Plano de aula: Como é coberto o corpo dos animais?

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Características e desenvolvimento dos animais

Sobre esta aula: O plano apresenta como objetivo levar os alunos a conhecerem as diversas formas de cobertura dos corpos dos diversos animais existentes na fauna, bem como as funções que tais coberturas exercem. A habilidade EF03CI04 da BNCC será trabalhada parcialmente. O objetivo central, neste momento, é identificar as características do modo de vida dos diversos animais.

Materiais necessários para a aula: Atividade impressa (disponível nos materiais complementares), cola, tesoura, fita adesiva, lápis de cor, canetinhas coloridas, materiais diversos para a simulação das coberturas corporais (tecidos de texturas e cores diversas, papéis de texturas e cores diversas, sacolas plásticas, sacos de nylon, folhas, cascas de árvores, embalagens pet etc.)

Para um aprofundamento maior no tema, sugerimos consultar o link: http://chc.org.br/penas-peles-pelos-escamas-e-outros-revestimentos/

Obs: Alguns dias antes da aula, solicite que os alunos coletem os materiais em casa, junto aos vizinhos, familiares e amigos.

No dia da aula, alguns minutos antes de iniciar, disponha todo o material em um local de fácil acesso e visibilidade, como uma mesa ou balcão.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutoS

Orientações: Leia o título da aula para a turma dizendo que eles irão aprender sobre os tipos de cobertura corporal apresentados pelos diversos animais existentes na natureza. Diga-lhes que, para isso, ouvirão uma fábula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA