Plano de aula: Jingles e propaganda política

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política

Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: Nesta aula, para trabalhar a oralidade no gênero propaganda política, os alunos trabalharão com propostas em jingles, que é uma expressão inglesa que remete à oralidade musical de textos curtos, de fácil memorização, com a finalidade persuasiva. Para melhor trabalhar esta aula, leia sobre debate aqui.

Referências sobre o assunto: Para aprofundar seus conhecimentos sobre oralidade, pesquise aqui.

ARRUDA-FERNANDES, Vânia Maria Bernardes. As funções sociais do gênero publicitário. Estudos Linguísticos XXXI, 2002. CD-ROM.

BAKHTIN, Mikhail (1953). Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MORAES, Vânia. A propaganda social no ensino médio: da leitura crítica à produção de peças publicitárias. In Lopes-Rossi (org). Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. Taubaté-SP. Cabral Editora, 2002.

SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 1998.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Da distinção entre tipos, gêneros e subtipos de textos. In: Estudos Linguísticos. Marília: Fundação “Eurípedes Soares da Rocha”, v. XXX, 2001.

Tema da aula

Orientações:

• Para iniciar esta aula, leia o tema para os alunos e pergunte a eles se tem alguma música de propaganda que eles lembram. Provavelmente os alunos lembrar-se-ão de alguns jingles, embora ainda não tenha sido constituído esse conceito nesta aula.
  • Anote alguns trechos que os alunos cantarem. Pergunte a que estão associadas as músicas que eles lembraram. Provavelmente estarão associadas a produtos ou empresas - no geral ligadas à propagandas publicitárias.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos