Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecendo as proposições no gênero propaganda política
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda Política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura
Materiais necessários: Para esta aula, você precisará de projetor multimídia e som.
Informações sobre o gênero:Neste plano de aula será tratado o gênero Propaganda Política que é um gênero que contempla três tipos: propaganda partidária, propaganda intrapartidária e propaganda eleitoral. Aqui, o intuito é levar os alunos a compreenderem e se posicionarem criticamente diante das propagandas políticas. Para melhor trabalhar os conceitos e características, bem como o campo de atuação, sugiro a leitura do texto no link.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de fazer interpretações mais críticas sobre as propagandas, mas devem ser direcionados a ter um olhar mais cuidadoso diante das proposições apresentadas nos textos.
Referências sobre o assunto: ASSIS, André A construção dialógica no gênero propaganda. http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220
BRAGA, Flávio. As modalidades da propaganda política. Estado de S. Paulo. Disponível em: https://www.blogsoestado.com/flaviobraga/2010/06/18/as-modalidades-de-propaganda-politica/
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000. http://home.ufam.edu.br/andersonlfc/Economia_Etica/Convite%20%20Filosofia%20-%20Marilena%20Chaui.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1. Professor, indague seus alunos sobre os conhecimentos prévios que possam ter sobre a frase exibida no slide.
a) Com qual finalidade são criadas as propagandas políticas? (É provável que os alunos encaminhem as respostas para apenas o critério de ganho de votos; essas respostas servirão de norte para ampliação das discussões no decorrer da aula)
b) Quem é o público-alvo das propagandas políticas?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO