Plano de aula: Propostas e argumentação em vídeo-minuto na propaganda política

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política

Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Projetor multimídia, material para gravação de vídeo - celular.

Informações sobre o gênero: Nesta aula, para trabalhar a oralidade no gênero propaganda política, os alunos trabalharão com propostas em vídeos. Os vídeos são gêneros textuais modernos que se ligam à esfera tecnológica, acompanhando as adaptações e evolução da comunicação humana. Conheça um interessante projeto que trabalha com vídeo minuto: http://festivaldominuto.com.br/

Referências sobre o assunto:

Para aprofundar seus conhecimentos sobre oralidade, pesquise: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/2432/oralidade-e-ensino-de-lingua-portuguesa

DELL’ISOLA, R. L. P. Prefácio – uma onda no ar: a oralidade. In: ARAÚJO, Denise Lino de; SILVA, Williany Miranda da (orgs.). Oralidade em foco: conceito, descrição e experiências de ensino. Campina Grande: Bagagem, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

______. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco falada. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente o tema da aula para os alunos, lendo o slide. Peça que eles reflitam sobre a indagação e tentem respondê-la. Eles podem ter dificuldade de responder porque um minuto é um tempo muito curto. Então passe para o próximo slide.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos