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Dia do Meio Ambiente: 3 atividades para trabalhar o assunto no Fundamental 1

Entenda o que é importante incluir na hora do planejamento e conheça propostas para usar no ensino remoto ou híbrido

POR:
Camila Cecílio
Crédito: Getty Images

Se você perguntar a uma criança qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça ao pensar sobre o que é meio ambiente, é provável que ela traga respostas como: natureza, plantas e animais. É fato que tudo isso faz parte, mas a questão é mais complexa e pode render discussões importantes entre os alunos. No dia 5 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Pensando nisso, conversamos com três educadoras para saber como o tema pode ser trabalhado com turmas dos Anos Iniciais do Fundamental. 

A data comemorativa pode ser utilizada para ampliar olhar crítico e reflexivo sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente. O aluno deve ser capaz de compreender os problemas ambientais, as causas e procurar soluções para um futuro melhor. “As crianças dessa faixa-etária estão formando suas concepções pessoais. Espera-se [ao trabalhar a temática desde o Fundamental 1] que cresçam com uma consciência de preservação”, afirma Izabela Pereira e Lopes, professora da rede pública há cerca de dez anos e tutora do curso de História na Universidade Estadual de Goiás, em Catalão (GO).


O que a BNCC fala sobre o assunto

O planejamento do professor deve ser norteado pelas orientações trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para Maria Cristina Muñoz Franco, professora do 2º ano na Escola Municipal Profª Creusa Gomes de Azevedo, em Bragança Paulista (SP), o trabalho deve ser voltado para a construção de hábitos de vida mais sustentáveis. Para tal, é preciso identificar na realidade dos alunos exemplos de situações que permitam falar sobre a questão do meio ambiente.

O assunto pode ser explorado não apenas nas aulas de Ciências, mas pode ajudar a trabalhar conteúdos previstos em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. Para planejar as atividades, o professor deve mapear quais são seus objetivos, as habilidades que quer desenvolver e garantir que as propostas vão além da conscientização para o desperdício de água ou da importância de reciclar.

A professora Izabela, por exemplo, elaborou o plano de aula A preservação do meio ambiente: um retorno aos princípios dos povos indígenas, no qual se pensa a questão conservação ambiental sob a ótica dos povos indígenas e povos da floresta. “É possível ensinar os alunos com as experiências e vivências desses povos que vivem em harmonia com a natureza”, complementa a educadora.

Observação de pássaros pela janela

Sem sair de casa, as crianças podem desenvolver habilidades de observação e estudar noções biologia, ecologia e Educação ambiental. Entenda como fazer isso e baixe uma minienciclopédia de aves brasileiras


O que a BNCC fala sobre o assunto

O planejamento do professor deve ser norteado pelas orientações trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para Maria Cristina Muñoz Franco, professora do 2º ano na Escola Municipal Profª Creusa Gomes de Azevedo, em Bragança Paulista (SP), o trabalho deve ser voltado para a construção de hábitos de vida mais sustentáveis. Para tal, é preciso identificar na realidade dos alunos exemplos de situações que permitam falar sobre a questão do meio ambiente.

O assunto pode ser explorado não apenas nas aulas de Ciências, mas pode ajudar a trabalhar conteúdos previstos em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. Para planejar as atividades, o professor deve mapear quais são seus objetivos, as habilidades que quer desenvolver e garantir que as propostas vão além da conscientização para o desperdício de água ou da importância de reciclar.

A professora Izabela, por exemplo, elaborou o plano de aula A preservação do meio ambiente: um retorno aos princípios dos povos indígenas, no qual se pensa a questão conservação ambiental sob a ótica dos povos indígenas e povos da floresta. “É possível ensinar os alunos com as experiências e vivências desses povos que vivem em harmonia com a natureza”, complementa a educadora.

A partir de tudo que apresentamos, Cíntia Diógenes, formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mentora do Time de Autores de Ciências da NOVA ESCOLA, e as professoras Maria Cristina Muñoz Franco e Izabela Pereira e Lopes propõem três atividades que podem ser realizadas na escola, ou a distância, com turmas do Fundamental. Confira a seguir:

1. Preservação do ambiente do seu entorno

Indicado para: 3º ano

Nesta atividade, os alunos partem da observação do ambiente no entorno da escola ou de suas residências. Eles devem desenhar tudo o que observam, nomeando os elementos vivos e não vivos. Depois devem analisar e descrever como os elementos se relacionam entre si. Por exemplo, a pessoa que joga lixo no rio e o polui; os animais e as crianças brincando juntos em uma praça; os carros poluindo o ar; pessoas colhendo o fruto das plantas, etc.). Nesse momento, os professores podem trazer questionamentos para estimular o pensamento crítico dos alunos:

- O que as pessoas estão fazendo?

- As ações humanas causam algum impacto no ambiente desenhado?

- O ambiente poderia ser mais limpo? O que você faria para melhorar? 

Depois desse exercício, as crianças podem elaborar cartazes de conscientização a partir das ações imaginadas por eles para preservar o meio ambiente. Para quem estiver no ensino remoto, é possível ser produzir um mural virtual ou que elas criem mensagens que sejam fotografadas e compartilhadas entre a comunidade escolar.

2. Saúde e Meio Ambiente

Indicado para: 4º ano

Nesta atividade, os alunos partem da discussão Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), para relacionar o meio ambiente, a sustentabilidade e a saúde. O professor pode trabalhar diferentes temas socioambientais com base na necessidade mais próxima do contexto dos alunos. Pode utilizar textos informativos, vídeos, rodas de discussão, pesquisas, observação de resultados de gráficos, e também sensibilizá-los através de músicas e poesias, por exemplo. 

3. A preservação do meio ambiente: um retorno aos princípios dos povos indígenas

Indicado para: 5º ano 

Os alunos devem entender que a preservação ambiental não é um assunto novo ou da “moda”, mas que essa convivência e busca por equilíbrio é algo que existe desde o início da humanidade. Para fazer esse debate, o professor pode utilizar algumas imagens, como é proposto neste plano de aula. A intenção é relacionar o desmatamento, os povos indígenas e apresentar o Chico Mendes como defensor dos povos da floresta. 

Nesta atividade, o educador pode apresentar mitos indígenas sobre a natureza ­­- é importante conversar com os alunos sobre a diferença entre mitos e lendas. A partir dessas narrativas, podem discutir quem são povos da floresta, a relação deles com a natureza e o desequilíbrio na relação entre o ser humano e a natureza. Para finalizar, proponha a criação de uma história em quadrinhos a partir do que aprenderam sobre a preservação do meio ambiente, ou que gravem vídeos curtos sobre o tema. Esse material pode ser compartilhado nas redes sociais da escola. 

Para aproximar da realidade dos seus alunos, é possível adaptar o contexto da cidade. Por exemplo, a professora Izabela, que mora em Goiás, mudaria o foco para tratar do bioma cerrado e como ele está sendo afetado pelas práticas da agropecuária.