Plano de Aula
Plano de aula: Gênero textual propaganda política e atuação na vida pública - reconhecer para participar
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda Política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de
Materiais necessários: Para esta aula, você precisará de material multimídia com computador, projetor de imagem e som; cartolinas, cola, tesoura, hidrocor, fita adesiva, papel sulfite (material para construção do mural).
Informações sobre o gênero: Professor, propaganda política é gênero que contempla três tipos: propaganda partidária, propaganda intrapartidária e propaganda eleitoral.Propaganda partidária é aquela que tem o objetivo impessoal de propagar a ideologia do partido político, por meio da difusão do seu ideário e da divulgação da posição oficial da agremiação em relação a temas político-comunitários. Também é denominada de propaganda doutrinária ou político-ideológica. Propaganda eleitoral é aquela que apresenta os candidatos e suas propostas de trabalho, com o objetivo exclusivo de conquistar a simpatia e o voto dos eleitores.
Para aprofundar seus conhecimentos acerca do tema, você pode consultar este artigo. Para compreender um pouco mais sobre a construção do sentido no gênero propaganda, sugerimos esta leitura, professor.
Dificuldades antecipadas: O não reconhecimento do poder político e atuante que os jovens possam ter; a conscientização do seu papel na vida pública pode não instigar o interesse. Desconhecimento acerca do sistema eleitoral brasileiro.
Referências sobre o assunto: ASSIS, André A construção dialógica no gênero propaganda. http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220
BRAGA, Flávio. As modalidades da propaganda política. Estado de S. Paulo. Disponível em: https://www.blogsoestado.com/flaviobraga/2010/06/18/as-modalidades-de-propaganda-politica/
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003. COSTA, Ana Gabriela. O gênero textual propaganda. http://www.ufjf.br/ppglinguistica/files/2009/12/LARA-Ana-Gabriela-da-Costa-2008-Dissertação.pdf.
LIMA, Marília. Dialogismo e construção d sentido no gênero propaganda: possíveis diálogos entre discurso político e marketing viral. Disponível em: rwww.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/download/38228/19371
MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. 3ª edição. Ed. Pontes
OLIVEIRA, Sheila. Palanque eletrônico. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3404/1/arquivo4631_1.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Professor, organize a sala de aula em meia lua para que os alunos possam interagir melhor entre si nesta aula.
- Peça a um aluno que leia o título da aula.
- Oriente-os a refletirem um pouco sobre o que está escrito na apresentação. Para isso, traga os conhecimentos prévios dos alunos para o de início da aula, indagando:
- O que vocês entendem por vida pública? (Espera-se que os alunos respondam a este questionamento considerando a vida de personalidades famosas, assim, direcione a discussão para a atuação como cidadãos ativos).
- Vocês acham que política tem a ver com melhorar o atendimento na saúde, a qualidade do transporte público, as escolas e a educação? Por quê? (Provavelmente os alunos responderão que deveriam melhor esses aspectos, mas podem se mostrar desacreditados diante do quadro atual da economia. Oriente-os sobre a importância da atuação deles para a mudança, no decorrer desta aula)
- Vocês acham que analisar uma propaganda política é participar da vida pública do país? (Provavelmente os alunos não entendam análise da propaganda como participação na vida pública, então, oriente-os dizendo da importância de se reconhecer as intencionalidades em uma propaganda política para uma boa atuação na vida pública, de forma ativa e crítica.
4. Formule, com a ajuda da turma, as respostas para as duas perguntas e anote-as no quadro, Ao final da aula essas respostas serão retomadas,
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Professor, caso não tenha como projetar esta imagem em sala de aula, selecione e imprima imagens que retratem movimentos e mobilizações durante a ditadura civil e militar no Brasil. Referência disponível em: : http://www.asprabahia.com/a-historia-do-brasil-prova-o-gigante-nunca-dormiu/
- Apresente-as para a turma e oriente os alunos a analisarem-nas. Faça perguntas que instiguem análises mais diretas:
- O que vocês acham que as pessoas das fotos estão fazendo? Por que estão fazendo isso? (É possível que os alunos associem as imagens com manifestações contemporâneas de protestos.)
- Levantem hipóteses: quais situações ou ações devem ter gerado esse movimento da foto? (É possível que os alunos se manifestem a respeito de altos tributos e falem sobre cobranças de direitos que não são respeitados.)
Neste momento, os alunos devem ser incentivados a falarem, espontaneamente, acerca das perguntas acima.
- Professor, contextualize o momento histórico (Diretas Já) que mostra que ainda não havia eleições , para isso, exiba este vídeo para a turma.
Materiais complementares: Imagens pré-selecionadas de movimentos e/ou manifestações durante a Ditadura no Brasil.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=1Hb3uLDgfbI&t=29s e passe o vídeo para a turma.
- Antes do vídeo é importante retomar algumas das características do gênero, e pedir para que eles percebam a presença dessas características em especial na linguagem verbal, visual e musical que são fundamentais para a construção de sentido do texto.
- Esse vídeo faz uma sátira sobre a criação de propagandas políticas, mostrando as intencionalidades e ações que motivam cada etapa de tentativa de convencimento do eleitor.
- Após o vídeo, peça aos alunos que, em duplas, façam a interpretação do vídeo, redigindo um parágrafo sobre o papel de uma propaganda política na vida pública dos cidadãos. Faça a socialização dos parágrafos na aula, pedindo que os alunos leiam suas produções.
- Volte ao slide anterior e instigue, por meio de questionamentos, os alunos a refletirem sobre as duas realidades.
Sugestões de questionamentos:
- As pessoas na imagem reivindicavam o direito de participação na vida pública, reivindicavam a democracia. Que conceito você daria para democracia? (É possível que os alunos relacionem o conceito ao direito de votar)
- Qual a relação entre a situação das pessoas na imagem e o que foi narrado no vídeo? (Na imagem as pessoas desejam participar mais efetivamente da vida pública; no vídeo, vemos como uma propaganda pode ser direcionada para, às vezes, desvirtuar o direito à democracia que o povo conquistou.)
- Você sabe como são feitas as leis de nosso país? (Provavelmente eles responderão que são feitas exclusivamente pelos políticos, logo, retruque com a pergunta a seguir)
- Votar tem alguma relação com as leis que vigoram em nosso país? (provavelmente os alunos desacreditarão na ligação do ato de votar com a formulação das leis. Oriente-os sobre a relação, no decorrer desta aula, e na relação entre as Diretas Já e o quadro atual do país).
Aqui reside a importância de conhecer o gênero propaganda política e saber interpretá-lo
Materiais complementares: Computador, com acesso à internet, projetor multimídia e tela.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Professor, após pedir que os alunos reflitam sobre a indagação do slide, acesse o link do Superior Tribunal Eleitoral, na página que trata das definições de propagandas políticas e os leve a conhecer a Lei de n. 9.504/1997: http://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/artigos/propaganda-politico-eleitoral . Caso não tenha acesso à internet na sala de aula, pesquise previamente no link indicado e compile os conceitos. Imprima-os e leve para os alunos.
- Passe para o slide seguinte para dar continuidade à reflexão.
Materiais complementares: computador com acesso à internet, material multimídia para projeção.
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Exiba as perguntas do slide para a turma e conceda 10 minutos para que os alunos formulem respostas, em pequenos grupos, para os questionamentos.
- Possibilidades de respostas:
- Fazendo a gente saber exercer melhor o direito de escolha e de voto; fazendo com que nos tornemos pessoas mais engajadas nas causas sociais. - -Propagandas de políticos em busca de votos; propagandas de partidos em busca de filiados; propagandas do governo para mostrar serviços.
- Sim, pois a propaganda política é um subsídio para orientar escolhas que se forem feitas de maneira equivocada podem trazer sérias consequências.
Materiais complementares: computador com material multimídia para projeção.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Professor, para o fechamento desta aula, sugerimos que abra um debate, direcionado a partir das reflexões dos slides.
- Possibilidade de respostas: - Os grupos de mulheres e de negros tem pouca representatividade porque são grupos que durante muito tempo na história foram subjugados e não tiveram seus direitos reconhecidos ou legitimados, por isso aparecem com menor frequência na atuação da vida pública. - É possível mudar, escolhendo como representantes pessoas que realmente se importam com o povo, pessoas honestas...
- Para finalizar, estimule-os a falarem seus pareceres, espontaneamente, sugerindo que a turma, posteriormente, sistematize as respostas afins e monte um mural de reflexão na sala de aula. Caso você não disponha de material para exibição do slide, anote os questionamentos no quadro ou flipchart.
Materiais complementares: Cartolinas, cola, tesoura, hidrocor, fita adesiva, papel sulfite.(material para construção do mural)
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Encaminhe à turma, pelo Whatsapp, o título da aula: Propaganda política e atuação na vida pública – reconhecer para participar. Oriente-os a refletir um pouco sobre o que está escrito na apresentação.
Introdução
Envie à turma alguns questionamentos: o que vocês entendem por vida pública? (Espera-se que os alunos respondam considerando a vida de personalidades famosas, portanto, direcione a discussão para a atuação como cidadãos ativos.) Vocês acham que política tem a ver com melhorar o atendimento à saúde, a qualidade do transporte público, as escolas e a educação? Por quê? (Provavelmente eles responderão que deveriam melhorar esses aspectos, mas podem se mostrar desacreditados diante do quadro atual da economia. Oriente-os sobre a importância da atuação deles para a mudança, no decorrer desta aula.) Vocês acham que analisar uma propaganda política é participar da vida pública do país? (Provavelmente os alunos não entenderão a análise da propaganda como participação na vida pública, então, oriente-os falando da importância de se reconhecer as intencionalidades em uma propaganda política para uma boa atuação na vida pública, de forma ativa e crítica.)
Desenvolvimento
Compartilhe com os alunos imagens que retratem movimentos e mobilizações durante a ditadura civil e militar no Brasil – referência disponível aqui. Oriente-os a analisarem-nas. Encaminhe perguntas que instiguem análises mais diretas: o que vocês acham que as pessoas das fotos estão fazendo? Por que estão fazendo isso? (É possível que os alunos associem as imagens com manifestações contemporâneas de protestos.) Levante hipóteses: quais situações ou ações devem ter gerado esse movimento da foto? (É possível que se manifestem a respeito de altos tributos e falem sobre cobranças de direitos que não são respeitados.) Neste momento, os alunos devem ser incentivados a falar, espontaneamente, acerca das perguntas acima. Professor, contextualize o momento histórico (Diretas Já), quando ainda não havia eleições diretas – para isso, exiba o vídeo disponível aqui. Materiais complementares: imagens pré-selecionadas de movimentos e/ou manifestações durante a ditadura no Brasil. Após encaminhar o vídeo, peça aos alunos que, em duplas, façam sua interpretação, redigindo um parágrafo sobre o papel de uma propaganda política na vida pública dos cidadãos. Socialize as produções dos colegas no grupo do WhatsApp. Volte ao slide anterior e, por meio de questionamentos (veja as sugestões no plano original), instigue os alunos a refletirem sobre as duas realidades. Encaminhe também o slide seguinte (veja no plano original) para dar continuidade à reflexão. Solicite que formulem suas respostas em pequenos grupos, que poderão socializar por meio de chamada de áudio, vídeo ou mensagem, no WhatsApp.
Fechamento
Professor, para o fechamento desta aula, sugerimos que abra um debate, direcionado a partir das reflexões dos slides (veja no plano original). Para isso, escolha ou sorteie alguns alunos para que se expressem por áudio, no grupo da turma.
Convite às famílias
Os alunos poderão ser convidados a questionarem seus familiares sobre o que eles entendem quanto a vida pública e propaganda política.