Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: O plano apresenta como objetivo levar os alunos a conhecerem as diversas formas de cobertura dos corpos dos diversos animais existentes na fauna, bem como as funções que tais coberturas exercem. A habilidade EF03CI04 da BNCC será trabalhada parcialmente. O objetivo central, neste momento, é identificar as características do modo de vida dos diversos animais.
Materiais necessários para a aula: Atividade impressa (disponível nos materiais complementares), cola, tesoura, fita adesiva, lápis de cor, canetinhas coloridas, materiais diversos para a simulação das coberturas corporais (tecidos de texturas e cores diversas, papéis de texturas e cores diversas, sacolas plásticas, sacos de nylon, folhas, cascas de árvores, embalagens pet etc.)
Para um aprofundamento maior no tema, sugerimos consultar o link: http://chc.org.br/penas-peles-pelos-escamas-e-outros-revestimentos/
Obs: Alguns dias antes da aula, solicite que os alunos coletem os materiais em casa, junto aos vizinhos, familiares e amigos.
No dia da aula, alguns minutos antes de iniciar, disponha todo o material em um local de fácil acesso e visibilidade, como uma mesa ou balcão.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutoS
Orientações: Leia o título da aula para a turma dizendo que eles irão aprender sobre os tipos de cobertura corporal apresentados pelos diversos animais existentes na natureza. Diga-lhes que, para isso, ouvirão uma fábula.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mostre o slide com as imagens aos alunos e pergunte se eles conseguem identificar os animais através das imagens. Pergunte às crianças se elas sabem que parte do corpo do animal está destacado nas imagens. Após ouvir as respostas, diga-lhes que a parte destacada é a cobertura corporal. Enquanto as crianças vão falando, faça outras perguntas que auxiliem a identificar o animal, como:
- Que tipo de cobertura é esta (pele lisa, pêlo, casco, pena, escama etc.)?
- Onde será que este animal vive (água, terra)?
- Este tipo de cobertura ajuda a aquecer ou refrescar o animal?
Registre as respostas dos alunos e, ao final da aula, faça a conferência com eles utilizando o último slide.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia as questões disparadoras, uma a uma, dando aos alunos tempo para pensarem e exporem suas hipóteses. Pode ser que na primeira questão a turma relembre, principalmente, da cobertura corporal dos mamíferos. Este ainda é um momento inicial da aula e de demonstração do conhecimento prévio, portanto não há necessidade de se aprofundar ou exigir que os alunos conheçam todos os tipos de cobertura existentes na natureza.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Separe a turma em grupos e entregue diversas fichas a cada um deles (cada grupo poderá receber mais de uma ficha). Solicite que os grupos, utilizando os materiais disponibilizados na sala, simulem os tipos de cobertura apresentados por cada animal. Em seguida, peça para que descrevam as funções do tipo de cobertura construída. Neste momento, os alunos deverão perceber que não é possível simular os diversos tipos de cobertura corporal através de um único material. Com esta atividade, eles observarão as diferenças entre textura, cor, espessura, entre outros fatores, bem como poderão analisar as funções de cada cobertura no corpo do animal. Enquanto os grupos estiverem realizando a atividade, circule entre os alunos acompanhando as discussões, questionando-os sobre os ambientes em que cada animal vive e sobre as funções das respectivas coberturas (aquecer, resfriar, proteger, camuflar, defender etc.).
Obs: Caso seja possível, os alunos poderão buscar outros materiais nos arredores da escola, tais como folhas, flores, cascas de árvores, pedras etc. Quanto maior a variedade de materiais, mais criativos serão os trabalhos. No entanto, priorize a segurança das crianças e só permita que saiam da sala caso o ambiente seja seguro.
Mão na massa
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize a turma para a realização das apresentações, de maneira que cada grupo compartilhe para a classe as informações solicitadas no slide. Permita que a turma discuta, em cada apresentação, se o material escolhido para as simulações foi adequado e se cada grupo apresentou as funções que se adequam ao animal. Caso os grupos tenham recebido fichas iguais, peça para que comparem os tipos de material utilizado por cada um para simular as coberturas corporais.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos (em conjunto com os próximos 2 slides)
Orientações: Apresente os slides para a turma e leia as informações. Solicite que os grupos façam comparações entre estas informações e aquelas que colocaram anteriormente em suas atividades. Retome as questões disparadoras para que as crianças averiguem o quanto ampliaram seus conhecimentos. É importante que a turma compreenda que existem diversos tipos de cobertura corporal, que elas estão adaptadas aos ambientes em que os animais vivem e que desempenham funções específicas, necessárias à sobrevivência de cada animal. Também é importante que saibam que as funções variam de animal para animal, bem como entre os ambientes aos quais estão adaptados.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos (juntamente com o slide 7)
Orientações: Continuação do slide anterior.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos (juntamente com o slide 7)
Orientações: Continuação do slide anterior.
Sistematização
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Use este slide para conferir com os alunos se eles acertaram os animais da seção “Contexto”. Aproveite para relembrar os alunos das características de cada cobertura, mostrando como elas estão presentes nos corpos dos animais.