Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, utilizaremos as características dos animais que serão observadas pelos alunos, com o objetivo de levá-los a compará-las. Para isso, os alunos identificarão características apresentadas pelos animais, estabelecendo relação entre estas e o meio em que vivem. A habilidade EF02CI04 será trabalhada, no entanto, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade e as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Para mais informações sobre o tema, consulte o material disponível no link https://goo.gl/MM2UQv
Materiais necessários para a aula: Tesoura, cola, lápis, borracha, atividades impressas (disponíveis aqui).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula, dizendo aos alunos que irão estudar sobre as características apresentadas pelos animais ao longo dos tempos, e que foram resultado do processo evolutivo que sofreram para sobreviverem em seus ambientes naturais.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a aula fazendo aos alunos as perguntas contidas no slide:
- Quantos anos você tem?
- Você mudou ao longo do tempo?
- Quais mudanças aconteceram com você, desde quando era apenas um bebê até o momento presente?
- Essas mudanças aconteceram em muito ou pouco tempo?
De acordo com as mudanças que as crianças relatarem, pergunte:
- Se não houvessem tais mudanças, o que teria acontecido?
Por exemplo: caso a criança diga que seu pé cresceu, pergunte o que poderia acontecer se seu pé continuasse do mesmo tamanho de quando ele era bebê e se ele acha que crescerá ainda mais. Escute as respostas, conduzindo os alunos a perceberem que, ao longo dos anos, mudanças estão acontecendo com seu corpo e comportamento, e que elas são necessárias para que se adaptem e sobrevivam no mundo que os cerca. Pergunte também se todos somos iguais. Peça para que comparem com o colega o tamanho dos seus pés, das mãos, a cor da pele, o tipo de cabelo. Faça-os perceber que também somos diferentes uns dos outros. Continue a leitura do slide, para que os alunos já comecem a se familiarizar com a ideia de que o planeta também encontra-se em processo de mudança, e que isso gera diferenças entre os lugares, espécies e até mesmo entre seres da mesma espécie.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mostre o slide para a turma (é possível também imprimi-lo ou escrever o texto no quadro) e leia as questões disparadoras, uma por vez, permitindo que as crianças levantem hipóteses.
Sugere-se que essas hipóteses sejam registradas no quadro, ou mesmo no caderno dos alunos, para que, ao final da aula, você possa comparar com eles o que sabiam antes e o que aprenderam após a aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 15 minutos (junto com o próximo slide)
Orientações: Organize a turma em grupos e entregue, para cada grupo, uma cópia impressa das imagens dos animais, disponíveis aqui. Explique a atividade, lendo as orientações contidas no slide. Peça para que os alunos observem as imagens atentamente. Em seguida, peça para que as recortem e as organizem na tabel em dois grupos: animais terrestres e animais aquáticos. Em seguida, os alunos devem listar as características comuns em cada grupo de animais. Por fim, devem descrever quais características diferenciam os dois grupos.
Durante o trabalho, circule entre as equipes, incentivando-as a observarem as características físicas, biológicas e comportamentais de cada animal, de maneira a estabelecerem relações com o ambiente em que vivem. Estimule-os a levantarem hipóteses sobre tais características caso não conheçam os animais, como por exemplo: “se este vive na água, ele não respira por pulmões”.
Mão na massa
Tempo sugerido: 15 minutos (em conjunto com o slide anterior).
Orientações: Continuação do slide anterior.
Mão na massa
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize os grupos para que compartilhem suas tabelas com a turma, de maneira que relatem as características listadas. É importante que todos se apresentem e discutam se as características se aplicam ou não aos grupos. Caso ache necessário, faça uma síntese das características levantadas para que a turma visualize o todo. Questione-os se, mesmo com características em comum, os animais dos grupos são iguais.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Promova um breve debate entre os alunos, utilizando as perguntas feitas no contexto e na questão disparadora. Você deve conduzir o debate de maneira que a turma compreenda as características que cada ser possui, as quais o ajuda a sobreviver nos ambientes, de maneira que consiga se alimentar, reproduzir, livrar-se dos predadores, etc. As características diferentes também se devem às diversas condições de vida a que os animais são submetidos. Alguns vivem na água e outros na terra, uns em locais frios e outros em quentes, uns se alimentam de animais e outros de grãos, etc.
Em seguida, construa, junto com a turma, um texto coletivo com as discussões e conclusões a que chegaram.
Observação: Se quiser saber mais sobre os registros e sistematizações, sugerimos a leitura das páginas 15 e 16 do livro “Explorações em Ciências na Educação Infantil”, disponível em https://goo.gl/dToRih.