Plano de Aula
Plano de aula: Propaganda política em debate: exercitando a oralidade
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: Nesta aula, para trabalhar a oralidade no gênero propaganda política, os alunos trabalharão com propostas em debate. O debate é um gênero textual que explora a capacidade oral de argumentação, focalizando na clareza, organização e pertinência dos argumentos utilizados. Para melhor trabalhar esta aula, leia sobre debate aqui.
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos tenham dificuldade de obedecer os tempos de apreciação e réplica na ocasião de simularem debates. Mostre-os que faz parte da atuação na vida pública o respeito às normas de um debate.
Referências sobre o assunto: Professor para aprofundar seus conhecimentos sobre oralidade, pesquise aqui.
DELL’ISOLA, R. L. P. Prefácio – uma onda no ar: a oralidade. In: ARAÚJO, Denise Lino de; SILVA, Williany Miranda da (orgs.). Oralidade em foco: conceito, descrição e experiências de ensino. Campina Grande: Bagagem, 2013.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco falada. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
Tema da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Professor, para iniciar a aula, trabalhe as palavras em destaque no slide, construindo com os alunos os conceitos. Leia o diálogo e pergunte a eles qual a estratégia utilizada pelo filho para convencer a mãe a fazer o que ele queria. Provavelmente os alunos dirão que ele respondeu ao argumento da mãe com outro argumento, então, mostre-os que o filho respondeu ao argumento da mãe e analise com os alunos a resposta que ela deu, por último.
- Passe para a leitura do texto de venda e pergunte aos alunos se naquele contexto eles reconhecem o que é uma réplica.
- Chame a atenção dos alunos sobre as duas ocorrências da palavra réplica e peça que eles imaginem os significados em cada situação. (É possível que, no segundo caso, os alunos relacionem a palavra a cópia). Direcione a construção do conceito, explicando que todos têm direito de resposta em uma conversa ou debate, mas que para isso é preciso que escutem o outro e respeitem também o seu direito de se manifestar.
- Professor, para orientar e aprofundar os conceitos construídos sobre a expressão “réplica”, orientando que neste caso, trata-se do direito de resposta e defesa de refutações sobre argumentos proferidos. Veja aqui alguns significados que podem subsidiá-lo nessa orientação.