Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Figuras espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones): reconhecimento, nomenclatura, características e planificação.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar, nomear e descrever as propriedades dos prismas (cubo e bloco retangular).
  • Identificar e descrever as características e as propriedades das pirâmides.
  • Identificar faces, vértices e arestas em prismas e pirâmides.
  • Analisar diferentes planificações da pirâmide, do cubo, do bloco retangular do cone e do cilindro.
  • Identificar figuras planas como partes de um sólido geométrico.
  • Identificar e descrever características e propriedades de figuras geométricas espaciais, como prismas e pirâmides, e relacionar cada uma delas a suas planificações.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

Comentários para os professores

Ampliando o foco das habilidades envolvendo sólidos geométricos dos anos anteriores nesta habilidade, a planificação de tais formas geométricas é sugerida como elemento facilitador para que os estudantes identifiquem suas características. Através da abertura de uma aresta em comum ou pela rolagem do sólido geométrico sobre uma folha, é possível obter um molde (planificação) de tal sólido e, com isso, identificar as formas planas que o compõe. Também é possível questionar características importantes para diferenciar, por exemplo, prismas (que apresentam duas bases) das pirâmides (que apresentam base única). Propostas em que os estudantes tenham que argumentar, desenhar, representar e escrever sobre o que observam auxiliam no desenvolvimento do letramento matemático dos estudantes.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: Receita Matemática! Contando Faces, Vértices e Arestas (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Receita Matemática! Contando Faces, Vértices e Arestas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Identificar e contar faces, vértices e arestas dos sólidos geométricos.

Plano de aula: Os Sólidos e Suas Planificações (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Os Sólidos e Suas Planificações, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Relacionar figuras geométricas espaciais com sua planificação.

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 3º ano - Item 6 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de identificar faces, vértices e arestas em prismas e pirâmides.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática