Atividade ou texto para impressão - Modelo de cartaz
Modelo de cartaz
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Entre curvas, nós e laçadas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever palavras com letra cursiva.
Materiais necessários: Data show, pen drive, notebook, pilotos com cores diferentes, cartaz com o movimento mandão, parlenda impressa, cantiga impressa, lápis, borracha, um banco de palavras impresso, som portátil, alfabeto cursivo.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade para traçar as letras cursivas sem tirar o lápis do papel até o final da palavra, ou para realizar os traçados orientados pelo espaço da linha (abaixo, sob e acima da linha), ou ainda, podem demorar um tempo maior para registrar as palavras com esse tipo de letra por não estarem acostumados com essa prática.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, C. S.; PANACHÃO, D. e KUTNIKAS, S. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo: Ática, 2004.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos. Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. pp. 69-83.
LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24, 2011.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou registre no quadro o tema desta aula e explique aos alunos que eles irão escrever algumas palavras utilizando a letra cursiva. Ressalte que esse tipo de letra é muito utilizado no dia-a-dia e que as letras são ligadas umas às outras na palavra.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Clique aqui para acessar um modelo de cartaz com o movimento mandão.
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Clique aqui para acessar a parlenda lacunada para impressão. Clique aqui para acessar a parlenda completa.
Orientações:
Materiais complementares: Clique aqui para acessar a cantiga lacunada para impressão. Clique aqui para acessar a cantiga completa. Clique aqui para acessar o banco de palavras com a letra cursiva. Clique aqui para acessar a cantiga em áudio. Clique aqui para acessar um modelo de alfabeto cursivo.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Orientações:
Atividade ou texto para impressão - Modelo de cartaz
Modelo de cartaz
Atividade para impressão - Parlenda lacunada
Parlenda lacunada
Resolução da atividade - Parlenda completa
Parlenda completa
Atividade ou texto para impressão - Cantiga
Cantiga
Resolução da atividade - Cantiga
Cantiga
Atividade ou texto para impressão - Banco de palavras
Banco de palavras
Atividade ou texto para impressão - Alfabeto cursivo
Alfabeto cursivo
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Este é o segundo de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de escrever palavras com letra cursiva.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
* Vídeo sugerido para este plano adaptado: Como escrever letra cursiva, disponível aqui.
Introdução
Inicie a aula explicando por áudio, pelo WhatsApp, que eles irão escrever algumas palavras utilizando a letra cursiva. Ressalte que esse tipo de letra é muito utilizado no dia a dia e que as letras são ligadas umas às outras na palavra. Para escrevê-las, eles precisam assistir com muita atenção ao vídeo sobre as bases da letra cursiva, também conhecidas como “movimento mandão”, disponível aqui.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e dialogue sobre o que acharam do vídeo, se compreenderam e o que restou de dúvida sobre o traçado. Questione-os: alguém sabe como se escreve usando a letra cursiva? Espera-se que os alunos respondam que, para escrever palavras com esse tipo de letra, não é preciso tirar o lápis do papel, pois as letras são ligadas umas às outras na palavra. Converse sobre isso e pergunte se eles conhecem a parlenda “Suco gelado, cabelo arrepiado, qual é a letra do seu namorado”. Compartilhe sua tela, utilize o Google Jamboard ou o Google Apresentações para mostrar a parlenda com letra manuscrita e cante junto com eles. Apresente a ligação ou ponto de emenda entre as letras de cada palavra da primeira parte da parlenda, destacando o traçado das letras e demonstrando como grafar uma palavra com a letra cursiva. Pergunte se eles conhecem a cantiga “Pombinha Branca”. Se a resposta for negativa, cante-a para eles e explique que o desafio será completar algumas lacunas da cantiga praticando a escrita cursiva. Explique que será encaminhado um banco de palavras com letra cursiva, a fim de que consultem o traçado desse tipo de letra. Envie por WhatsApp, e-mail ou impressas, para serem retiradas na escola, as seguintes atividades: cantiga lacunada para impressão (disponível aqui) e banco de palavras com letra cursiva (disponível aqui). A cantiga em áudio está disponível aqui; o modelo de alfabeto cursivo está disponível aqui.
Fechamento
Encaminhe, pelo WhatsApp, o áudio da cantiga (disponível aqui) para que escutem quantas vezes forem necessárias para a realização da atividade. Coloque-se à disposição dos alunos para conversar em particular, por áudio ou videochamada, caso tenham dúvidas no traçado da letra manuscrita. Chame a atenção para o traçado das letras nas palavras e explique que, para escrever uma palavra com letra cursiva, não é preciso tirar o lápis do papel, pois as letras são ligadas umas às outras na palavra, o que torna a escrita com esse tipo de letra mais rápida quando se tem prática. Peça que observem também as letras que possuem o mesmo “movimento mandão” ou de base.
Convite às famílias
Proporcione um ambiente favorável para a realização das atividades propostas, incentive e auxilie a criança quando necessário. Em aulas remotas, essas ações favorecem o aprendizado e estabelecem uma relação de confiança mútua.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever palavras com letra cursiva.
Materiais necessários: Data show, pen drive, notebook, pilotos com cores diferentes, cartaz com o movimento mandão, parlenda impressa, cantiga impressa, lápis, borracha, um banco de palavras impresso, som portátil, alfabeto cursivo.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade para traçar as letras cursivas sem tirar o lápis do papel até o final da palavra, ou para realizar os traçados orientados pelo espaço da linha (abaixo, sob e acima da linha), ou ainda, podem demorar um tempo maior para registrar as palavras com esse tipo de letra por não estarem acostumados com essa prática.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, C. S.; PANACHÃO, D. e KUTNIKAS, S. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo: Ática, 2004.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos. Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. pp. 69-83.
LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24, 2011.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: