Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo o gênero do discurso infográfico

Plano 1 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Infográfico estático e animado

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a aula aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero infográfico e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários:

Um infográfico estático impresso que circule em suportes como revistas, jornais e livros didáticos; tabelas e gráficos e sala de informática para assistir a um infográfico animado/em movimento. Caso não seja possível imprimir infográfico, tabela e imagem, você pode projetá-los. Se a escola não disponibilizar de sala de informática, é possível mostrar o infográfico animado em um computador ou notebook ou projetá-lo.

Sugestões de links para infográficos, tabela e gráfico:

Gráfico disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/18384-pnad-c-trabalho-infantil-noticia.html.

Tabela disponível em: https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=662&tbm=isch&sa=1&ei=wppTW7CrAciVwASo8bnIBw&q=tabela+ibge+2017&oq=tabela+ibge+2017&gs_l=img.3...1776453.1780990.0.1781402.16.14.0.0.0.0.0.0..0.0....0...1c.1.64.img..16.0.0....0.HBUj8tP7-x8#imgrc=CNjCCzM4zKY0TM:

Infográfico animado “Entenda como o zika deu a volta ao mundo”, disponível em: https://tvuol.uol.com.br/video/entenda-como-a-zika-deu-a-volta-ao-mundo-04024D9A3570DC816326.

Infográfico estático de divulgação científica, “Como vivem os esquimós”. Disponível em: <http://blogdoklil.blogspot.com/2012/08/infografico-revista-mundo-estranho.html >.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades em compreender o contexto de produção dos infográficos e em perceber as diferenças entre os textos propostos para análise.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm

https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905

http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf

http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf

http://www.revistaaledbr.ufscar.br/index.php/revistaaledbr/article/viewFile/59/54

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. Este gênero representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa, com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e as explicações.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente o gênero do discurso que será estudado para os alunos. Com o objetivo de levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, faça as seguintes perguntas:
  • Vocês já leram um infográfico?
  • Em que suporte eles pode aparecer?
  • Em que contexto e situações ele é lido?
  • Por ser um momento de sondagem, a conversa pode ser mais livre, sem preocupações com questões técnicas do gênero.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos