Plano de aula: Propaganda política em debate: exercitando a oralidade

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: Nesta aula, para trabalhar a oralidade no gênero propaganda política, os alunos trabalharão com propostas em debate. O debate é um gênero textual que explora a capacidade oral de argumentação, focalizando na clareza, organização e pertinência dos argumentos utilizados. Para melhor trabalhar esta aula, leia sobre debate aqui.

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos tenham dificuldade de obedecer os tempos de apreciação e réplica na ocasião de simularem debates. Mostre-os que faz parte da atuação na vida pública o respeito às normas de um debate.

Referências sobre o assunto: Professor para aprofundar seus conhecimentos sobre oralidade, pesquise aqui.

DELL’ISOLA, R. L. P. Prefácio – uma onda no ar: a oralidade. In: ARAÚJO, Denise Lino de; SILVA, Williany Miranda da (orgs.). Oralidade em foco: conceito, descrição e experiências de ensino. Campina Grande: Bagagem, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

______. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco falada. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

Tema da aula

Orientações:

• Professor, para iniciar a aula, trabalhe as palavras em destaque no slide, construindo com os alunos os conceitos. Leia o diálogo e pergunte a eles qual a estratégia utilizada pelo filho para convencer a mãe a fazer o que ele queria. Provavelmente os alunos dirão que ele respondeu ao argumento da mãe com outro argumento, então, mostre-os que o filho respondeu ao argumento da mãe e analise com os alunos a resposta que ela deu, por último.
  • Passe para a leitura do texto de venda e pergunte aos alunos se naquele contexto eles reconhecem o que é uma réplica.
  • Chame a atenção dos alunos sobre as duas ocorrências da palavra réplica e peça que eles imaginem os significados em cada situação. (É possível que, no segundo caso, os alunos relacionem a palavra a cópia). Direcione a construção do conceito, explicando que todos têm direito de resposta em uma conversa ou debate, mas que para isso é preciso que escutem o outro e respeitem também o seu direito de se manifestar.
  • Professor, para orientar e aprofundar os conceitos construídos sobre a expressão “réplica”, orientando que neste caso, trata-se do direito de resposta e defesa de refutações sobre argumentos proferidos. Veja aqui alguns significados que podem subsidiá-lo nessa orientação.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos