Plano de Aula

Plano de aula: O uso do O e do U

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O ou U?

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as regularidades no uso das letras O e U no final de palavras, com ênfase no O átono.

Materiais necessários: Cópias para todos os alunos da atividade de análise da parlenda, disponível aqui. Resolução da atividade para apoio ao(a) professor(a), disponível aqui. Caderno de produção textual das crianças, lápis, borracha e quadro do professor.

Dificuldades antecipadas: Emprego da letra U no lugar da letra O por apoiarem-se na oralidade.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. Ortografia: ensinar e aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SILVA, A. Ortografia na sala de aula. (orgs) SILVA, A.; MORAIS, A. G.; MELO, K. L. R. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte aos alunos: Vocês acham que a gente sempre fala do modo como escreve e sempre escreve do modo como fala, ou falar e escrever podem ser duas coisas diferentes? Vou deixar essa pergunta no ar e, até o final da aula, vamos encontrar a resposta.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA