Plano de aula: O emprego de adjetivos como modalizadores da argumentação

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Kit multimídia para projeção de slides, atividade fotocopiada, folhas de cartolina, pincéis, lápis de cor.

Informações sobre o gênero: Este plano prioriza o gênero propaganda política. Para conhecer um pouco mais sobre esse gênero textual, leia aqui.

DOMENACH, Jean-Marie. A Propaganda Política. Disponível em: .

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em relacionar a ideia de movimento à argumentação. As dúvidas devem ser dirimidas no decorrer desta aula.

Referências sobre o assunto:

FERNANDES, Célia Bassuma. Recursos argumentativos na publicidade: os operadores. Signo, v.33, nº55, p.55-65, 2008. Disponível em: .

Tema da aula

Orientações:

• Leia o tema da aula para a turma.
  • Explore os conhecimentos prévios dos alunos sobre os adjetivos e a argumentação, indagando o que eles lembram desses conteúdos.
  • Explique que os adjetivos formam uma classe de palavras e questione a eles como uma palavra poderia fortalecer um argumento para convencer um interlocutor.
  • Nesta aula, no entanto, os adjetivos serão explorados como modalizadores auxiliadores da argumentação. Para aprofundar o conteúdo, leia aqui.
  • Possibilidade de resposta: provavelmente, aqui, os alunos ainda não consigam enxergar como uma palavra pode fortalecer ou alterar uma argumentação, então passe para o slide seguinte

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos