Plano de Aula

Plano de aula: Movimentos argumentativos

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Informações sobre o gênero: Para se aprofundar um pouco mais sobre o assunto, sugiro esta leitura.

FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa, São Paulo, nº44, p.171-192, 2000. Disponível aqui

Dificuldades antecipadas: Possivelmente os alunos sintam dificuldades de interpretar e aplicar os modalizadores menos recorrentes na linguagem cotidiana.

Referências sobre o assunto:

FERNANDES, Célia Bassuma. Recursos argumentativos na publicidade: os operadores. Signo, v.33, nº55, p.55-65, 2008. Disponível em: .

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para a sua turma. Em seguida, indague aos alunos o que eles recordam sobre argumentação. Provavelmente eles responderão que são textos utilizados para expor ideias ou convencer alguém de algo.
  • Pergunte-os de que forma eles costumam defender as suas ideias em uma conversa entre amigos.

Essa provocação tem o objetivo de ir despertando nos alunos a ideia de movimentos argumentativos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos