Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo texto reivindicatório
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Folhas pautadas, material multimídia.
Informações sobre o gênero: Professor, nesta aula trabalharemos a produção de abaixo-assinado, que trata-se de um texto reivindicatório discursivo. Para saber mais sobre o gênero, leia aqui.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade na expressão das reivindicações.
Referências sobre o assunto: Sobre produção de textos, leia aqui.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. reimpressão. São Paulo: EDUC, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.
Tema da aula
Tempo sugerido: 04 minutos
Orientações:
- Professor, leia o tema da aula para os alunos e peça que eles pensem se estão satisfeitos com a estrutura e o funcionamento da escola e dos serviços do bairro.
- Pergunte se eles compreendem o significado da palavra reivindicar. Se houver necessidade, leia o significado da palavra para os alunos e contextualize com a turma sobre alguma situação do cotidiano em que eles tiveram de solicitar algo a alguém.
- Anote algumas respostas no quadro.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO