Plano de aula: Oficina de Escrita

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita e suas diferentes possibilidades de exploração das capacidades criativas dos alunos. Nesta aula, pode ser dada ênfase na etapa de planejamento do texto para, em outro momento, partir para a produção e revisão.

O campo de atuação priorizado nessa atividade é : Todos os campos / Vida cotidiana / Vida pública e Artístico-literário

Justificativa: A escrita com a finalidade de aprender a escrever escrevendo, neste ciclo, focaliza a expressão verbal que tenha como ponto de partida a vivência dos alunos, suas histórias particulares, sua capacidade de opinar sobre os temas propostos a partir de seu olhar específico e comunicar-se com o outro. Nesse sentido, ao interagir com situações de produção, os alunos poderão, na prática, fazer uso do próprio repertório leitor, do conhecimento enciclopédico com maior propriedade, em confluência ou por embate da visão externa a sua. Dessa maneira, os estudantes ampliarão importantes estratégias de produção textual, a partir do diálogo com seus pares, nos momentos das produções, e terão oportunidade de aprender, de modo significativo, em diferentes situações de aprendizagem acerca da modalidade escrita da língua.

Materiais necessários:

• 01 caixa de papelão média, forrada com papel vermelho, para simular uma “máquina de resgatar histórias”.
  • Objetos simbólicos relacionados às histórias clássicas e populares: gorro, maçã de plástico, varinha mágica, bola de cristal, botas, chaves, baú, um boneco de brinquedo, um robô, imagem de um castelo, um espantalho, uma lupa,

Dificuldades antecipadas:

Embora existam gêneros conhecidos de grande parte das crianças e muitas delas já tenham certa familiaridade com a leitura desses textos, a produção escrita é exigente sob muitos aspectos. Nesse sentido, é possível que os alunos sintam dificuldade em organizar as ideias, sequenciar informações, estabelecer uma relação lógica entre as linguagens verbal e não verbal, elaborar diálogos coerentes com os propósitos da produção dos textos, considerando o assunto e interlocutores definidos. Além disso, eles serão convidados a ampliar as suas capacidades de uso da modalidade escrita, associando-a aos recursos multimodais característicos dos gêneros. Dessa forma, considerando o caráter híbrido dos gêneros, é possível que as situações de produção suscitem demandas bem específicas para a escrita dos textos e os alunos, nesses momentos, solicitem de modo significativo ajudas do professor.

Referências sobre o assunto:

KAUFMAN, Ana Maria. RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, Leitura e Produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção. São Paulo: Contexto, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

Schneuwly, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: SP, Mercado das Letras, 2004.

Dinâmica da atividade

Tempo sugerido: 05 minutos.

Preparação:

• No dia anterior ao momento da oficina de escrita, aguce a curiosidade das crianças, informando-lhes que chegarão visitantes especiais na classe e, para isso, todos deverão prestar atenção, quando estiverem no espaço da sala de aula, pois, em diferentes lugares, estarão espalhadas pistas a respeito desses visitantes. Assim, todos poderão tentar descobrir quem está chegando para visitar a turma.
  • Para preparar a aula, ambiente a classe, espalhando objetos simbólicos que façam referência aos diferentes personagens das histórias clássicas e populares conhecidas das crianças: um gorro, uma varinha mágica, uma bola de cristal, uma bota, uma capa vermelha, uma chave, migalhas de pão dentro de um saquinho plástico, uma maçã, um robô, um espantalho, a imagem de um castelo.
  • Selecione a caixa de papelão que simboliza a máquina de resgatar histórias” e deixe-a visível na classe para despertar a atenção das crianças.

Orientações:

• Solicite que a turma circule pela sala de aula para observar os objetos espalhados nos espaços. Enquanto observam as pistas, peça que os alunos digam as suas hipóteses acerca dos possíveis visitantes que estão chegando para conhecer a turma.
  • Mostre aos alunos uma caixa de papelão forrada de papel vermelho e, estimulando a imaginação e aguçando a curiosidade das crianças, informe à turma que os visitantes estão presos numa máquina do tempo e, para libertá-los, todos da turma deverão se preparar para a próxima etapa da oficina.
  • Peça que, após circular pela sala, as crianças sentem em trios para o desenvolvimento da produção do texto.