Plano de Aula

Plano de aula: Palavras escritas com letra cursiva

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Entre curvas, nós e laçadas

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever palavras com letra cursiva.

Materiais necessários: Data show, pen drive, notebook, pilotos com cores diferentes, cartaz com o movimento mandão, parlenda impressa, cantiga impressa, lápis, borracha, um banco de palavras impresso, som portátil, alfabeto cursivo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade para traçar as letras cursivas sem tirar o lápis do papel até o final da palavra, ou para realizar os traçados orientados pelo espaço da linha (abaixo, sob e acima da linha), ou ainda, podem demorar um tempo maior para registrar as palavras com esse tipo de letra por não estarem acostumados com essa prática.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, C. S.; PANACHÃO, D. e KUTNIKAS, S. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo: Ática, 2004.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos. Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. pp. 69-83.
LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24, 2011.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou registre no quadro o tema desta aula e explique aos alunos que eles irão escrever algumas palavras utilizando a letra cursiva. Ressalte que esse tipo de letra é muito utilizado no dia-a-dia e que as letras são ligadas umas às outras na palavra.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA