Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Regivane Brito
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Letra cursiva
Finalidade da aula: Reconhecer a grafia de letras cursivas.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP07
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer a grafia de letras cursivas.
Materiais necessários: Pen drive, notebook, data show, caneta piloto, envelopes, fichas de palavras escritas com diferentes grafias, atividade impressa, cartaz com o alfabeto com diferentes grafias, tabela individual com o alfabeto com diferentes tipos de letras.
Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabetizados poderão apresentar dificuldade para reconhecer as letras escritas de forma cursiva porque, de modo geral, eles já estão habituados com a letra de imprensa, especialmente as maiúsculas.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Carmen Siilvia; PANACHÃO, Déborah, e KUTNIKAS, Sarina kutnikas. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo, Ática.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos.Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. p. 69 - 83.
LEITE, T. M.;MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24,2011.