Plano de aula: Advérbios como força argumentativa na propaganda política

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cartaz de propaganda política - material multimídia para projeção.

Informações sobre o gênero: Este plano prioriza o gênero propaganda política. Para conhecer um pouco mais sobre esse gênero textual, leia aqui.

DOMENACH, Jean-Marie. A Propaganda Política. Disponível em: .

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em relacionar a ideia de movimento à argumentação. As dúvidas devem ser dirimidas no decorrer desta aula.

Referências sobre o assunto:

FERNANDES, Célia Bassuma. Recursos Argumentativos na Publicidade: os operadores. Signo, v33, n55. Santa Cruz do Sul - RS, 2008. p.55-65. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/390>.

KANTHACK, Gessilene Silveira. Advérbios modalizadores em-mente: uma descrição de propriedades sintático-semânticas. Recorte - revista eletrônica, ano 9, nº1, 2012.

Tema da aula

Orientações:

• Leia o tema da aula para a turma.
  • Pergunte aos alunos sobre o que lembram sobre advérbio e realce o que ficar de lacunas, fazendo uma breve revisão. Faça o mesmo com o conceito de argumentação.
  • Explique que os advérbios formam uma classe de palavras e questione a eles como uma palavra poderia fortalecer um argumento para convencer um interlocutor.
  • Possibilidade de resposta: provavelmente, aqui, os alunos ainda não consigam enxergar como uma palavra pode fortalecer ou alterar uma argumentação, então passe para o slide seguinte.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos