14455
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Texto didático: contexto de produção, composição e estilo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre texto didático

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maurício dos Santos Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral, e no campo de atuação “práticas de estudo e pesquisa”. A aula faz parte do módulo de leitura (abertura).

Materiais necessários: cópias impressas de uma página do livro: ADAS, M.; ADAS, S. Expedições geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: compreender a articulação lógica entre os diversos gêneros mobilizados em textos didáticos.

Referências sobre o assunto:

FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: . Acesso em: 3 out. 2018.

LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: . Acesso em: 3 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma a pergunta acima. Deixe que os alunos e as aluns se manifestem livremente. Nesse momento, o objetivo da pergunta é instigar a turma a discutir o assunto da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma a capa do livro Expedições geográficas, de Melhem Adas e Sergio Adas (você pode imprimi-la ou projetá-la).
  • Instigue a turma a realizar a leitura da capa do livro. Para isso, proponha a seguinte questão: "A partir da capa, o que podemos esperar do livro Expedições geográficas?". Caso a turma apresente dificuldades diante dessa pergunta, proponha outras que auxiliem na observação de certos elementos, tais como: "Qual assunto será abordado no livro?”; O que nos permite antecipar essa informação?”; “A palavra ‘expedição’ tem ligações com o assunto que será abordado no livro?”; “O que essa palavra nos sugere?”; “Na sua opinião, a imagem de uma criança manuseando um telescópio é uma boa escolha para a capa do livro? Por quê?”; “A figura observada pela criança tem relações com o assunto do livro? Quais?”; “O que o número 6 parece indicar sobre o livro?”; “Esse livro está ligado a algum espaço social específico?".
  • Proponha as questões de forma oral, permitindo que a turma se expresse livremente. Mantenha a capa do livro projetada, de modo a facilitar a observação dos elementos estudados. No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. O tempo sugerido para esta parte é de 5 minutos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide a turma a observar o currículo dos autores. Algumas palavras ou expressões (como “docente”, “graduação”, “pós-graduação”, “pós-doutorado”, “bacharel” e “licenciado”) talvez soem estranhas à turma. Nesse caso, explique brevemente os sentidos de cada termo (se houver tempo, os alunos e alunas podem realizar a busca por si mesmos em dicionários impressos ou virtuais).
  • Pergunte à turma: "A partir desses textos, o que podemos afirmar sobre os autores do livro Expedições geográficas? Quais são suas profissões?"
  • Proponha as questões oralmente, permitindo que a turma se expresse livremente.
  • Após ouvir a turma em relação a essas questões e às anteriores, sintetize os seguintes pontos: "Quem escreveu este livro?”; “A quem ele se destina?”; “Quais parecem ser as intenções ou os objetivos dos autores ao escrevê-lo?". No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que os alunos percebam que o livro foi escrito por professores especialistas, interessados em ensinar alunos de 6º ano a respeito dos conteúdos que compõem uma área específica do conhecimento, a Geografia. O tempo sugerido para esta parte é de 5 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma os textos do slide. Informe os alunos e as alunas que os textos foram retirados da página 18 do livro Expedições geográficas. Você pode imprimir cópias destes e dos outros textos utilizados neste plano. Nesse caso, tendo em vista a extensão do material, é recomendável a divisão da turma em grupos.
  • Proponha à turma as seguintes questões: ''Os textos cumprem as expectativas criadas pela leitura da capa?”; “Que características chamam mais a atenção nos textos?” Caso a turma tenha dificuldades diante dessas perguntas, proponha outras que auxiliem a observação de elementos estilísticos e composicionais dos textos, tais como: “Qual é o assunto abordado pelos textos?”; “Como são esses textos, contam uma história, descrevem, explicam...?”; “Os textos poderiam ser complementados com mais informações?”; “Há indícios nos textos que apontem para essa necessidade?". No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. É importante que os alunos percebam a ausência de imagens (sugerida pelas expressões “figura 6” e “figura 7”). Caso a turma note o destaque dados às palavras “biodiversidade”, “cênico” e “arquitetônico”, instigue os alunos e alunas a levantarem hipóteses a respeito dos destaques. Espera-se que a turma perceba a necessidade de definição dos termos destacados. O estudo de palavras-chave nos textos didáticos, contudo, não será abordado em detalhe neste plano. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 10 minutos.

Materiais complementares: os textos utilizados neste e nos próximos slides podem ser encontrados em Atividade para impressão nos Materiais Complementares.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Certifique-se que a turma percebeu a ausência de imagens nos textos apresentados anteriormente.
  • Apresente as imagens deste e dos próximos dois slides.
  • Pergunte: "O que acham das imagens?”; “O que as imagens têm a ver com os textos anteriores?” Caso a turma tenha dificuldades diante dessas perguntas, proponha outras que auxiliem a observação de elementos estilísticos e composicionais dos textos, tais como: “As imagens auxiliam a compreensão dos textos lidos anteriormente?”; “As imagens poderiam ser dispostas de maneira aleatória em meio aos textos? Se não, onde seria bom colocá-las?". Espera-se que a turma compreenda que as imagens se articulam à lógica de exposição dos textos, de modo a torná-los mais informativos.
  • No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. O tempo sugerido para esta etapa da tarefa é de 5 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Certifique-se que a turma percebeu a ausência de imagens nos textos apresentados anteriormente.
  • Apresente as imagens deste e dos próximos dois slides.
  • Pergunte: "O que acham das imagens?”; “O que as imagens têm a ver com os textos anteriores?” Caso a turma tenha dificuldades diante dessas perguntas, proponha outras que auxiliem a observação de elementos estilísticos e composicionais dos textos, tais como: “As imagens auxiliam a compreensão dos textos lidos anteriormente?”; “As imagens poderiam ser dispostas de maneira aleatória em meio aos textos? Se não, onde seria bom colocá-las?". Espera-se que a turma compreenda que as imagens se articulam à lógica de exposição dos textos, de modo a torná-los mais informativos.
  • No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. O tempo sugerido para esta etapa da tarefa é de 5 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Certifique-se que a turma percebeu a ausência de imagens nos textos apresentados anteriormente.
  • Apresente as imagens deste e dos próximos dois slides.
  • Pergunte: "O que acham das imagens?”; “O que as imagens têm a ver com os textos anteriores?” Caso a turma tenha dificuldades diante dessas perguntas, proponha outras que auxiliem a observação de elementos estilísticos e composicionais dos textos, tais como: “As imagens auxiliam a compreensão dos textos lidos anteriormente?”; “As imagens poderiam ser dispostas de maneira aleatória em meio aos textos? Se não, onde seria bom colocá-las?". Espera-se que a turma compreenda que as imagens se articulam à lógica de exposição dos textos, de modo a torná-los mais informativos.
  • No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. O tempo sugerido para esta etapa da tarefa é de 5 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma as legendas mostradas no slide.
  • Pergunte: "Você já viu textos como esses?”; “Que características mais chamam a atenção nesses textos?”; “Os textos parecem servir para algum fim específico?". Caso a turma tenha dificuldades diante dessas perguntas, proponha outras que auxiliem a observação de elementos estilísticos e composicionais dos textos, tais como: "Os textos contam histórias, explicam, informam etc.?”; “As duas expressões destacadas, ‘figura 7’ e ‘figura 6’ indicam alguma coisa?”; “Textos como esses costumam aparecer em posições determinadas ou podem ser dispostos de qualquer maneira no texto didático? Se não, onde seria recomendável que cada um dos textos aparecesse?" No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que a turma perceba a relação de complementaridade entre imagens e legendas no que diz respeito à informatividade. O tempo sugerido para esta etapa da tarefa é de 10 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma a página original do livro Expedições geográficas. Note que ela apresenta outros textos, como as seções “No seu contexto” e “Navegar é preciso”. Permita que os alunos e as alunas observem a disposição dos textos, assim como as possibilidades de visualização geradas no ambiente digital (ampliação de imagens, acesso a links, abertura e fechamento de caixas de textos). Tenha em vista a importância de permitir a análise da disposição visual da página. É recomendável o acesso à versão digital do livro.
  • Após a apreciação detalhada da página original, pergunte: “Do ponto de vista dos leitores e leitoras de um texto didático, é preciso ler todos os textos apresentados?”; “Seria possível ler somente um?”; “Como essas escolhas afetam a leitura e a compreensão do conteúdo proposto na página?”. Caso a turma tenha dificuldades diante dessas perguntas, proponha outras que auxiliem a observação do caráter complementar dos textos didáticos, tais como: “O objetivo dos textos didáticos (no caso, ensinar sobre um tópico de Geografia) seria cumprido caso lêssemos apenas um dos textos estudados?”; Poderíamos, por exemplo, apresentar somente as imagens ou somente as legendas?”; “Na sua opinião, há algum tipo de hierarquia entre os textos, isto é, algum texto parece mais ‘importante’ do que o outro? Se sim, como podemos notar essa hierarquia?”. No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que, ao fim desta discussão, os alunos e as alunas percebam o fato de que, apesar da pluralidade de textos, há uma relação clara de hierarquia entre eles, na medida em que as imagens, legendas e definições atuam de modo a esclarecer informações dos textos principais. O tempo sugerido para esta etapa da tarefa é de 10 minutos.

Materiais complementares: Você pode encontrar a página original nos Materiais Complementares, na Atividade para impressão.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma a página original do livro Expedições geográficas. Note que ela apresenta outros textos, como as seções “No seu contexto” e “Navegar é preciso”. Permita que os alunos observem a disposição dos textos, assim como as possibilidades de visualização geradas no ambiente digital (ampliação de imagens, acesso a links, abertura e fechamento de caixas de textos). Tenha em vista a importância de permitir a análise da disposição visual da página. É recomendável o acesso à versão digital do livro.
  • Após a apreciação detalhada da página original, pergunte: “Do ponto de vista dos leitores e leitoras de um texto didático, é preciso ler todos os textos apresentados?”; “Seria possível ler somente um?”; “Como essas escolhas afetam a leitura e a compreensão do conteúdo proposto na página?”. Caso a turma tenha dificuldades diante dessas perguntas, proponha outras que auxiliem a observação do caráter complementar dos textos didáticos, tais como: “O objetivo dos textos didáticos (no caso, ensinar sobre um tópico de Geografia) seria cumprido caso lêssemos apenas um dos textos estudados?”; Poderíamos, por exemplo, apresentar somente as imagens ou somente as legendas?”; “Na sua opinião, há algum tipo de hierarquia entre os textos, isto é, algum texto parece mais ‘importante’ do que o outro? Se sim, como podemos notar essa hierarquia?”. No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que, ao fim desta discussão, os alunos e as alunas percebam o fato de que, apesar da pluralidade de textos, há uma relação clara de hierarquia entre eles, na medida em que as imagens, legendas e definições atuam de modo a esclarecer informações dos textos principais. O tempo sugerido para esta etapa da tarefa é de 10 minutos.

Materiais complementares: Você pode encontrar a página original nos Materiais Complementares, na Atividade para impressão.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente questões que permitam à turma perceber o contexto de produção em torno dos textos didáticos (“Quem escreve textos didáticos?”; “Sobre o que falam os textos didáticos?”; “Para quem são destinados esses textos?”; “Em que lugares eles costumam circular?”) em sua relação com aspectos composicionais e estilísticos do gênero (presença de gêneros diversos, disposição visual, presença de sequências descritivas e explicativas, progressão lógica entre as partes do texto e entre seus textos de apoio).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral, e no campo de atuação “práticas de estudo e pesquisa”. A aula faz parte do módulo de leitura (abertura).

Materiais necessários: cópias impressas de uma página do livro: ADAS, M.; ADAS, S. Expedições geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: compreender a articulação lógica entre os diversos gêneros mobilizados em textos didáticos.

Referências sobre o assunto:

FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: . Acesso em: 3 out. 2018.

LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: . Acesso em: 3 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma a pergunta acima. Deixe que os alunos e as aluns se manifestem livremente. Nesse momento, o objetivo da pergunta é instigar a turma a discutir o assunto da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma a capa do livro Expedições geográficas, de Melhem Adas e Sergio Adas (você pode imprimi-la ou projetá-la).
  • Instigue a turma a realizar a leitura da capa do livro. Para isso, proponha a seguinte questão: "A partir da capa, o que podemos esperar do livro Expedições geográficas?". Caso a turma apresente dificuldades diante dessa pergunta, proponha outras que auxiliem na observação de certos elementos, tais como: "Qual assunto será abordado no livro?”; O que nos permite antecipar essa informação?”; “A palavra ‘expedição’ tem ligações com o assunto que será abordado no livro?”; “O que essa palavra nos sugere?”; “Na sua opinião, a imagem de uma criança manuseando um telescópio é uma boa escolha para a capa do livro? Por quê?”; “A figura observada pela criança tem relações com o assunto do livro? Quais?”; “O que o número 6 parece indicar sobre o livro?”; “Esse livro está ligado a algum espaço social específico?".
  • Proponha as questões de forma oral, permitindo que a turma se expresse livremente. Mantenha a capa do livro projetada, de modo a facilitar a observação dos elementos estudados. No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. O tempo sugerido para esta parte é de 5 minutos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide a turma a observar o currículo dos autores. Algumas palavras ou expressões (como “docente”, “graduação”, “pós-graduação”, “pós-doutorado”, “bacharel” e “licenciado”) talvez soem estranhas à turma. Nesse caso, explique brevemente os sentidos de cada termo (se houver tempo, os alunos e alunas podem realizar a busca por si mesmos em dicionários impressos ou virtuais).
  • Pergunte à turma: "A partir desses textos, o que podemos afirmar sobre os autores do livro Expedições geográficas? Quais são suas profissões?"
  • Proponha as questões oralmente, permitindo que a turma se expresse livremente.
  • Após ouvir a turma em relação a essas questões e às anteriores, sintetize os seguintes pontos: "Quem escreveu este livro?”; “A quem ele se destina?”; “Quais parecem ser as intenções ou os objetivos dos autores ao escrevê-lo?". No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que os alunos percebam que o livro foi escrito por professores especialistas, interessados em ensinar alunos de 6º ano a respeito dos conteúdos que compõem uma área específica do conhecimento, a Geografia. O tempo sugerido para esta parte é de 5 minutos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma os textos do slide. Informe os alunos e as alunas que os textos foram retirados da página 18 do livro Expedições geográficas. Você pode imprimir cópias destes e dos outros textos utilizados neste plano. Nesse caso, tendo em vista a extensão do material, é recomendável a divisão da turma em grupos.
  • Proponha à turma as seguintes questões: ''Os textos cumprem as expectativas criadas pela leitura da capa?”; “Que características chamam mais a atenção nos textos?” Caso a turma tenha dificuldades diante dessas perguntas, proponha outras que auxiliem a observação de elementos estilísticos e composicionais dos textos, tais como: “Qual é o assunto abordado pelos textos?”; “Como são esses textos, contam uma história, descrevem, explicam...?”; “Os textos poderiam ser complementados com mais informações?”; “Há indícios nos textos que apontem para essa necessidade?". No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. É importante que os alunos percebam a ausência de imagens (sugerida pelas expressões “figura 6” e “figura 7”). Caso a turma note o destaque dados às palavras “biodiversidade”, “cênico” e “arquitetônico”, instigue os alunos e alunas a levantarem hipóteses a respeito dos destaques. Espera-se que a turma perceba a necessidade de definição dos termos destacados. O estudo de palavras-chave nos textos didáticos, contudo, não será abordado em detalhe neste plano. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 10 minutos.

Materiais complementares: os textos utilizados neste e nos próximos slides podem ser encontrados em Atividade para impressão nos Materiais Complementares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Certifique-se que a turma percebeu a ausência de imagens nos textos apresentados anteriormente.
  • Apresente as imagens deste e dos próximos dois slides.
  • Pergunte: "O que acham das imagens?”; “O que as imagens têm a ver com os textos anteriores?” Caso a turma tenha dificuldades diante dessas perguntas, proponha outras que auxiliem a observação de elementos estilísticos e composicionais dos textos, tais como: “As imagens auxiliam a compreensão dos textos lidos anteriormente?”; “As imagens poderiam ser dispostas de maneira aleatória em meio aos textos? Se não, onde seria bom colocá-las?". Espera-se que a turma compreenda que as imagens se articulam à lógica de exposição dos textos, de modo a torná-los mais informativos.
  • No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. O tempo sugerido para esta etapa da tarefa é de 5 minutos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Certifique-se que a turma percebeu a ausência de imagens nos textos apresentados anteriormente.
  • Apresente as imagens deste e dos próximos dois slides.
  • Pergunte: "O que acham das imagens?”; “O que as imagens têm a ver com os textos anteriores?” Caso a turma tenha dificuldades diante dessas perguntas, proponha outras que auxiliem a observação de elementos estilísticos e composicionais dos textos, tais como: “As imagens auxiliam a compreensão dos textos lidos anteriormente?”; “As imagens poderiam ser dispostas de maneira aleatória em meio aos textos? Se não, onde seria bom colocá-las?". Espera-se que a turma compreenda que as imagens se articulam à lógica de exposição dos textos, de modo a torná-los mais informativos.
  • No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. O tempo sugerido para esta etapa da tarefa é de 5 minutos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Certifique-se que a turma percebeu a ausência de imagens nos textos apresentados anteriormente.
  • Apresente as imagens deste e dos próximos dois slides.
  • Pergunte: "O que acham das imagens?”; “O que as imagens têm a ver com os textos anteriores?” Caso a turma tenha dificuldades diante dessas perguntas, proponha outras que auxiliem a observação de elementos estilísticos e composicionais dos textos, tais como: “As imagens auxiliam a compreensão dos textos lidos anteriormente?”; “As imagens poderiam ser dispostas de maneira aleatória em meio aos textos? Se não, onde seria bom colocá-las?". Espera-se que a turma compreenda que as imagens se articulam à lógica de exposição dos textos, de modo a torná-los mais informativos.
  • No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. O tempo sugerido para esta etapa da tarefa é de 5 minutos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma as legendas mostradas no slide.
  • Pergunte: "Você já viu textos como esses?”; “Que características mais chamam a atenção nesses textos?”; “Os textos parecem servir para algum fim específico?". Caso a turma tenha dificuldades diante dessas perguntas, proponha outras que auxiliem a observação de elementos estilísticos e composicionais dos textos, tais como: "Os textos contam histórias, explicam, informam etc.?”; “As duas expressões destacadas, ‘figura 7’ e ‘figura 6’ indicam alguma coisa?”; “Textos como esses costumam aparecer em posições determinadas ou podem ser dispostos de qualquer maneira no texto didático? Se não, onde seria recomendável que cada um dos textos aparecesse?" No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que a turma perceba a relação de complementaridade entre imagens e legendas no que diz respeito à informatividade. O tempo sugerido para esta etapa da tarefa é de 10 minutos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma a página original do livro Expedições geográficas. Note que ela apresenta outros textos, como as seções “No seu contexto” e “Navegar é preciso”. Permita que os alunos e as alunas observem a disposição dos textos, assim como as possibilidades de visualização geradas no ambiente digital (ampliação de imagens, acesso a links, abertura e fechamento de caixas de textos). Tenha em vista a importância de permitir a análise da disposição visual da página. É recomendável o acesso à versão digital do livro.
  • Após a apreciação detalhada da página original, pergunte: “Do ponto de vista dos leitores e leitoras de um texto didático, é preciso ler todos os textos apresentados?”; “Seria possível ler somente um?”; “Como essas escolhas afetam a leitura e a compreensão do conteúdo proposto na página?”. Caso a turma tenha dificuldades diante dessas perguntas, proponha outras que auxiliem a observação do caráter complementar dos textos didáticos, tais como: “O objetivo dos textos didáticos (no caso, ensinar sobre um tópico de Geografia) seria cumprido caso lêssemos apenas um dos textos estudados?”; Poderíamos, por exemplo, apresentar somente as imagens ou somente as legendas?”; “Na sua opinião, há algum tipo de hierarquia entre os textos, isto é, algum texto parece mais ‘importante’ do que o outro? Se sim, como podemos notar essa hierarquia?”. No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que, ao fim desta discussão, os alunos e as alunas percebam o fato de que, apesar da pluralidade de textos, há uma relação clara de hierarquia entre eles, na medida em que as imagens, legendas e definições atuam de modo a esclarecer informações dos textos principais. O tempo sugerido para esta etapa da tarefa é de 10 minutos.

Materiais complementares: Você pode encontrar a página original nos Materiais Complementares, na Atividade para impressão.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma a página original do livro Expedições geográficas. Note que ela apresenta outros textos, como as seções “No seu contexto” e “Navegar é preciso”. Permita que os alunos observem a disposição dos textos, assim como as possibilidades de visualização geradas no ambiente digital (ampliação de imagens, acesso a links, abertura e fechamento de caixas de textos). Tenha em vista a importância de permitir a análise da disposição visual da página. É recomendável o acesso à versão digital do livro.
  • Após a apreciação detalhada da página original, pergunte: “Do ponto de vista dos leitores e leitoras de um texto didático, é preciso ler todos os textos apresentados?”; “Seria possível ler somente um?”; “Como essas escolhas afetam a leitura e a compreensão do conteúdo proposto na página?”. Caso a turma tenha dificuldades diante dessas perguntas, proponha outras que auxiliem a observação do caráter complementar dos textos didáticos, tais como: “O objetivo dos textos didáticos (no caso, ensinar sobre um tópico de Geografia) seria cumprido caso lêssemos apenas um dos textos estudados?”; Poderíamos, por exemplo, apresentar somente as imagens ou somente as legendas?”; “Na sua opinião, há algum tipo de hierarquia entre os textos, isto é, algum texto parece mais ‘importante’ do que o outro? Se sim, como podemos notar essa hierarquia?”. No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que, ao fim desta discussão, os alunos e as alunas percebam o fato de que, apesar da pluralidade de textos, há uma relação clara de hierarquia entre eles, na medida em que as imagens, legendas e definições atuam de modo a esclarecer informações dos textos principais. O tempo sugerido para esta etapa da tarefa é de 10 minutos.

Materiais complementares: Você pode encontrar a página original nos Materiais Complementares, na Atividade para impressão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente questões que permitam à turma perceber o contexto de produção em torno dos textos didáticos (“Quem escreve textos didáticos?”; “Sobre o que falam os textos didáticos?”; “Para quem são destinados esses textos?”; “Em que lugares eles costumam circular?”) em sua relação com aspectos composicionais e estilísticos do gênero (presença de gêneros diversos, disposição visual, presença de sequências descritivas e explicativas, progressão lógica entre as partes do texto e entre seus textos de apoio).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP29 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano