Plano de Aula
Plano de aula: Jingles e propaganda política
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: Nesta aula, para trabalhar a oralidade no gênero propaganda política, os alunos trabalharão com propostas em jingles, que é uma expressão inglesa que remete à oralidade musical de textos curtos, de fácil memorização, com a finalidade persuasiva. Para melhor trabalhar esta aula, leia sobre debate aqui.
Referências sobre o assunto: Para aprofundar seus conhecimentos sobre oralidade, pesquise aqui.
ARRUDA-FERNANDES, Vânia Maria Bernardes. As funções sociais do gênero publicitário. Estudos Linguísticos XXXI, 2002. CD-ROM.
BAKHTIN, Mikhail (1953). Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
MORAES, Vânia. A propaganda social no ensino médio: da leitura crítica à produção de peças publicitárias. In Lopes-Rossi (org). Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. Taubaté-SP. Cabral Editora, 2002.
SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 1998.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Da distinção entre tipos, gêneros e subtipos de textos. In: Estudos Linguísticos. Marília: Fundação “Eurípedes Soares da Rocha”, v. XXX, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Para iniciar esta aula, leia o tema para os alunos e pergunte a eles se tem alguma música de propaganda que eles lembram. Provavelmente os alunos lembrar-se-ão de alguns jingles, embora ainda não tenha sido constituído esse conceito nesta aula.
- Anote alguns trechos que os alunos cantarem. Pergunte a que estão associadas as músicas que eles lembraram. Provavelmente estarão associadas a produtos ou empresas - no geral ligadas à propagandas publicitárias.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO