FIORIN - Modalização
Plano de Aula
Plano de aula: Movimentos argumentativos
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
Informações sobre o gênero: Para se aprofundar um pouco mais sobre o assunto, sugiro esta leitura.
FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa, São Paulo, nº44, p.171-192, 2000. Disponível aqui
Dificuldades antecipadas: Possivelmente os alunos sintam dificuldades de interpretar e aplicar os modalizadores menos recorrentes na linguagem cotidiana.
Referências sobre o assunto:
FERNANDES, Célia Bassuma. Recursos argumentativos na publicidade: os operadores. Signo, v.33, nº55, p.55-65, 2008. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula para a sua turma. Em seguida, indague aos alunos o que eles recordam sobre argumentação. Provavelmente eles responderão que são textos utilizados para expor ideias ou convencer alguém de algo.
- Pergunte-os de que forma eles costumam defender as suas ideias em uma conversa entre amigos.
Essa provocação tem o objetivo de ir despertando nos alunos a ideia de movimentos argumentativos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO