Plano de aula: Movimentos argumentativos

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Informações sobre o gênero: Para se aprofundar um pouco mais sobre o assunto, sugiro esta leitura.

FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa, São Paulo, nº44, p.171-192, 2000. Disponível aqui

Dificuldades antecipadas: Possivelmente os alunos sintam dificuldades de interpretar e aplicar os modalizadores menos recorrentes na linguagem cotidiana.

Referências sobre o assunto:

FERNANDES, Célia Bassuma. Recursos argumentativos na publicidade: os operadores. Signo, v.33, nº55, p.55-65, 2008. Disponível em: .

Tema da aula

Orientações:

• Leia o tema da aula para a sua turma. Em seguida, indague aos alunos o que eles recordam sobre argumentação. Provavelmente eles responderão que são textos utilizados para expor ideias ou convencer alguém de algo.
  • Pergunte-os de que forma eles costumam defender as suas ideias em uma conversa entre amigos.

Essa provocação tem o objetivo de ir despertando nos alunos a ideia de movimentos argumentativos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos