Plano de aula: Produzindo texto reivindicatório

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Folhas pautadas, material multimídia.

Informações sobre o gênero: Professor, nesta aula trabalharemos a produção de abaixo-assinado, que trata-se de um texto reivindicatório discursivo. Para saber mais sobre o gênero, leia aqui.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade na expressão das reivindicações.

Referências sobre o assunto: Sobre produção de textos, leia aqui.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. reimpressão. São Paulo: EDUC, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.

Tema da aula

Orientações:

• Professor, leia o tema da aula para os alunos e peça que eles pensem se estão satisfeitos com a estrutura e o funcionamento da escola e dos serviços do bairro.
  • Pergunte se eles compreendem o significado da palavra reivindicar. Se houver necessidade, leia o significado da palavra para os alunos e contextualize com a turma sobre alguma situação do cotidiano em que eles tiveram de solicitar algo a alguém.
  • Anote algumas respostas no quadro.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos