Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecendo as proposições no gênero propaganda política
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda Política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura
Materiais necessários: Para esta aula, você precisará de projetor multimídia e som.
Informações sobre o gênero:Neste plano de aula será tratado o gênero Propaganda Política que é um gênero que contempla três tipos: propaganda partidária, propaganda intrapartidária e propaganda eleitoral. Aqui, o intuito é levar os alunos a compreenderem e se posicionarem criticamente diante das propagandas políticas. Para melhor trabalhar os conceitos e características, bem como o campo de atuação, sugiro a leitura do texto no link.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de fazer interpretações mais críticas sobre as propagandas, mas devem ser direcionados a ter um olhar mais cuidadoso diante das proposições apresentadas nos textos.
Referências sobre o assunto: ASSIS, André A construção dialógica no gênero propaganda. http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220
BRAGA, Flávio. As modalidades da propaganda política. Estado de S. Paulo. Disponível em: https://www.blogsoestado.com/flaviobraga/2010/06/18/as-modalidades-de-propaganda-politica/
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000. http://home.ufam.edu.br/andersonlfc/Economia_Etica/Convite%20%20Filosofia%20-%20Marilena%20Chaui.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1. Professor, indague seus alunos sobre os conhecimentos prévios que possam ter sobre a frase exibida no slide.
a) Com qual finalidade são criadas as propagandas políticas? (É provável que os alunos encaminhem as respostas para apenas o critério de ganho de votos; essas respostas servirão de norte para ampliação das discussões no decorrer da aula)
b) Quem é o público-alvo das propagandas políticas?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO