Atividade para impressão - Mão na massa - É hora de comer: como se alimentam os animais?
Plano de Aula
Plano de aula: É hora de comer: como se alimentam os animais?
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Características e desenvolvimento dos animais
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta aula visa levar a turma a refletir sobre as formas de alimentação dos animais, sob uma perspectiva evolutiva. Nela, a habilidade EF03CI04 da BNCC será trabalhada, porém, ela não será contemplada em sua totalidade. É recomendável que você solicite aos alunos, alguns dias antes, que tragam materiais recicláveis diversos para a realização da atividade. Antes de iniciar a aula, imprima os cards contendo as imagens de animais e de alimentos. Cada grupo deverá, no momento da aula, sortear um card de animal e outro de alimento. Para uma melhor compreensão do conceito de evolução e adaptação, recomenda-se que, caso seja necessário, esta aula seja executada após a aula CIE3_04VE02.
Materiais necessários para a aula: materiais recicláveis diversos (sucata), cola, tesoura, barbante, lápis de cor ou giz de cera, pincel atômico, fita adesiva, papéis diversos. Antes de iniciar a aula, exponha os materiais numa mesa ou bancada para que os alunos tenham acesso a eles durante o trabalho. Imprima os cards, que estão disponíveis nos materiais complementares.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o texto do slide para os alunos e comente que a aula de hoje será sobre as formas de alimentação dos animais. Fale ainda que vai você contar uma história e peça que eles prestem bastante atenção.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a história para os alunos, enfatizando os trechos em que ambos os animais sentem dificuldade de comer, devido ao formato dos recipientes em que os alimentos foram oferecidos. Caso seja possível, utilize recursos adicionais neste momento, como imagens, fantoches ou mesmo um livro que contenha a fábula, para atrair atenção da turma.
Referência: Alfabetização: livro do aluno, Ana Rosa Abreu ... [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v.: 128 p. n. 2. Págs. 106 e 107. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf Acesso em 23 mai. 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o slide para a turma e introduza questionamentos como: por que foi difícil a alimentação dos animais? O que poderia ser feito para resolver esse problema? Será que antigamente os animais se alimentavam como se alimentam hoje?
Se achar conveniente, complemente a informação e aproveite a fábula usada para explicar aos alunos que esta fábula é de autoria de Esopo, escritor grego que viveu entre os séculos 620 e 564 a.C. Assim como em várias outras fábulas do autor, “A Cegonha e a Raposa” mostra um comportamento antropomorfizado dos animais, com o objetivo de levar algum ensinamento moral aos seus leitores.” Explique à turma que a palavra “antropomorfizado” significa atribuir comportamento humano a objetos inanimados, elementos da natureza etc. É importante deixar claro para os alunos que esse comportamento refletido na história não corresponde ao apresentado pelos animais na natureza.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mostre o slide para a turma, imprima-o ou escreva as questões disparadoras no quadro e as leia, uma por vez, permitindo que as crianças levantem suas próprias hipóteses a respeito dos questionamentos.
Registre as hipóteses no quadro ou peça para que os alunos as registrem no caderno, para que, ao final da aula, você possa comparar o que sabiam e o que aprenderam.
Mão na massa
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Separe os dois grupos de cards (animais e alimentos) e peça a um representante de cada equipe para sortear um card de cada tipo. Dessa forma, cada grupo terá um card com um animal e outro com um alimento. No sorteio, garanta que os grupos peguem pares diferentes de alimentos/animais. Exemplos: um animal carnívoro e um alimento vegetal, uma ave granívora e um inseto (alimento) etc.
Oriente os grupos a ler as informações contidas em ambos os cards, observando as perguntas do slide.
Observação: caso não seja possível exibir o slide, imprima as questões ou escreva-as no quadro.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Converse com os alunos: “Digamos que este animal tenha ido parar em um ambiente que só contenha este tipo de alimento que vocês sortearam. De que maneira seria possível adaptar o animal para que ele possa consumir este alimento? Projetem e construam uma boca ou bico para que este animal consiga se alimentar.”
Oriente as crianças a, antes de começar a construir, planejarem o protótipo. Os grupos podem lançar mão da escrita convencional ou desenhos, de maneira que, posteriormente, seja possível compartilhar suas ideias com a turma. Circule entre os grupos, fazendo-lhes questionamentos que os ajudem a considerar todos os aspectos. Exemplo: “Mas este inseto tem a carapaça dura, será que esses dentes pequenos conseguirão perfurá-lo? Será que este tipo de bico possibilitará esse animal perfurar a casca da fruta? etc.”
Mão na massa
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Organize os grupos para que compartilhem seus protótipos com a turma, explicando como planejaram e construíram a boca/bico. É importante que todos os grupos apresentem os detalhes do que pensaram, dizendo também a maneira como o animal se alimentaria com o protótipo que projetaram.
Sistematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide ou leia as informações contidas nele, de maneira que sistematize o que foi aprendido durante a aula. Comente que a boca ou bico de cada animal está adaptado ao tipo de alimentação que ele consome. Caso julgue necessário, explique aos alunos que existem animais carnívoros (se alimentam de outros animais), herbívoros (se alimentam apenas de vegetais e sementes) e onívoros (alimentam-se tanto de vegetais e sementes como de outros animais). Dessa forma, os carnívoros possuem um tipo de dentição diferente dos herbívoros. As aves possuem diversos tipos de bicos, adaptados ao seu tipo de alimentação. Pode ser que também surjam questionamentos sobre cadeia alimentar. Nesse caso, consulte também o plano de aula CIE4_04VE02.
Retome as respostas que os alunos apresentaram no início da aula e ressalte o que eles aprenderam. Espera-se que a turma tenha compreendido que o corpo dos animais são adaptados para melhor capturar e consumir os alimentos que consomem.
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos (tempo dividido entre este e o próximo slide)
Orientações: Projete ou imprima o slide para que os alunos visualizem cada animal, as diferenças entre os bicos/dentições e suas respectivas funções. Ressalte para os estudantes que essas diferenças são oriundas de séculos de adaptações dos animais, devido aos diferentes hábitos alimentares deles sua alimentação. Caso sinta necessidade de se aprofundar sobre o tema evolução, consulte a aula CIE3_04VE02.
Para outros exemplos e mais informações, sugerimos consultar os links https://www.biologiatotal.com.br/blog/por-que-os-bicos-das-aves-sao-diferentes.html e http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Animais_JD_Botanico/aves/aves_biologia_geral_bicos.htm .
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos (junto com o slide anterior)
Orientações: Projete ou imprima o slide para que os alunos visualizem cada animal, as diferenças entre suas dentições e suas respectivas funções.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Site para sortear grupos (disponível aqui).
Optativas:
- Mural virtual: Padlet (para compartilhamento das montagens de forma assíncrona).
- Gravação de aulas: Loom ou Google apresentações para proposta assíncrona.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma para narrar a fábula apresentada no plano de aula, disponível no slide 3. Para enriquecer o contexto, monte uma apresentação de slides, no Google ou outra similar, com a fábula escrita e adicione imagens dos personagens presentes na história (cegonha e raposa).
Siga as orientações presentes no slide 4 e instigue os alunos com perguntas que ajudem na formulação de hipóteses sobre as situações apresentadas na história.
No próximo slide, projete a questão disparadora para a turma. Em seguida, apresente a atividade que deverá ser realizada em grupos pelos estudantes. Se preferir, tenha a divisão de grupos já definida e mostre para a turma.
Mão na massa
Por meio de videochamada, pelo Hangouts ou Zoom, organize os slides da seguinte forma: Fábula/Questão disparadora/Sugestão de grupos/Cards.
Leia as informações presentes em todos os cards para a turma e comece o sorteio. Com a ajuda de um site sorteador de nomes, (disponível aqui) sorteie um card para cada grupo. Os cartões com as informações sobre animais e alimentos estão disponíveis na aba “Materiais e atividades”.
Seguindo os próximos passos indicados na etapa “mão na massa”, peça para que os alunos realizem as montagens e interajam entre si via Whatsapp ou videoconferência, para trocarem ideias sobre o que fazer com os materiais disponíveis em casa. Lembre-os que, embora o trabalho seja em grupo, cada aluno deve fazer a própria montagem referente ao card do grupo. Marque uma videochamada em data posterior para que os alunos apresentem os produtos feitos.
Sorteie algumas crianças de cada grupo para compartilharem as criações e explicações. Peça para detalharem as adaptações que sugeriram para que os animais se alimentassem, como sugerido no slide 8.
Sistematização
Ainda na videoconferência, à medida que as crianças apresentam e dão opiniões, projete um documento em branco e registre algumas adaptações criadas pelos alunos, que possam te ajudar durante a sistematização. Quando os grupos finalizarem as apresentações, projete as imagens presentes nos slides 9, 10 e 11. Apresente a relação entre as estruturas de alimentação dos animais e as adaptações para diferentes alimentos. Ao final, partilhe essas imagens com a turma.
Convite às famílias
As famílias acompanharão as crianças no momento de execução das montagens, auxiliando as crianças nas possibilidades de construção com recursos descartáveis.
3º Ano
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer as diversas formas de se alimentar, bem como os órgãos que os animais utilizam para isso.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lindsai Santos Amaral Batista
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Margareth Polido