Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: este plano atingirá melhor seus objetivos se for utilizado como sequência do plano CIE2_05VE03
Materiais necessários para a aula: Essa aula pode ser projetada através de aparelho multimídia, impressa ou servir apenas como orientação. Você irá precisar de imagens de pessoas e animais se alimentando, folhas de árvores (de preferência as que estiverem caídas ao chão), tesoura, álcool, recipiente de vidro, soquete ou colher de pau.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para a turma e instigue-os dizendo que esta aula será para eles buscarem a resposta da pergunta do título da aula. Ainda não interfira com nenhum comentário.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Questione a turma de que maneira eles obtêm energia para realizar ações como brincar, estudar, caminhar, pular, etc. Em seguida, pergunte como é que os animais obtêm energia para realizar suas funções, como por exemplo correr, saltar, voar, procurar alimento, etc. Apresente o slide ou imagens de seres vivos se alimentando e complemente que é através da alimentação que pode-se obter energia para realizar todas as funções de um organismo, já as plantas, que não ingerem alimentos pela boca como nós, contam com a clorofila, um elemento que auxilia na transformação de energia e alimento para que uma planta também realize suas funções vitais.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Comente que as plantas são fixas, ou seja, não conseguem procurar alimento, que não possuem boca, nem estômago, como seres humanos e animais. Então, lance a pergunta: O que é a clorofila? De onde ela vem?
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: A primeira etapa partirá da busca de folhas, pelos alunos. Oriente-os para não retirarem folhas das árvores e optarem por aquelas que estão caídas no chão, como forma de preservação da natureza. Também é válido que as folhas não estejam secas. A proposta é que um único experimento seja realizado pela sala, visando poupar materiais e permitir a integração de todos.
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Disponibilize para a turma um recipiente transparente, de preferência de vidro. Oriente-os na realização do recorte das folhas até atingir aproximadamente ¼ do vidro. Será utilizado um recipiente só, contando com a participação de todos os alunos. Amasse as folhas com um soquete, colher de pau ou qualquer outro instrumento cabível. Adicione com cuidado álcool comum até a metade do recipiente e aguarde cerca de 5 minutos.
O que deve acontecer? O líquido deverá ficar verde, proveniente da clorofila presente nas folhas. Caso note que não ficou, repita o procedimento acrescentando mais folhas e álcool.
Questione a turma com perguntas do tipo: O que vocês estão observando? O que é o líquido verde proveniente das folhas que amassaram?
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Explique à turma que o líquido que eles observaram é proveniente da clorofila presente nas folhas das plantas. Vale ressaltar que todas as plantas possuem algum tipo de clorofila, sendo encontrada também em plantas com diversos tipos e cores de folhagens. Reforçe isso para que os alunos não assimilem a presença de clorofila somente em folhas verdes. A clorofila atua no processo de fotossíntese e este é o mecanismo que as plantas utilizam para produzirem seu próprio alimento e adquirirem energia para manter suas funções metabólicas. Assim como seres humanos, as plantas também se alimentam e precisam de energia, a diferença é que as plantas produzem seu alimento através da fotossíntese. Nesse processo elas absorvem a energia solar pela clorofila e convertem dióxido de carbono, água e sais minerais em alimento para a planta. Então, este é o papel da clorofila: absorver energia proveniente da luz solar para produção de energia para as plantas e ela é encontrada, na maioria das vezes, nas folhas das plantas.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Termine a aula sistematizando o que é a clorofila e de onde ela vem. Ouça o que os alunos têm a dizer e observe se concretizaram o conceito de fotossíntese e a função da clorofila neste processo. Note que foi exposto o termo fotossíntese para concluír como se chama todo o processo de produção de alimento das plantas. A luz é energia, que quando absorvida pela clorofila, produz glicose, que por sua vez, gera energia à planta, na forma química Caso surja perguntas sobre plantas aquáticas, comente que também ocorre o processo de fotossíntese nos ambientes aquáticos, mas com estratégias um pouco diferentes. Finalize pedindo para que comentem com os colegas o que é a clorofila e de onde ela vem.
Se julgar necessário, faça anotações no quadro com as respostas.