Atividade para impressão - Dinâmica de introdução
Plano de Aula
Plano de aula: Jogo da Memória com sinônimos e antônimos
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Semelhantes e contrários
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as relações de sinonímia e antonímia (focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-).
Materiais necessários: Pote, quadro, giz/pincel, relógio/celular para você cronometrar o tempo da dinâmica de introdução.
Atividade (a mesma para todos os grupos)
Resolução da atividade (grupo 1)
Resolução da atividade (grupo 2)
Resolução da atividade (grupo 3)
Resolução da atividade (grupo 4)
Resolução da atividade (grupo 5)
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de agrupar as palavras, tomando sinônimos e antônimos como membros de um mesmo grupo, por exemplo.
Referências sobre o assunto:
Dicionário Moderno de Sinônimos e Antônimos. Porto: Porto Editora, 2013.
“Sinônimos e antônimos”, Norma Culta, disponível em: https://www.normaculta.com.br/sinonimos-e-antonimos/. Acesso em 07 de outubro de 2018.
TUCCI, William. A rebelião dos Sinônimos e Antônimos. São Paulo: Scipione, 2004.
Tema da aula
Tempo sugerido: 01 minuto.
Orientações:
1. Projete ou leia o tema da aula para a turma.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA