Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta é a 1ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de perceber as regularidades no uso das letras O e U no final de palavras, com ênfase no O átono.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponível aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
- Opcionais: Google Apresentações ou Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Pelo grupo de WhatsApp, inicie a aula propondo um desafio: "Eu vou falar 3 palavras que vocês devem anotar e tentar adivinhar a qual texto pertence". Digite essa frase e, em seguida, grave um áudio com as palavras: DOMINGO, TOURO e ACABOU. Certifique-se de falar com naturalidade, do modo como as crianças estão habituadas a ouvi-las no dia a dia, sem dar pistas ou ditá-las didaticamente.
Desenvolvimento
Marque um horário para uma videochamada, pergunte se descobriram de qual texto são as palavras e explique que ele será analisado para descobrirem algo que se relaciona com a escrita de algumas palavras. Então, recite a parlenda “Hoje é domingo”. Peça que olhem para as palavras que escreveram e diga que as descobertas estão relacionadas com essas palavras, mais especificamente com o final delas. Use as orientações da Introdução do plano para realizar as intervenções e fazê-los perceber que, às vezes, a forma como falamos uma palavra pode nos confundir sobre como essa palavra é escrita. Por exemplo, nas 3 palavras citadas: as palavras DOMINGO e TOURO terminam em sílabas átonas, que acabam nos levando a falar a letra O final com som de U; já na palavra ACABOU, acabamos por omitir o U no final da palavra. Será que sempre escrevemos da mesma forma que falamos? E falamos da mesma forma que escrevemos? Essa é uma questão para enfatizar o conteúdo principal da aula, que é o som átono do O no final das palavras, que se mostra diferente na fala do modo como é escrito, encaminhando-as a uma compreensão inicial de que a língua portuguesa falada pode não ser igual à escrita e que existem algumas regras ortográficas que podem nos ajudar a saber como escrever corretamente. Explique que a parlenda será analisada para descobrirem com que letra essas palavras terminam, e o mais importante: o porquê. Para isso, dependendo das características da turma, compartilhe a tela com o texto para um trabalho coletivo, ou organize-os em grupos produtivos utilizando a atividade disponível aqui. A resolução está disponível aqui. Verifique as intervenções e orientações no Desenvolvimento do plano original, pois é essencial que as crianças analisem seus próprios textos, mas dialoguem para encontrar palavras em que o O tem som de /u/.
Fechamento
Para finalizar, peça que façam o registro da descoberta na folha de atividade, escrevendo sobre o som fraco do O e a questão de uma palavra sempre ter uma sílaba forte, que não é a do O com som de U. Você pode fazer o registro no Google Apresentações ou no Padlet, com a ajuda dos alunos.
Convite às famílias
Procure proporcionar um ambiente favorável para a realização das atividades propostas, incentivando e auxiliando quando necessário, no entanto, sem fazer pela criança.