Plano de aula: A importância da água na vida das plantas

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Plantas

Materiais necessários para a aula: Projete essa aula com o uso de um aparelho multimídia para representar melhor as ilustrações nele contidas. Caso não tenha recurso tecnológico disponível, você pode imprimir os slides ou narrar a história do contexto de maneira bem didática.

Para a etapa “Mão na Massa” você vai precisar de:

• Flores com pétalas brancas ou amarelas;
  • Tesoura
  • Recipientes de plástico ou vidro;
  • Barbantes de 20 cm;
  • Corante de cozinha de duas cores (vermelho e azul, como sugestão);
  • Água;
  • Lupa de mão (opcional).

Organize-se para preparar material suficiente para sua quantidade de alunos. Sugere-se que a prática seja feita em grupos de 4 ou 5 membros.

Título da aula

Orientações: Faça uma introdução breve sobre o tema “Água” e comente sobre a importância dela para todos os seres vivos. Comente sobre os aspectos gerais da água, relacionando-a com a sobrevivência dos seres vivos. Assim, os alunos começam a construir a ideia de que as plantas também são seres vivos (dê bastante enfoque para a necessidade de água para a sobrevivência de todos os seres vivos).

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA