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Plano de aula - Separando sílabas

POR: Claudia Novais Lima 25/11/2018
Código: LPO1_08ATS02

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre construção do sistema alfabético

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Materiais necessários: Papel metro, cartolina, caneta hidrográfica colorida, fita adesiva, atividades impressas.

Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem confundir a quantidade de letras com a de sílabas de uma palavra, pois os alunos das hipóteses SSV e SCV ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SSV, por exemplo, para a palavra CAFÉ escrever CF, pois ainda não percebe que para formar a sílaba CA é necessário a consoante (C) + a vogal (A), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra. Portanto, é importante refletir sobre a quantidade de sílabas e de letras, mostrando que, via de regra, temos mais letras do que sílabas nas palavras. Para as crianças que compreendem os princípios básicos da escrita, mas ainda escrevem palavras com duas letras, é interessante fazer comparação de palavras com igual número de sílabas, mas com diferente número de letras.

Referências sobre o assunto:

Descobrindo a gramática: nova proposta. Gilio Giacomozzi, Gildete Valério, Geonice Valério. FTD, 2006.

https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono5.php Acesso em 27 de setembro de 2018.

Letramento e alfabetização: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=5707-escola-ativa-alfabetizacao1educador&Itemid=30192 Acesso em 26 de setembro de 2018.

Morais, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

Brandão, Seal, A. C. P. A; Ferreira, A. T. B.; Albuquerque, E. B. C. de; Leal, T. F. (orgs.). Jogos de alfabetização. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.

https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 05 de setembro de 2018.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para as crianças. Diga que iremos separar palavras em sílabas, comparar a quantidade de sílabas e identificar sílabas iniciais, mediais e finais em diferentes palavras.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • A finalidade desta aula é segmentar palavras em sílabas, comparando a quantidade de sílabas e identificando sílabas iniciais, mediais e finais de diferentes palavras.
  • Coloque no quadro o cartaz da parlenda: A-do-le-tá. Clique aqui para acessar um modelo de cartaz.
  • Faça a leitura de ajuste da parlenda acompanhando o texto escrito, apontando e fazendo o ajuste do falado com o escrito, para que as crianças percebam a demarcação da pronúncia das sílabas e das palavras durante a leitura.
  • Pergunte:
  • Quem conhece essa parlenda?
  • Em quais situações a cantamos?
  • Vamos brincar com esta parlenda?
  • Quem sabe como é a brincadeira?
  • Organize a turma em círculo, de pé, ou sentados no chão.
  • Explique como acontece a brincadeira:
  • As crianças devem ficar no círculo com as palmas das mãos viradas para cima, de modo que a mão direita de um fique sobre a mão direita do(a) colega que estiver à esquerda.
  • Assim que a criança tiver sua mão tocada, deve bater na palma da mão do(a) colega seguinte e assim por diante.
  • A cada batida na mão segue a silabação da parlenda.
  • Quando a música termina a última criança a ser tocada é eliminada.
  • A brincadeira recomeça até que fique apenas um participante.

Professor, participe da brincadeira junto com as crianças para que elas se sintam seguras para brincar. Se você tiver dúvida acerca da brincadeira, clique aqui e assista a um vídeo da brincadeira antes da aula.

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Professor, peça para as crianças voltarem para os seus lugares.
  • Pergunte:
  • Gostaram da brincadeira?
  • O que acontece com as palavras quando cantamos a parlenda batendo na mão do colega para ver quem sai da brincadeira?
  • Lembre para as crianças a atividade feita na aula passada, retome o aprendizado sobre sílaba: Som que sai da nossa boca de uma única vez quando pronunciamos uma palavra. Exemplo: a-do-le-tá. Se desejar aprofundar mais no assunto consulte o livro de KATO; M.A; No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística. São Paulo, Ed. Ática, 1992. Ou, acesse: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 05 de setembro de 2018.
  • Convide uma criança para na frente da sala fazer a leitura de ajuste, enquanto a turma recita a parlenda.

Atenção, professor: Mesmo sem ainda dominar o sistema de escrita as crianças estão sempre antecipando o que está escrito, fazendo uso das informações sobre a escrita do próprio nome, ou, de outros que trazem de suas experiências. Nesse sentido a leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construir as relações entre o que se pronuncia e a escrita correspondente. Portanto, para realizar a leitura de ajuste proceda da seguinte forma:

  • Ao cantar, ou, recitar a parlenda com toda a turma, a criança convidada - com ajuda do(a) professor(a), se necessário - vai acompanhando o texto escrito, apontando e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto canta ou recita a parlenda.
  • Solicite à criança:
  • Mostre para mim uma palavra formada por uma única sílaba. (le, com, tu)
  • Leia esta palavra.
  • Pergunte à turma:
  • Existe na parlenda palavra de uma sílaba com mais de 3 letras? Leia para mim. (quem)
  • Quantas letras tem essa palavra?
  • Convide outra criança à frente e peça:
  • Mostre para mim uma palavra formada de 2 sílabas? (café, rabo, tatu, letra, puxa, saiu…)
  • Leia esta palavra para mim.
  • Qual o som inicial dessa palavra?
  • E o som final?

Professor, segundo LEAL (orgs.) (2009, p. 50), contar o número de sílabas e comparar o tamanho das palavras é uma atividade fundamental para as crianças em processo inicial de alfabetização, pois, assim, elas podem compreender que existe regularidade na composição das palavras e que é necessário focar atenção a cada unidade, para estabelecer as relações grafofônicas.

  • Pergunte à turma:
  • Que palavra da parlenda indica o nome de um animal? (tatu)
  • Quantas sílabas tem essa palavra?
  • Vocês saberiam me dizer o nome de outro animal que comece com o mesmo som inicial de tatu? (tamanduá)
  • Quantas sílabas tem essa palavra?
  • E com a mesma sílaba final de tatu,(TU) vocês conhecem algum animal que tem o nome iniciado com esse som? (tubarão)
  • Esse nome tem mais ou menos sílabas que tatu?
  • Convide mais uma criança para ir à frente. Solicite:
  • Mostre para mim a palavra que está faltando uma sílaba? (chocolá)
  • Leia ela para mim.
  • Qual a sílaba que está faltando? (te)
  • Quanta sílabas essa palavra tem? (quatro sílabas)
  • Pergunte para a turma:
  • Que palavra tem a mesma quantidade de sílabas da palavra chocolate? (Adoleta)
  • Qual o som inicial dessa palavra? (A)
  • Vocês conseguiriam me dizer um nome de pessoa que comece com o mesmo som inicial da palavra Adoleta? (Amanda, Alana).
  • Esse nome tem mais ou menos sílabas que a palavra adoleta?
  • Quantas a mais ou a menos?
  • Desafie a turma:
  • Mostre para mim duas palavras que apresentam sílabas iguais, ou seja, sílabas que apresentem o mesmo som: pode ser no início, meio ou final da palavra, ok?. (Adoleta, tole, letra; tu, tatu; to, choco; tole, tolá)
  • Leia essas palavras para mim.
  • Das palavras lidas, qual a maior?
  • Como descobrimos isso?
  • Peça à turma:
  • Mostrem para mim duas palavras de 2 duas sílabas, que apresentam sons diferentes. (peti-tolá; puxa-café; rabo-tatu; saiu-letra).
  • Leiam estas palavras.
  • Quais os sons iniciais dessas palavras?
  • E os sons finais?

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • No fechamento dessa aula as crianças serão convidadas a escrever o nome de alguns alimentos, organizar de acordo com a quantidade de sílabas, separando-as quando necessário. Com auxílio do professor, identificar e escrever na coluna correspondente, palavras com as mesmas sílabas iniciais, mediais e finais.

Atenção, professor, nesta atividade iremos trabalhar com agrupamentos produtivos, porque as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

  • Organize a turma em duplas segundo o nível de escrita de cada criança. Por exemplo: Crianças com escrita silábica sem valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional. Crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábico alfabética.
  • Explique às crianças que elas irão identificar a quantidade de sílabas de algumas palavras, escrevendo-as no espaço adequado e dividindo suas sílabas.
  • Distribua a atividade impressa para cada criança da dupla. Clique aqui para acessar a atividade para imprimir.
  • Chame atenção das crianças para a necessidade de separar os “pedaços” das palavras de acordo com o som que sai de uma vez da nossa boca quando pronunciamos a palavra.
  • Nas duplas com mais dificuldade, faça as seguintes intervenções:
  • Mostre para mim uma palavra de apenas uma sílaba. (sal)
  • Como você sabe?
  • Vamos ler essa palavra?
  • Tem outra palavra de uma sílaba? (pão)
  • Qual? Mostre para mim.
  • Leia para mim.
  • Escreva as palavras encontradas nos espaços indicados. (sal ; pão)
  • Mostre uma palavra de duas sílabas? (café)
  • Leia para mim.
  • Qual a sílaba inicial dessa palavra? (ca)
  • Qual a sílaba final? (fé)
  • Tem outra palavra de duas sílabas? (frutas)
  • Leia para mim.
  • Qual a sílaba inicial dessa palavra? (fru)
  • E a sílaba final? (tas)
  • Quem tem mais letras café ou frutas? Quantas a mais? (frutas, 2 letras a mais)
  • Vamos escrever essa palavras nos locais indicados? (ca-fé ; fru-tas)
  • Proceda dessa forma com as outras palavras até que as crianças tenham localizado todas as palavras propostas na atividade.
  • Professor, explique para as crianças que a questão 2 da atividade será feita coletivamente.
  • Escreva no quadro as palavras trabalhadas na questão de número 1: chocolate- café - sal - gemada - frutas - pão - salgadinho - tomate.
  • Pergunte:
  • Dessas palavras, quais têm o mesmo som inicial? (sal - salgadinho)
  • Leiam essa sílaba para mim.
  • Escreva essas palavras na tabela, colocando-as na coluna correspondente.

Professor, desenhe a tabela no quadro ou projete e mostre para as crianças onde elas devem escrever as palavras identificadas.

  • Em seguida, pergunte:
  • Quais dessas palavras têm a mesma sílaba no meio? (gemada, tomate)
  • Leiam essas palavras para mim.
  • Qual a sílaba idêntica?
  • Escreva essas palavras na tabela, colocando-as na coluna correspondente.
  • Depois, pergunte:
  • Quais dessas palavras têm a mesma sílaba no final? (chocolate, tomate)
  • Leiam essas palavras para mim.
  • Qual a sílaba idêntica?
  • Escreva essas palavras na tabela, colocando-as na coluna correspondente.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Separando sílabas 

Finalidade da aula: Segmentar palavras em sílabas, comparando suas quantidades e identificando as sílabas iniciais, mediais e finais de diferentes palavras.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP06, EF01LP13

Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

 

Materiais necessários: Papel metro, cartolina, caneta hidrográfica colorida, fita adesiva, atividades impressas.

 

Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem confundir a quantidade de letras com a de sílabas de uma palavra, pois os alunos das hipóteses SSV e SCV ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SSV, por exemplo, para a palavra CAFÉ escrever CF, pois ainda não percebe que para formar a sílaba CA é necessário a consoante (C) + a vogal (A), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra. Portanto, é importante refletir sobre a quantidade de sílabas e de letras, mostrando que, via de regra, temos mais letras do que sílabas nas palavras. Para as crianças que compreendem os princípios básicos da escrita, mas ainda escrevem palavras com duas letras, é interessante fazer comparação de palavras com igual número de sílabas, mas com diferente número de letras.

 

Referências sobre o assunto:

Descobrindo a gramática: nova proposta. Gilio Giacomozzi, Gildete Valério, Geonice Valério. FTD, 2006.

https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono5.php Acesso em 27 de setembro de 2018.

Letramento e alfabetização: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=5707-escola-ativa-alfabetizacao1educador&Itemid=30192 Acesso em 26 de setembro de 2018.

Morais, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

Brandão, Seal, A. C. P. A; Ferreira, A. T. B.; Albuquerque, E. B. C. de; Leal, T. F. (orgs.). Jogos de alfabetização. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.

https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 05 de setembro de 2018.


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AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 02

Separando sílabas

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