Plano de aula: As Plantas e o Ambiente

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Plantas

Materiais necessários para a aula: imagens de plantas em diferentes habitats (climas, espaço e regiões diferentes) e três plantas com características visíveis e diferentes, a sugestão é uma planta suculenta, pelo seu grande acúmulo de água (ex. cactus), uma videira que possua gavinhas (crescimento) e uma com raízes abundantes (absorção água e nutrientes). Você pode também trabalhar com plantas específicas de sua região, desde que apresentem características visíveis de uma adaptação, como por exemplo folhas diminutas, raízes maiores, estruturas suculentas, etc.

Esta aula pode ser projetada por meio de aparelho multimídia. Caso sua escola não conte com isso, você pode imprimir os slides ou trabalhar com os tópicos em quadro.

Título da aula

Orientações: Inicie a aula lendo o título do slide e questione os alunos por que alguns seres vivos sobrevivem muito bem em um local e não conseguem sobreviver em outros? Deixe que pensem a respeito e anote as observações para discussão ao longo da aula. Estimule-os a pensar sobre as diferentes estruturas que permitem que isso aconteça. Provavelmente se lembrarão com facilidade dos animais, introduza então as reflexões sobre as plantas para que pensem a partir do mesmo questionamento.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA