Plano de aula: Palavras escritas com letra cursiva

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Entre curvas, nós e laçadas

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever palavras com letra cursiva.

Materiais necessários: Data show, pen drive, notebook, pilotos com cores diferentes, cartaz com o movimento mandão, parlenda impressa, cantiga impressa, lápis, borracha, um banco de palavras impresso, som portátil, alfabeto cursivo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade para traçar as letras cursivas sem tirar o lápis do papel até o final da palavra, ou para realizar os traçados orientados pelo espaço da linha (abaixo, sob e acima da linha), ou ainda, podem demorar um tempo maior para registrar as palavras com esse tipo de letra por não estarem acostumados com essa prática.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, C. S.; PANACHÃO, D. e KUTNIKAS, S. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo: Ática, 2004.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos. Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. pp. 69-83.
LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24, 2011.

Tema da aula

Orientações: Projete ou registre no quadro o tema desta aula e explique aos alunos que eles irão escrever algumas palavras utilizando a letra cursiva. Ressalte que esse tipo de letra é muito utilizado no dia-a-dia e que as letras são ligadas umas às outras na palavra.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA