Plano de Aula

Plano de aula: O uso do O e do U

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O ou U?

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as regularidades no uso das letras O e U no final de palavras, com ênfase no O átono.

Materiais necessários: Cópias para todos os alunos da atividade de análise da parlenda, disponível aqui. Resolução da atividade para apoio ao(a) professor(a), disponível aqui. Caderno de produção textual das crianças, lápis, borracha e quadro do professor.

Dificuldades antecipadas: Emprego da letra U no lugar da letra O por apoiarem-se na oralidade.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. Ortografia: ensinar e aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SILVA, A. Ortografia na sala de aula. (orgs) SILVA, A.; MORAIS, A. G.; MELO, K. L. R. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte aos alunos: Vocês acham que a gente sempre fala do modo como escreve e sempre escreve do modo como fala, ou falar e escrever podem ser duas coisas diferentes? Vou deixar essa pergunta no ar e, até o final da aula, vamos encontrar a resposta.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA