Plano de aula: Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Características e desenvolvimento dos animais

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03CI04 da BNCC. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula introdutória sobre o estudo das características e desenvolvimento dos animais. Alguns dias antes da aula, você deve solicitar aos alunos que pesquisem junto aos pais/responsáveis nomes de animais que existem na região onde moram e tragam para a sala no dia da aula. Essa atividade pode ser enviada como lição de casa, com a orientação: “Faça uma lista de animais nativos da região em que vivemos.” Também é necessário que você conheça, previamente, quais animais são mais comuns na região em que vive, e algumas características adaptativas para mediar a discussão, caso apareça algum questionamento a respeito. O professor deverá solicitar que os alunos tragam a atividade no dia da aula.

Materiais necessários para a aula: Entrevistas feitas aos pais/responsáveis sobre quais animais existem na região, sulfite, cartolina, fita adesiva.

Título da aula

Orientações: Leia o tema para os alunos, acrescentando que, com esta aula, eles irão identificar os animais que existem na região em que moram. Diga-lhes que para isso eles deverão apresentar aos colegas as pesquisas que fizeram em casa e, junto com a turma, farão uma lista com os principais animais presentes na região onde moram.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA