Plano de Aula

Plano de aula: Identificando os elementos da propaganda política em sala de aula

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia; Dado, papel creative colorido para impressão dos cards do jogo.

Informações sobre o gênero: Neste plano de aula será tratado o gênero Propaganda Política que é um gênero que contempla três tipos: propaganda partidária, propaganda intrapartidária e propaganda eleitoral. Para melhor trabalhar os conceitos e características, bem como o campo de atuação, sugiro a leitura do texto no link.

Dificuldades antecipadas: Ao tentar conceituar com os alunos o conceito de política os alunos podem entender como partidarização ou mesmo doutrinação, estabeleça com eles que não será permitido falar sobre partidos, ou mesmo campos políticos ideológicos nesta aula.

Referências sobre o assunto:

ASSIS, André A construção dialógica no gênero propaganda. http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220

BRAGA, Flávio. As modalidades da propaganda política. Estado de S. Paulo. Disponível em: https://www.blogsoestado.com/flaviobraga/2010/06/18/as-modalidades-de-propaganda-politica/

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.

http://home.ufam.edu.br/andersonlfc/Economia_Etica/Convite%20%20Filosofia%20-%20Marilena%20Chaui.pdf

tema da aula
tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Professor, para iniciar esta aula, exiba o slide e, após a leitura do título da aula, questione os alunos sobre os conhecimentos prévios que eles trazem a respeito da participação democrática e do gênero textual propaganda política. Esses conhecimentos foram trabalhados na aula 1 desta sequência de 15 aulas. Indague aos alunos sobre seus conhecimentos a respeito da condição de cidadãos: Vocês conhecem seus direitos e deveres enquanto cidadãos brasileiros? (Provavelmente os alunos responderão sobre os direitos mais comuns que forem convenientes a eles: direito de ter escola, direito de ter moradia, direito à saúde.)
  • No decorrer desta aula, vá sugerindo a importância de se conhecer direitos e deveres para o pleno exercício da cidadania.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos