializarem as palavras escritas na atividade. É interessante convidar alunos de diferentes grupos e no máximo quatro alunos. Esses alunos devem escrever, no quadro, as palavras que encontraram no envelope, escritas com letra cursiva e com letra de imprensa, ou seja, uma mesma palavra escrita de diferentes formas, para que os alunos possam ter mais uma oportunidade de reconhecer as diferentes grafias. Suponhamos que a caixa tenha 12 palavras, sendo que cada uma delas está escrita nas formas imprensa e cursiva, em fichas separadas, ou seja, serão 24 fichas. Se você convidar quatro alunos, cada um poderá escrever três palavras, nas formas imprensa e cursiva, nas respectivas colunas.
  • Analise junto com a turma se os alunos escreveram as palavras com o tipo de letra solicitada e nas colunas correspondentes.
  • Chame a atenção dos alunos para a grafia das letras cursivas, destacando o traçado de forma contínua, sem tirar o lápis do papel e ressalte a diferença entre os dois tipos de letra (na imprensa, as letras aparecem separadas na palavra e, na cursiva, as letras aparecem ligadas umas às outras na palavra).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano :

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano