Plano de aula: É hora de comer: como se alimentam os animais?

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Características e desenvolvimento dos animais

Sobre esta aula: esta aula visa levar a turma a refletir sobre as formas de alimentação dos animais, sob uma perspectiva evolutiva. Nela, a habilidade EF03CI04 da BNCC será trabalhada, porém, ela não será contemplada em sua totalidade. É recomendável que você solicite aos alunos, alguns dias antes, que tragam materiais recicláveis diversos para a realização da atividade. Antes de iniciar a aula, imprima os cards contendo as imagens de animais e de alimentos. Cada grupo deverá, no momento da aula, sortear um card de animal e outro de alimento. Para uma melhor compreensão do conceito de evolução e adaptação, recomenda-se que, caso seja necessário, esta aula seja executada após a aula CIE3_04VE02.

Materiais necessários para a aula: materiais recicláveis diversos (sucata), cola, tesoura, barbante, lápis de cor ou giz de cera, pincel atômico, fita adesiva, papéis diversos. Antes de iniciar a aula, exponha os materiais numa mesa ou bancada para que os alunos tenham acesso a eles durante o trabalho. Imprima os cards, que estão disponíveis nos materiais complementares.

Título da aula

Orientações: Leia o texto do slide para os alunos e comente que a aula de hoje será sobre as formas de alimentação dos animais. Fale ainda que vai você contar uma história e peça que eles prestem bastante atenção.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA