
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico estático/animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Laboratório de informática com acesso à internet, um infográfico impresso ou projetado em data-show, imagem disponível em http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html. Caso não haja computadores disponíveis na escola, os alunos podem usar seus celulares. Também será necessário um espaço na escola onde os alunos possam montar um painel.
Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra diferentes modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades para compreender o termo curadoria.
Algumas dificuldades também podem ser encontradas, como selecionar textos, falta de conhecimento de fontes confiáveis, limitações no laboratório de informática e dificuldade de acesso à internet. Tais dificuldades podem ser superadas com agrupamento dos alunos nos computadores disponíveis ou uso do celular para realizar as atividades da aula.
Em relação ao uso do celular em sala de aula, a própria BNCC reconhece que as práticas de linguagem contemporâneas envolvem cada vez mais gêneros multissemióticos e multimidiáticos, o que prevê também diferentes formas de acesso a eles, além dos tradicionais. O referido documento também reconhece a demanda que se coloca para a escola de contemplar os novos letramentos e de atentar-se ao uso qualificado e ético das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (doravante, TDIC). Assim, o uso do celular, de forma consciente e com fins educacionais, é uma possibilidade de trabalho com as TDIC.
Referências sobre o assunto:
O termo curadoria da informação surge no contexto das mídias digitais. Na medida em que ocorre a expansão da sociedade digitalizada, esse termo passa a ser utilizado para uma diversidade de ações que envolvem segmentação, filtragem de conteúdo e organização de dados, a partir de critérios ou recortes, para posterior envio ao público leitor, por meio de compartilhamento em canais acessíveis.
Mais informações disponíveis em:
Referências sobre infográficos:
DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm
https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905
http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf
http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf
http://revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos, bem como uma breve explicação do que é curadoria.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Folhas em branco, folhas sulfites, canetas, lápis de cor, fita adesiva.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: Padlet – recurso para criação de um mural online, gravação de vídeo e áudio, e interação por chat (tutorial disponível aqui). Esse recurso pode ser usado no computador ou no celular.
Programa para remover fundo de imagens, disponível aqui. Basta fazer o upload da imagem e ela já aparece sem fundo.
Para os alunos fazerem a curadoria de imagens em acervos abertos: Pixabay, disponível aqui; Pxhere, disponível aqui; Unsplash, disponível aqui; Pexels, disponível aqui; PublicDomainPictures, disponível aqui, e Nappy, disponível aqui.
- Opcionais: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos.
Introdução: Curador e curadoria
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Previamente, crie um mural do Padlet e insira nele as seguintes questões: vocês já ouviram falar em curador e curadoria? Sabem o que significa fazer curadoria de informações? Envie o link do Padlet aos alunos e inclua um áudio no mural com informações sobre o estudo que será empreendido nesta aula. Solicite que os alunos respondam às duas questões no próprio Padlet, na aba de comentários da publicação.
Após essa interação no Padlet, suba o arquivo da imagem do infográfico “Como vivem os esquimós”, conforme o slide de introdução do plano, e apresente-o aos alunos. Seguindo a orientação da introdução do plano, solicite que os alunos levantem questões e hipóteses sobre quais informações seriam necessárias para elaborar um infográfico sobre o tema sugerido na imagem. Guie a interação no Padlet de modo que os alunos relacionem o termo curadoria à realização de pesquisas a partir de recortes e critérios pré-estabelecidos, como o tema e as ilustrações presentes na imagem. Esclareça que essa imagem será retomada em outro momento, no qual poderão validar suas hipóteses.
Desenvolvimento: Praticando a curadoria
Grave um vídeo, no mural do Padlet, lançando aos alunos o desafio de reorganizar o mural, criado por você e pelo qual estão interagindo nesta aula, transformando-o em um mural temático e colaborativo sobre um único tema de divulgação científica de assuntos atuais ou interessantes para eles, como energia, lixo espacial, alguma espécie animal etc. Explique que, para isso, precisarão exercer o papel de curadores da informação. Sorteie entre os grupos recortes para realizarem a pesquisa. Por exemplo, se o tema for energia solar, os recortes podem ser vantagens e desvantagens do emprego desse tipo de energia, iniciativas no Brasil, explicação sobre o processo de captação da energia solar e energia solar para indústrias e para residências.
Oriente os alunos a: 1. Realizarem pesquisas e seleção de materiais no laboratório de informática ou nos celulares, a partir de fontes confiáveis; 2. Selecionarem duas informações sobre o recorte do tema; 3. Pensarem no modo como apresentar a informação, escolhendo a cor de fundo do mural e o layout desejado, fazendo uso de imagens. Como será um único mural no Padlet para todos, o ideal é tomarem as decisões coletivamente. As pesquisas poderão ser realizadas em duplas ou trios, de modo que cada equipe pesquise sobre um tópico para alimentar a página. Oriente os alunos a não copiarem simplesmente os textos da internet, mas a reescrevê-los, sempre citando as fontes. Oriente-os também a fazer uso de imagens para ilustrarem as pesquisas, usando os acervos abertos; se quiserem, podem até retirar o fundo das imagens.
Fechamento: O que você aprendeu sobre curadoria?
Questione os alunos se perceberam que uma das tarefas do curador é organizar dados a partir de critérios e recortes. Dê a seguinte orientação a eles: considerando o mural criado no Padlet, escrevam e publiquem nos comentários uma síntese de um parágrafo sobre o que aprendemos nesta aula.
Convite às famílias
Estimule os alunos a compartilharem o link do mural no Padlet com seus familiares para que o trabalho colaborativo da classe possa ser apreciado. Incentive-os também a conversarem com seus familiares sobre o significado e a importância de se fazer curadoria da informação. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: