Plano de Aula

Plano de aula: Reconhecendo as proposições no gênero propaganda política

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda Política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura

Materiais necessários: Para esta aula, você precisará de projetor multimídia e som.

Informações sobre o gênero:Neste plano de aula será tratado o gênero Propaganda Política que é um gênero que contempla três tipos: propaganda partidária, propaganda intrapartidária e propaganda eleitoral. Aqui, o intuito é levar os alunos a compreenderem e se posicionarem criticamente diante das propagandas políticas. Para melhor trabalhar os conceitos e características, bem como o campo de atuação, sugiro a leitura do texto no link.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de fazer interpretações mais críticas sobre as propagandas, mas devem ser direcionados a ter um olhar mais cuidadoso diante das proposições apresentadas nos textos.

Referências sobre o assunto: ASSIS, André A construção dialógica no gênero propaganda. http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220

BRAGA, Flávio. As modalidades da propaganda política. Estado de S. Paulo. Disponível em: https://www.blogsoestado.com/flaviobraga/2010/06/18/as-modalidades-de-propaganda-politica/

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000. http://home.ufam.edu.br/andersonlfc/Economia_Etica/Convite%20%20Filosofia%20-%20Marilena%20Chaui.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Professor, indague seus alunos sobre os conhecimentos prévios que possam ter sobre a frase exibida no slide.

a) Com qual finalidade são criadas as propagandas políticas? (É provável que os alunos encaminhem as respostas para apenas o critério de ganho de votos; essas respostas servirão de norte para ampliação das discussões no decorrer da aula)

b) Quem é o público-alvo das propagandas políticas?

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos