Atividade para impressão - Mão na Massa - O Mundo Animal: Animais Domésticos e Silvestres
Plano de Aula
Plano de aula: O Mundo Animal: Animais Domésticos e Silvestres
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Seres vivos no ambiente
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Fichas do jogo “Quem é que é” disponíveis em materiais complementares. Computadores para pesquisa ou livros, revistas, jornais e outros materiais que possam proporcionar aos alunos informações sobre animais (nome, habitat e curiosidades).
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Dê início à aula perguntando aos alunos quem cuida de algum animal em casa. Após alguns alunos partilharem quais são seus bichinhos de estimação, anote exemplos no quadro e questione se eles são domésticos ou silvestres. Se os alunos não souberem do que se trata o termo “animais silvestres”, diga que vão descobrir ao longo da aula. Dentre os que sabem, a maioria dirá que os animais citados são domésticos, faça este registro no quadro também e qualquer outro que possa ser diferente. Mencione, por fim, que haverá retomada dessas anotações antes do término da aula.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Passe aos alunos o trailer oficial do filme Amazônia, disponível no link indicado abaixo. Caso a escola não possua um meio de passar o vídeo, você poderá contar aos alunos a história do macaco Castanha: trata-se de um animal silvestre (macaco-prego), que nasceu e foi criado em cativeiro (na cidade) e quando vendido para um circo, durante seu transporte, acabou caindo na Floresta Amazônica. Lá aprende a viver com os animais que não conhecia, enfrenta muitas dificuldades e aventuras para ter uma vida como a de outros seres que nasceram nesse ambiente natural. Após passar o trailer (ou contar a história) peça que os alunos reflitam sobre essas dificuldades. Será que o macaco Castanha conseguirá sobreviver? E se um macaco que nasceu na floresta fosse retirado do seu ambiente natural e levado para a cidade, como seria? Quais as dificuldades neste caso? O objetivo neste momento é que eles comecem a entender as diferenças entre os animais silvestres (ou selvagens), nascidos em ambiente natural, sem interferência do ser humano, e os animais domésticos, que já passam por cuidados e intervenções humanas há muitas gerações.
Link para o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=8SiwtoK2H8w
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Ampliando a discussão do vídeo apresentado na seção Contexto, indague ao alunos quais as principais diferenças entre os animais domésticos e os animais silvestres, levando em consideração principalmente o modo de vida (nicho ecológico) de cada um bem como os instintos de sobrevivência. Com base nesta questão darão início à pesquisa para elaboração do jogo, na etapa seguinte, Mão na massa. No fim da aula, espera-se que os alunos tenham concluído esta resposta.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: A primeira parte do jogo é marcada pela pesquisa que os alunos farão sobre os animais: quem são, como são, onde vivem, se são domésticos ou silvestres e curiosidades que possam apresentar. Divida a sala em duplas e forneça materiais variados aos alunos, como computador com acesso à internet para sites de busca (seguem links abaixo como sugestão), livros, revistas e até jornais, de acordo com a disponibilidade da sua escola. Deixe que os alunos anotem todas as informações que julgarem pertinentes e, em seguida, oriente-os na produção das fichas para o jogo “Quem é que é”. As fichas base estão disponíveis nos materiais complementares, basta imprimir o número de cópias correspondente ao número de animais do jogo [Frente (carta 1): características dos animais; Verso (carta 2): imagem do animal]. Os alunos poderão ter contato com diversos animais de sua região e também com espécies de outros biomas. É importante que neste momento, caso os alunos optem por descrever animais exóticos, este conceito seja introduzido.*
*Obs: O tema animais nativos e exóticos será mais bem trabalhado no plano CIE2_04VE06.
Links para pesquisa:
- Geral
- Zoológico virtual:
http://virtualzoo.herokuapp.com/
http://www.portaisgoverno.pe.gov.br/web/parque-dois-irmaos/os-animais
- Animais dos ecossistemas brasileiros
http://euamomeusanimais.com.br/conheca-seis-animais-pantanal/
https://www.auroraeco.com.br/blog/top-10-animais-da-amazonia/
https://www.infoescola.com/biomas/fauna-da-caatinga/
https://www.todamateria.com.br/animais-do-pampa/
- Animais domésticos e silvestres
http://animais.mundoentrepatas.com/animais-domesticos.htm
Livros:
Kindersley, D. Enciclopédia animal. Editora Ciranda Cultural: São Paulo, 2004. P. 160
Baron, E. C. Minha primeira enciclopédia de animais. Editora Girassol. Coleção Descobrindo o mundo: São Paulo, 2004. P. 133
Lebrun, S. Riffard, C. Animais domésticos. Editorial Presença. 2015. P. 32.
Títulos de revistas:
Bicharada
Meu PET
Terra da Gente
Mão na massa
Orientações: A segunda parte do jogo será a finalização do tabuleiro com a formulação das regras*. A ideia norteadora consiste no duelo entre dois participantes (ou dois times com número maior de jogadores envolvidos), cada um com o deck de 10 a 15 cartas (jogador ou time A com as cartas de número 1 e jogador ou time B com as cartas de número 2). O objetivo é adivinhar os animais por meio da descrição de suas características, semelhante ao jogo “Cara a cara”, mas, neste caso, um lado estará com a imagem e o outro com ficha técnica. Vale ressaltar que esta é a ideia norteadora, mas, como os alunos são os protagonistas desta criação, novas facetas do jogo poderão surgir, fato que enriquecerá muito a aula. Finalize com uma rodada breve, a fim de adivinharem um ou dois animais apenas para teste do jogo. Posteriormente à aula, os alunos poderão jogar, e a escola terá este material para uso de outras turmas também.
*O modelo de tabuleiro e documento base para transcrever as regras elaboradas pelos alunos encontra-se nos materiais complementares.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Para sistematizar o conteúdo trabalhado é importante retomar a Questão disparadora e ouvir dos alunos o que acham. Direcione a discussão para um resumo a fim de pontuar as principais características dos animais domésticos e silvestres, considerando ainda a anotação do início da aula sobre os animais de estimação das crianças. A classificação feita de acordo com os conhecimentos prévios deles estava correta? Se sim reforce, caso contrário reflitam em conjunto para que eles possam ressignificar o raciocínio daquele momento. Comente também sobre os animais do filme e os escolhidos para o jogo, priorize em seus exemplos espécies brasileiras, da fauna da região onde vivem. Fale das características adaptativas de sobrevivência e da importância de viverem seguros em seu lugar de origem e, por consequência, da nossa responsabilidade em cuidar dos meios urbano, rural, campos e natureza selvagem onde habitam. Caso os alunos tragam casos pessoais ou de familiares que possuem animais silvestres em cativeiro, como papagaio, jabuti e outros, explique sobre a comercialização correta, uso de anilhas que identificam se o animal já nasceu em criadouro reconhecido pelo Ibama e não foi retirado indevidamente da natureza, sofrendo, muitas vezes, até maus tratos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais:
Ferramenta para compartilhamento do link do vídeo - Google Classroom, por exemplo (disponível aqui);
Google Docs (disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Compartilhe com as crianças o link do vídeo “Amazônia 3D - Trailer Oficial (HD)” (disponível aqui). Após os alunos assistirem ao filme, solicite que respondam à questão disparadora da aula:
- QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE O MODO DE VIDA E SOBREVIVÊNCIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS E DOS ANIMAIS SILVESTRES?
Mão na massa
Divida a turma em dois grupos e oriente que um deverá pesquisar imagens de animais silvestres e outro de animais domésticos.
Após terem finalizado a pesquisa, peça para os grupos compartilharem as imagens com os alunos da turma e com você.
Sistematização
Após os alunos verem as imagens dos grupos, finalize a aula construindo uma tabela coletiva em que, em uma coluna, deverá ficar registrado os nomes dos animais domésticos e, na outra, os dos animais silvestres. Então, em um parágrafo, a turma deverá elaborar uma resposta coletiva para a questão disparadora da aula:
- O que difere um ser vivo daquilo que existe no ambiente e não é vivo?
Convite às famílias
Sugira que procurem fotografias dos animais domésticos que a família tem ou já teve, conversem sobre como são ou eram e o que os faziam tão especiais. Por fim, peça para que reflitam sobre o motivo pelo qual não podemos tratar animais silvestres como animais domésticos.
O MUNDO ANIMAL: ANIMAIS DOMÉSTICOS E SILVESTRES
2º ano
Objetivos de aprendizagem
Diferenciar animais domésticos de animais silvestres; selvagens (livres e em cativeiro). Conhecer espécies de animais domésticos e silvestres bem como as características do ambiente em que vivem; Exercitar a pesquisa em grupo e produzir materiais lúdicos sob a luz de informações científicas.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-los ao ambiente em que eles vivem.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Juliana Nair dos Santos Silva
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Margareth Polido