Plano de aula: Rodas de leitura

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura. Os campos de atuação priorizados nesta atividade são: Artístico-literário/vida cotidiana. O objetivo é enfatizar atividades que busquem os efeitos de sentido dos textos multissemióticos, das atividades poéticas, da brincadeira com a palavra e a imagem. Neste nível de leitura, espera-se um trabalho das relações entre o verbal e o não verbal, buscando a intencionalidade da produção de mensagens. Os gêneros priorizados são: contos (populares, de fadas, de assombração etc.), cordel, crônicas, texto dramático. A esfera lúdica escolhida para o 4º ano do Ensino Fundamental é o universo das belas-artes: galeria literária!

Justificativa: Esta atividade de roda de leitura pode ampliar o fluência e a consolidação da leitura expressiva de modo que, na dinâmica proposta, os alunos se constituam como mediadores de suas próprias leituras. Dentro deste foco, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo as histórias como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, tendo como foco a função lúdica, de encantamento para com os textos, mas também pela criticidade, pelo escutar o outro, pelo diálogo, principalmente por meio da leitura coletiva e compartilhada.

Materiais necessários: Selecionar o grupo de livros a ser utilizado na atividade previamente. Na dinâmica desta proposta de roda de leitura pode ser criada uma cenografia do ambiente de leitura para que os estudantes adentrem na ideia comparativa das obras de arte com as obras literárias e, com isso, sejam criadas expectativas artístico-literárias de leitura.

Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada.

Referências sobre o assunto:

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101-108. (Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf Acesso em: 10/11/2018.)

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem PLETSCH, M. D. & RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010 (p. 59 -66).

Dinâmica da atividade

Preparação: No ambiente em que serão realizadas as rodas de leitura, os estudantes deverão ser distribuídos em círculo ou semicírculo.
É importante criar um ambiente agradável e, se possível, fornecer tapetes ou almofadas para que eles possam se sentar de maneira confortável no chão.

Introdução:

A leitura é uma atividade de que todos os estudantes precisam: é prazerosa e estimula a aquisição de conhecimentos sobre o mundo e sobre si mesmo. Nesta dinâmica, há a proposta de comparar os espaços de apreciação das artes plásticas, das galerias de arte, com o espaço de compartilhar leituras com práticas de leitura individual e coletiva.

Desta maneira, crie expectativas de leitura comentando sobre o caráter estético das obras literárias. Para isso, entre na brincadeira de curadoria de arte e comece estimulando a participação. Questione: Se eu pudesse escolher uma história para colocar em um quadro, em uma moldura, eu escolheria esta (mostre sua escolha aos alunos e realize de uma breve paráfrase da história). E continue: Será que vocês podem trazer para a nossa exposição de leitura algum livro que gostou muito, que achou belo, que poderia virar até uma obra de arte? Assim, a justificativa de leitura, como próxima etapa da dinâmica, é encaminhada.

Nesta fase, como as crianças, provavelmente, já relacionam elementos verbais e não verbais e os efeitos de sentido que podem existir entre uma e outra em textos multissemióticos, indique que compartilhem elementos do livro, como:

• Título da obra.
  • Nome do autor.
  • A relação entre o texto verbal e as ilustrações.
  • Capa.
  • Gênero.