Atividade para impressão - Contexto - Seres Vivos
Plano de Aula
Plano de aula: Seres Vivos
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Seres vivos no ambiente
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Imagens de seres vivos, áudio e letra da música “Natureza distraída”, de Toquinho. Obs: Letra da música para impressão disponível em materiais complementares.
Título da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Introduza o tema com esse slide e peça aos alunos que pensem em alguns seres vivos. Talvez nesse momento apareçam alguns questionamentos como: “O que são seres vivos?” ou “Quem são?”, “Existem muitos, em quais eu posso pensar?”. Deixe que eles perguntem e pensem livremente a respeito, mas peça que não falem os nomes dos seres vivos em voz alta, para que cada um se lembre de seres diferentes, pois depois irão conversar sobre isso.
Título da aula
Orientações: Prossiga a apresentação do tema com as imagens e pergunte aos alunos o que vêem. Se há alguma figura que não conhecem ou não entendem, peça para que anotem no caderno. O objetivo aqui é apenas levantar conhecimentos prévios e instigar o que virá pela frente e não responder o que é que aparece no slide. Para o caso de não haver projetor em sua escola, há a alternativa de imprimi-lo em escala maior para mostrar na frente da sala, ou fazer uso de imagens de revistas e do próprio livro dos alunos. Por fim, se não tiver acesso à imagem alguma, ainda há a alternativa de pedir que façam um registro do que imaginaram anteriormente, apenas para que possam retomar no fechamento da aula, essa flexibilização pode valer também para alunos com deficiência visual.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Ouça com os alunos a música “Natureza distraída” de Toquinho, aproveite o momento para descontrair a sala, peça que os alunos cantem. Na ausência do projetor, a letra pode ser impressa em formato reduzido para ser lida em duplas, a fim de não gastar muitas cópias. Pergunte o que os alunos sentiram e se gostaram. Com base no que a letra diz eles serão instigados à atividade seguinte de nossa pergunta disparadora da aula e retomarão esse texto posteriormente.
Link para o áudio e letra da música: https://www.letras.mus.br/toquinho/87302/
Folha modelo com a letra para impressão está disponível em atividades complementares.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Indague aos alunos “O que será que difere um ser vivo daquilo que existe no ambiente e não é vivo?”. Alguns alunos vão arriscar algumas respostas no mesmo momento, peça para que esperem e pensem juntos, primeiro, em quais são as características de um ser vivo. Assim, deverão fazer a próxima atividade coletando informações para que, no fim da aula, possam responder a essa pergunta.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Essa é uma atividade de observação, registro e discussão fora da sala de aula. Explique aos alunos que, em grupos, deverão se espalhar pela escola, em locais abertos e fechados para registrar por meio de palavras e esquemas (desenhos) no caderno, aquilo que em seu ambiente tem vida e o que não tem. Posteriormente, devem se reencontrar e, em roda, apresentar seus resultados ao resto da turma. O objetivo nesse momento é alinhar os raciocínios comuns durante os registros para que, juntos, possam levantar uma hipótese sobre quais são as características de um ser vivo e o que os difere daquilo que não é vivo no ambiente.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Após o retorno da turma à sala de aula, faça uma breve anotação no quadro dos principais itens apontados por eles sobre os seres vivos encontrados e aquilo que não tem vida no ambiente escolar. Sistematize esses aspectos de modo que a resposta da questão inicial fique clara e seja concluída pelos próprios alunos. Por exemplo, que os seres vivos têm células, se movimentam, comem, respiram e apresentam um ciclo de vida, pois nascem, crescem, se reproduzem (se esse termo não aparecer pode adequar a linguagem como: geram filhotes) e morrem. Todas essas características os distinguem do que não tem vida no ambiente, como as carteiras, mesas, cadeiras, lápis, torneiras. Se questionarem sobre a água, areia, terra, sol, ar, aproveite para dizer que esses itens não têm vida, mas são fundamentais para a sobrevivência dos que têm, por constituírem o meio, a nutrição, também merecem cuidado mesmo não apresentando vida.
Sistematização
Orientações: Após essa etapa os alunos deverão retomar a letra da música “Natureza distraída”. Nesse momento, vão detectar através da leitura o que ela traz que vai de encontro ao que foi discutido anteriormente, o que ela contempla, se falta algo ou se tem algo que não foi dito. Esse será o momento de analisar a abordagem afetiva presente no texto e que poderá ser usada como sensibilização para o cuidado com o ambiente em que vivemos, não apenas com os seres vivos dos quais tanto gostamos, mas também, com tudo o que não tem vida e é abrigo ou fonte de recursos para a nossa sobrevivência e de todos que aqui habitam.
Sistematização
Orientações: Use o esquema feito no quadro e complemente com esse diagrama (acrescentando itens ao que foi produzido junto aos alunos (ou mostrando o slide) a fim de sistematizar os conceitos da aula. O objetivo nesse momento é que a turma consiga visualizar de forma concisa as principais características dos seres vivos que os difere daquilo que não tem vida, respondendo à questão disparadora e reforçando o que foi trabalhado na música, de que não apenas os seres vivos merecem cuidado, mas tudo que nos cerca e faz parte do meio ambiente em que vivemos.
Sistematização
Orientações: Para finalizar, retome as imagens mostradas no início da aula e peça para que reflitam se o que pensaram no começo está dentro do que aprenderam ser um ser vivo. E no caso dos alunos apresentarem alguma dúvida diante dessas imagens, segue abaixo a relação:
1- Anta; 2- Tuiuiú; 3- Céu, nuvens, arco-íris 4- Menino com binóculo; 5- Beija flor; 6: Cactos; 7- Onça pintada; 8- Microrganismos em microscopia eletrônica; 9- Pães com fungos; 10- Baleia; 11- Caramujo; 12-Praia: água, areia, céu com nuvens (não tem vida) e plantas (têm vida).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Google Classroom (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Compartilhe com os alunos, por meio do Google Classroom, o texto a seguir. Peça para que, com o apoio de um adulto, leiam.
“NATUREZA DISTRAÍDA
TOQUINHO
COMO AS PLANTAS SOMOS SERES VIVOS,
COMO AS PLANTAS TEMOS QUE CRESCER.
COMO ELAS, PRECISAMOS DE MUITO CARINHO,
DE SOL, DE AMOR, DE AR PRA SOBREVIVER.
QUANDO A NATUREZA DISTRAÍDA
FERE A FLOR OU UM EMBRIÃO,
O SER HUMANO, MAIS QUE AS FLORES,
PRECISA NA VIDA
DE MUITO AFETO E TODA COMPREENSÃO”.
Após todos os alunos lerem o texto, levante a questão disparadora da aula:
- O que difere um ser vivo daquilo que existe no ambiente e não é vivo?
Mão na massa
Divida a turma em dois grupos e oriente que um grupo deve pesquisar imagens de seres vivos e outro de elementos não vivos. Após terem finalizado a pesquisa, peça para compartilharem as imagens com os alunos da turma e com você.
Sistematização
Após os alunos verem as imagens dos grupos, finalize a aula construindo uma tabela coletiva em que, em uma coluna, deverá ficar registrado os nomes dos seres vivos e, na outra, os nomes dos elementos não vivos. Então, retome a questão disparadora da aula:
- O que difere um ser vivo daquilo que existe no ambiente e não é vivo?
Convite às famílias
Peça para que a família assista ao vídeo “Amazônia Selvagem - Reino Animal (Dublado): Documentário National Geographic” (disponível aqui). Enquanto assistem ao vídeo, devem atentar-se para os seres vivos e os elementos não vivos que conseguem observar.
Objetivos de aprendizagem
Apontar características de um ser vivo, conseguindo identificar no ambiente em que os alunos vivem/estudam o que é um ser vivo, bem como aquilo que não tem vida e o porquê. Praticar atitudes científicas, investigativas, a cooperação e trabalho coletivo.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Juliana Nair dos Santos Silva
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Margareth Polido