Livro - A propaganda política
Plano de Aula
Plano de aula: O emprego de adjetivos como modalizadores da argumentação
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Kit multimídia para projeção de slides, atividade fotocopiada, folhas de cartolina, pincéis, lápis de cor.
Informações sobre o gênero: Este plano prioriza o gênero propaganda política. Para conhecer um pouco mais sobre esse gênero textual, leia aqui.
DOMENACH, Jean-Marie. A Propaganda Política. Disponível em:
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em relacionar a ideia de movimento à argumentação. As dúvidas devem ser dirimidas no decorrer desta aula.
Referências sobre o assunto:
FERNANDES, Célia Bassuma. Recursos argumentativos na publicidade: os operadores. Signo, v.33, nº55, p.55-65, 2008. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula para a turma.
- Explore os conhecimentos prévios dos alunos sobre os adjetivos e a argumentação, indagando o que eles lembram desses conteúdos.
- Explique que os adjetivos formam uma classe de palavras e questione a eles como uma palavra poderia fortalecer um argumento para convencer um interlocutor.
- Nesta aula, no entanto, os adjetivos serão explorados como modalizadores auxiliadores da argumentação. Para aprofundar o conteúdo, leia aqui.
- Possibilidade de resposta: provavelmente, aqui, os alunos ainda não consigam enxergar como uma palavra pode fortalecer ou alterar uma argumentação, então passe para o slide seguinte
Introdução
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que descrevam, com o máximo de detalhes possível as duas salas de aula do slide.
- Anote no quadro algumas características que eles externarem. Possibilidades de respostas: SALA 1: antiga, escura, vazia, organizada, limpa; SALA 2: moderna, clara, vazia, limpa, organizada.
- Releia com os alunos as palavras anotadas no quadro e pergunte o que elas representam. Resposta esperada: as características das duas salas de aula.
- Por fim, pergunte aos alunos se eles acham que a caracterização de elementos pode ser útil no fortalecimento de uma argumentação. Possibilidade de resposta: sim, pois quanto mais se disser as características de algo, ele poderá ser mais atrativo ou não.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 26 minutos
Orientações:
- Como a proposta desta aula é explorar o adjetivo como modalizador epistêmico no gênero textual propaganda política, apresentamos este panfleto de um país de língua portuguesa. Para obter maiores informações sobre o candidato apresentado, leia aqui.
- Para aprofundamento sobre adjetivos modalizadores, leia aqui.
CÂMARA, Fernanda. Estudo dos modalizadores: uma concepção teórico-prática. Disponível em:
- Apresente o panfleto acima para os alunos. Leia as propostas e desafie os alunos a encontrarem algumas palavras que, de alguma forma estejam caracterizando, acrescendo a ele a percepção ou juízo de valor do enunciador. Os alunos poderão citar várias respostas, dentre as quais: A palavra “conduta”, na proposta 1, é caracterizada por: política, leal e honesta.
Desenvolvimento
Orientações:
- Imprima as duas propostas e entregue para os alunos. Peça que eles leiam e circulem as palavras que eles acreditam estar caracterizando outras palavras.
- Peça a alguns alunos que falem as palavras circuladas e a quem elas se referem, anote os pares de palavras no quadro. Agora analise com os alunos que tipo de importância elas realçam nas propostas.
- Possibilidades de algumas respostas:
Da proposta 3:
Portugal – livre: dá a ideia de liberdade para o país e essa ideia interessa ao povo
Portugal – próspero: remete à ideia de crescimento do país e essa ideia conquista o povo.
Portugal – justa: dá a ideia de justiça para todos e essa igualdade desperta interesse do povo.
Da proposta 5:
Revisão - profunda: será uma revisão detalhada e isso é importante para modificar uma lei como uma constituição.
Sociedade – civil: explica exatamente de qual parcela da população se trata.
- Chame a atenção dos alunos para os aspectos de concordância e para as posições em que o adjetivo pode aparecer nas construção, em ordem direta ou indireta, o que pode causar mudança de sentido.
Desenvolvimento
Orientações:
- Sistematize os conceitos, lendo o slide para os alunos, então passe para o seguinte.
Desenvolvimento
Orientações:
- Para finalizar esta parte da aula, peça aos alunos que reescrevam a proposta acima, alterando os adjetivos, de forma a manter a intencionalidade do panfleto que é de convencer o leitor.
- Possibilidade de respostas: Garantir a liberdade e a segurança de todos os cidadãos e uma conduta governamental boa e limpa, conforme com as expectativas dos eleitores.
- Peça a alguns alunos que leiam as suas alterações e anote algumas no quadro para que haja uma partilha mais visível com a turma. Mais uma vez, chame a atenção para os aspectos de concordância e discutam se após alterada, a proposta manteve a sua intenção de convencimento.
Fechamento
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações:
- Para finalizar esta aula, divida a turma em grupos de 4 ou 5 pessoas. Apresente o cartaz do slide para a turma e peça que cada grupo elabore um cartaz de propaganda política, com frases sucintas de propostas, como no exemplo acima, empregando adjetivos que ajudem a convencer o leitor acerca das propostas.
- Oriente-os a imaginar melhorias para a sua cidade.
- Após a conclusão, monte um mural na turma com os cartazes produzidos para que a turma possa identificar o emprego dos adjetivos nos cartazes.
Materiais complementares: Folhas de cartolina, pincéis, lápis de cor.
Este cartaz pode ser encontrado aqui.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: Slide Carnival (tutorial disponível aqui); plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui).
Tema
Compartilhe o tema da aula com a turma, pelo WhatsApp. Explore os conhecimentos prévios dos alunos sobre os adjetivos e a argumentação, indagando o que lembram sobre esses conteúdos. Explique que os adjetivos formam uma classe de palavras e questione como uma palavra poderia fortalecer um argumento para convencer um interlocutor. Nesta aula, no entanto, os adjetivos serão explorados como modalizadores auxiliadores da argumentação. Para aprofundar o conteúdo, leia o texto disponível aqui. Possibilidade de resposta: provavelmente, aqui, os alunos ainda não conseguirão enxergar como uma palavra pode fortalecer ou alterar uma argumentação, então passe para o slide seguinte.
Introdução
Peça aos alunos que descrevam, com o máximo de detalhes possível, as duas salas de aula do slide (veja no plano original). Solicite que registrem em seus cadernos. Pergunte o que as palavras anotadas representam. Resposta esperada: as características das duas salas de aula. Por fim, pergunte se eles acham que a caracterização de elementos pode ser útil no fortalecimento de uma argumentação. Faça esses questionamentos por meio de um documento no Word, encaminhado pelo WhatsApp, ou por slides do PowerPoint ou Slide Carnival (veja em Recursos Opcionais).
Desenvolvimento
Como a proposta desta aula é explorar o adjetivo como modalizador epistêmico no gênero textual propaganda política, apresentamos este panfleto de um país de língua portuguesa. Mais informações sobre o candidato apresentado estão disponíveis aqui. Para aprofundamento sobre adjetivos modalizadores, leia o texto disponível aqui. Apresente o panfleto acima para os alunos e desafie-os a encontrarem algumas palavras que, de alguma forma estejam caracterizando, acrescendo a ele a percepção ou juízo de valor do enunciador. Os alunos poderão citar várias respostas, dentre as quais: a palavra “conduta”, na proposta 1, é caracterizada por: política, leal e honesta. Encaminhe as duas propostas aos alunos. Peça que leiam e circulem as palavras que acreditam estar caracterizando outras. Chame a atenção dos alunos para os aspectos de concordância e para as posições em que o adjetivo pode aparecer nas construções, em ordem direta ou indireta, o que pode causar mudança de sentido. Sistematize os conceitos compartilhando também o slide (veja no plano original) com os alunos, e passe para o seguinte. Para finalizar esta parte da aula, peça aos alunos que reescrevam a proposta do panfleto alterando os adjetivos, de forma a manter a intencionalidade do autor, que é convencer o leitor.
Fechamento
Para finalizar esta aula, divida a turma em grupos de 4 ou 5 pessoas. Compartilhe o cartaz do slide (veja no plano original) com a turma e peça que cada grupo elabore um cartaz de propaganda política, com frases sucintas de propostas, como no exemplo acima, empregando adjetivos que ajudem a convencer o leitor acerca das propostas. Oriente-os a imaginar melhorias para a sua cidade. Solicite que compartilhem seus cartazes com os colegas, no grupo do WhatsApp. O cartaz está disponível aqui. Observação: para a atividade em grupos, solicite que os alunos organizem momentos de reunião por chamada de vídeo ou áudio entre os integrantes. Os cartazes podem ser feitos em folhas de ofício, cartolina ou com a plataforma de design gráfico Canva (veja em Recursos Opcionais).
Convite às famílias
Os familiares poderão auxiliar os alunos na confecção dos cartazes, com ideias e materiais.