Plano de aula: Grafia de pequenos textos com a letra cursiva.

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Entre curvas, nós e laçadas

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é grafar pequenos textos com a letra cursiva.

Materiais necessários: Pen drive, notebook, datashow, caneta piloto, cartaz com o movimento mandão, papel cartão, papel com pauta, lápis, borracha, mensagem escrita em cartão impresso, cola, alfabeto cursivo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade para traçarem as letras cursivas sem tirar o lápis do papel até o final da palavra ou para realizarem os traçados orientados pelo espaço da linha (abaixo, sob e acima da linha), ou ainda, podem demorar um tempo maior para registrar as palavras com esse tipo de letra por não estarem acostumados com essa prática.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Carmen Silvia; PANACHÃO, Déborah, e KUTNIKAS, Sarina kutnikas. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo, Ática.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G.. Letramento e alfabetização:pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos.Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. p. 69 - 83.

LEITE, T. M.;MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24,2011.

Tema da aula

Orientações: Registre no quadro ou projete o tema desta aula e apresente-o para os alunos. Diga que, nesta aula, eles irão relembrar as características da letra cursiva e irão escrever um pequeno texto, utilizando esse tipo de letra.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA