Material para Impressão - Mão na masssa
Plano de Aula
Plano de aula: Formas de respiração dos animais
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Características e desenvolvimento dos animais
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano apresenta aos alunos as diferentes formas de respirar dos seres vivos, em especial, os animais. Nela, a habilidade EF03CI04 será trabalhada na medida em que os alunos serão levados a observar, levantar hipóteses e refletir sobre uma das características dos animais: os modos de respirar. No entanto, apenas um aspecto dessa habilidade será trabalhado, de forma que esta aula poderá ser complementada com outras.
Materiais necessários para a aula: Fichas com características dos animais e imagens dos sistemas respiratórios, massa de modelar (cores diversas), tv ou datashow, vídeo do episódio I do Seriado Sítio do Picapau Amarelo, protótipo de pulmão humano (construir este material com antecedência).
Dicas de Links:
-Para construir o protótipo de sistema respiratório: https://www.manualdomundo.com.br/2014/12/como-fazer-um-pulmao-artificial-caseiro/
-Para saber mais sobre o sistema respiratório humano: https://www.youtube.com/watch?v=o3K_XKf7Pds
-Para saber sobre os tipos de respiração: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/respira%C3%A7%C3%A3o/482355
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/sistema-respirat%C3%B3rio/482356
-Como fazer massa de modelar: https://www.youtube.com/watch?v=8wXZqJkfStk
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título para os alunos, dizendo-os que eles estudarão as formas de respiração dos animais. Peça aos alunos que assistam o vídeo a ser exibido e, em seguida, respondam às perguntas.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o vídeo aos alunos: diga-lhes que assistirão a um vídeo contendo a música Peixe Vivo, que é uma cantiga da tradição popular. Após a exibição, questione às crianças porque a música pergunta “como pode um peixe vivo viver fora da água fria?” (espera-se que as crianças respondam que ele não consegue viver por causa da respiração, ou que peixe não respira fora d’água). Em seguida, pergunte por que, no vídeo, o menino estava usando snorkel (espera-se que as crianças respondam que o ser humano não consegue respirar embaixo d’água e, dessa forma, precisa de um aparelho que o ajude em atividades de mergulho). O vídeo encontra-se no link https://www.youtube.com/watch?v=JGvlyCd85TI.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente as questões disparadoras aos alunos para que levantem hipóteses sobre a maneira como os animais conseguem oxigênio. Escute suas respostas e, caso surjam outras questões, registre-as para que, ao final da aula, verifiquem se conseguiram respondê-las. Exemplos de perguntas que podem surgir: “O modo de conseguir oxigênio na água é igual à de quem vive na terra? Todos os animais têm nariz? Todos os animais inspiram ar pelo nariz? Todos os animais respiram de maneira igual?”. É importante ressaltar que esta aula não pretende responder à todas as questões que surgirem, mas pode ser uma oportunidade de levar a turma a refletir sobre tais questões.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Fale à turma que você irá explicar como funciona a respiração humana. Mostre o slide explicando a função de cada um dos órgãos do sistema respiratório humano, mostrando também como acontece a respiração. Em seguida, mostre o protótipo aos alunos e solicite que estabeleçam relação entre cada parte deste e o órgãos do sistema que viram na imagem. Em seguida, utilizando o protótipo, mostre aos alunos como funciona o nosso pulmão, simulando a ação respiratória e demonstrando cada um dos movimentos (inspiração, expiração, contração e relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais etc.). Para saber mais sobre o tema, sugerimos consultar o link: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/sistema-respirat%C3%B3rio/482356.
Mão na massa
Orientações: Divida a classe em grupos e entregue a cada um uma ficha contendo a descrição do animal e o desenho do sistema respiratório (fichas disponíveis em https://drive.google.com/open?id=1gZj39omjhskVUDsuau_0RVxtyup-yUW3r2BcXuo6l24). Distribua também a massa de modelar em cores diversas. Diga-lhes que deverão ler a informações contidas nas fichas e observarem os sistemas respiratórios dos animais. Questione-os se são iguais ao dos seres humanos, levando-os a observar que há diferenças entre eles (esta etapa é importante porque os instigará a levantar as hipóteses sobre a existência de diferentes formas de respiração). Em seguida, diga-lhes que deverão, com a massa de modelar, construir o sistema respiratório do animal que está na ficha e descrever como a respiração deste acontece. Enquanto as crianças fazem o trabalho, circule entre os grupos e faça observações sobre o local onde o animal vive, os hábitos, alimentação, forma de locomoção etc. para que os leve a cogitar as características em suas observações. Importante: a descrição das formas de respiração devem ser feitas por escrito, com o objetivo de levar os grupos a sistematizarem suas hipóteses. Devido à complexidade e diversidade dos sistemas respiratórios dos animais, não é preciso exigir dos alunos que nomeiem os órgãos de cada sistema. Deixe-os à vontade para fazê-lo ou não.
Mão na massa
Orientações: Peça aos grupos para compartilharem seus trabalhos. Cada grupo deve mostrar o sistema respiratório e ler a explicação sobre a forma como a respiração daquele animal acontece. Permita que os demais colegas façam questionamentos e interajam durante as apresentações. Isso permitirá uma troca produtiva de informações entre eles. Sugestão: caso os grupos tenham modelado os sistemas em suas mesas, tendo em vista que os trabalhos feitos em massa de modelar são frágeis, utilize a dinâmica da exposição, em que os grupos visitam as mesas dos colegas e ouvem suas demonstrações.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia os slides para a turma, demonstrando através deles a importância da respiração para a sobrevivência dos seres vivos na Terra. A sistematização tem o objetivo de levá-los à compreensão de que existem diversas maneiras de realizar a respiração e que, para isso, há também sistemas respiratórios diferentes entre as espécies. As crianças deverão fazer observações acerca dos sistemas que modelaram e as informações apresentadas na sistematização. Caso precise saber mais sobre o assunto, consulte as sugestões de links apresentadas.
Sistematização
Orientações: Leia os slides para a turma, demonstrando através deles a importância da respiração para a sobrevivência dos seres vivos na Terra. A sistematização tem o objetivo de levá-los à compreensão de que existem diversas maneiras de realizar a respiração e que, para isso, há também sistemas respiratórios diferentes entre as espécies. As crianças deverão fazer observações acerca dos sistemas que modelaram e as informações apresentadas na sistematização. Caso precise saber mais sobre o assunto, consulte as sugestões de links apresentadas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documento colaborativo: Apresentações Google para projeções.
Contexto e questão disparadora
Envie para os alunos um documento Google Apresentações com o vídeo da música “Peixe Vivo”, disponível no slide 3. Além disso, adicione ao documento um vídeo ou áudio com orientações sobre o contexto da aula.
Apresente a “questão disparadora” para turma e adicione perguntas que instiguem o senso investigativo das crianças, algumas sugestões estão no slide 4. Peça para que façam uma breve pesquisa, com a ajuda das famílias, sobre as questões levantadas e marque uma data para um encontro no Zoom ou Google meet.
Mão na massa
Por meio de videochamada, retome o contexto introduzido pela música e peça para os alunos partilharem as descobertas que fizeram por meio das pesquisas. Explique à turma sobre o funcionamento do sistema respiratório humano, de forma simples, para o contextualizar a montagem do experimento que será proposto. Se preferir, deixe a câmera ligada e mostre para os alunos os movimentos de inspiração e expiração, necessários para o processo de respiração. Chame a atenção dos alunos para esse momento, explicando a atividade que será desenvolvida.
Apresente a divisão dos grupos e sorteie os animais que cada grupo deverá fazer a simulação do sistema respiratório. Com calma, mostre as possibilidades de fazer a massa de modelar caseira. Reforce que os alunos de um mesmo grupo que não tiverem todos os recursos em casa podem contribuir com desenhos e com a pesquisa, que terá um papel fundamental para construção do modelo. Envie para as famílias via e-mail ou Whatsapp a receita da massa. Não fique preso às fichas presentes no material do plano, mas, caso queira usá-las, fique atento a algumas legendas que podem confundir as crianças (lagartixa = lagarto e gafanhoto = abelha).
Sistematização
Faça uma videochamada e convide as crianças a partilharem o que descobriram e os modelos de massa de modelar feitos. Incentive aquelas que não conseguiram fazer a simulação a partilharem as pesquisas. Aproveite a partilha da turma para sistematizar as informações, seguindo as orientações dos slides 8 e 9.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na organização dos materiais para o experimento, na montagem da massinha (caso possível) e no auxílio para a montagem.
Formas de respiração dos animais
3º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar as diversas formas de respiração dos animais, relacionando-as ao ambiente em que vivem.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
Professor-autor: Lindsai Santos Amaral Batista
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Margareth Polido
Sobre esta aula: Este plano apresenta aos alunos as diferentes formas de respirar dos seres vivos, em especial, os animais. Nela, a habilidade EF03CI04 será trabalhada na medida em que os alunos serão levados a observar, levantar hipóteses e refletir sobre uma das características dos animais: os modos de respirar. No entanto, apenas um aspecto dessa habilidade será trabalhado, de forma que esta aula poderá ser complementada com outras.