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Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: Nesta aula, para trabalhar a oralidade no gênero propaganda política, os alunos trabalharão com propostas em debate. O debate é um gênero textual que explora a capacidade oral de argumentação, focalizando na clareza, organização e pertinência dos argumentos utilizados. Para melhor trabalhar esta aula, leia sobre debate aqui.
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos tenham dificuldade de obedecer os tempos de apreciação e réplica na ocasião de simularem debates. Mostre-os que faz parte da atuação na vida pública o respeito às normas de um debate.
Referências sobre o assunto: Professor para aprofundar seus conhecimentos sobre oralidade, pesquise aqui.
DELL’ISOLA, R. L. P. Prefácio – uma onda no ar: a oralidade. In: ARAÚJO, Denise Lino de; SILVA, Williany Miranda da (orgs.). Oralidade em foco: conceito, descrição e experiências de ensino. Campina Grande: Bagagem, 2013.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco falada. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Professor, encaminhe aos alunos o slide presente no plano original. Solicite que leiam o diálogo e pergunte qual a estratégia utilizada pelo filho para convencer a mãe a fazer o que ele queria. Peça também que analisem a resposta que ela deu, por último. Peça que pesquisem sobre os significados de réplica e tréplica em debates regrados. Para lhe subsidiar, leia o texto disponível aqui, sobre o debate. Pergunte se os alunos já assistiram ou participaram de algum debate e qual foi a impressão que tiveram, em caso de resposta positiva.
Introdução
Professor, para a introdução desta aula, divida a turma em grupos de quatro integrantes. Explique aos alunos que cada grupo vai simular uma chapa em uma hipotética campanha para eleição da presidência do grêmio estudantil da escola. Caso os alunos não conheçam o papel de um grêmio estudantil, faça uma breve explanação. Você poderá encontrar informações disponíveis aqui. Neste momento, peça que imaginem que propostas apresentariam para os colegas, a fim de convencê-los a escolher suas chapas. Peça que escrevam nos cadernos as propostas e guardem para posterior atividade. A divisão em grupos pode ser feita por você. Os alunos poderão reunir-se pelo WhatsApp, por meio de chamada de vídeo ou áudio.
Desenvolvimento
Professor, o vídeo para esta etapa está disponível aqui. Peça que prestem atenção aos minutos de 1’33” a 1’44” para começar esta parte da aula. Este trecho esclarece a finalidade de um debate. Informe que os alunos assistirão a dois momentos do vídeo, e devem ficar atentos às falas e propostas apresentadas. Solicite que assistam ao recorte dos minutos 3’ a 3”35; 4’13” a 4’45” e 4’52” a 5’21”. Peça que falem sobre quais propostas eles identificaram em cada fala dos candidatos. Indague se acharam que algum dos três candidatos usou melhor seu tempo para propor ou fez propostas de modo mais convincente. Pergunte se algo em específico chamou a atenção. Solicite que um aluno de cada grupo poste suas respostas no grupo da turma. Neste momento, peça que cada grupo assuma o papel de um dos candidatos, 1 e 2, e reformulem suas propostas, de modo a argumentar de forma clara e fundamentada. Peça que cada grupo, mais uma vez, eleja um relator para apresentar as propostas reformuladas. Depois, pelo WhatsApp, dê a cada um o direito de contestar o outro grupo quanto à proposta apresentada. Ao final desta parte da aula, converse com os alunos sobre o que acharam sobre o direito de apresentar as suas propostas, ouvir as propostas dos colegas e de ter o direito de contestar. Neste momento, retome o conceito de réplica. Professor, se possível, faça esta parte da aula em uma reunião criada no Google Meet ou em plataformas similares (veja o tutorial para uso do Google Meet em Recursos Opcionais).
Fechamento
Professor, para finalizar esta aula, peça que os alunos retomem as propostas pensadas para a eleição hipotética para o grêmio estudantil. Diga a eles que simularão um debate para apresentar, cada grupo, uma de suas propostas. Para cada grupo, dê o tempo de 40 segundos para apresentação; depois, repita o tempo para as réplicas. Se houver necessidade de respostas, acrescente outra rodada de tempo. Antes de começar o debate, expresse a importância da escuta, respeito ao tempo do colega e o foco nas propostas e meios para realização, para que, dessa forma, os argumentos ganhem força diante dos alunos que eles desejam conquistar. Ao final, peça que os alunos sintetizem nos cadernos as propostas apresentadas para que verifiquem as diferenças entre o registro escrito e a oralidade. Neste momento, o ideal seria fazer um debate online, pelo Google Meet. Caso não seja possível, peça que cada pequeno grupo faça seu debate entre os integrantes e que, se possível, filmem-no para compartilhar com a turma, no grupo do WhatsApp. Caso não seja possível gravá-lo, peça que, ao final, argumentem como foi a atividade, o que aprenderam e o que precisam rever.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a preparar os alunos para o debate, assistindo juntos a debates regrados reais e analisando a fala do aluno, seus argumentos, gestos etc.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
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