Plano de Aula
Plano de aula: Infográficos e curadoria: a seleção e filtragem de informações a partir de critérios
Plano 2 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico estático/animado e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Laboratório de informática com acesso à internet, um infográfico impresso ou projetado em data-show, imagem disponível em http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html. Caso não haja computadores disponíveis na escola, os alunos podem usar seus celulares. Também será necessário um espaço na escola onde os alunos possam montar um painel.
Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra diferentes modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que esse gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar-lhes que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades para compreender o termo curadoria.
Algumas dificuldades também podem ser encontradas, como selecionar textos, falta de conhecimento de fontes confiáveis, limitações no laboratório de informática e dificuldade de acesso à internet. Tais dificuldades podem ser superadas com agrupamento dos alunos nos computadores disponíveis ou uso do celular para realizar as atividades da aula.
Em relação ao uso do celular em sala de aula, a própria BNCC reconhece que as práticas de linguagem contemporâneas envolvem cada vez mais gêneros multissemióticos e multimidiáticos, o que prevê também diferentes formas de acesso a eles, além dos tradicionais. O referido documento também reconhece a demanda que se coloca para a escola de contemplar os novos letramentos e de atentar-se ao uso qualificado e ético das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (doravante, TDIC). Assim, o uso do celular, de forma consciente e com fins educacionais, é uma possibilidade de trabalho com as TDIC.
Referências sobre o assunto:
O termo curadoria da informação surge no contexto das mídias digitais. Na medida em que ocorre a expansão da sociedade digitalizada, esse termo passa a ser utilizado para uma diversidade de ações que envolvem segmentação, filtragem de conteúdo e organização de dados, a partir de critérios ou recortes, para posterior envio ao público leitor, por meio de compartilhamento em canais acessíveis.
Mais informações disponíveis em:
Referências sobre infográficos:
DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.
https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm
https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905
http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf
http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf
http://revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos, bem como uma breve explicação do que é curadoria.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO