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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Formação de palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre formação de palavras

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regivane Dos Santos Brito

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as possibilidades de formação de palavras, excluindo, substituindo ou acrescentando sílabas iniciais, mediais ou finais.

Observação: Apesar da habilidade não prever o acréscimo de sílabas para criar novas palavras, entendemos que a criança ao realizar essa tarefa também está operando com a mesma unidade fonológica - a sílaba.

Materiais necessários: cópias do texto “A casa e o seu dono”, de Elias José, lápis, borracha, caderno, piloto e quadro.

Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabetizados ou silábico-alfabetizados poderão ter mais dificuldade para substituir as sílabas mediais. Poderão, também, criar palavras que não existem ou não conseguirem visualizar outra palavra ao acrescentar, substituir ou remover sílabas iniciais, mediais ou finais, mesmo existindo a possibilidade de formar uma nova palavra.

Referências sobre o assunto:

Estrutura Silábica do Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em 25 de setembro de 2018.

MORAIS, A.G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema desta aula explicando que as palavras podem se transformar em novas palavras mudando apenas algumas sílabas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Entregue para cada aluno o texto “A casa e o seu dono”, de Elias José, e faça a leitura compartilhada de modo que os alunos compartilhem suas ideias sobre a atribuição de sentido e possam se apropriar das estratégias de leitura uns dos outros.
  • Pergunte aos alunos: Vocês perceberam que o autor usou palavras parecidas no poema? Quem consegue me dizer duas palavras que ele usou que são parecidas? Porque são parecidas? Há diferença nestas palavras? Quais?
  • Registre no quadro essas palavras para que os alunos possam observar as suas sílabas.
  • Analise junto com eles tais palavras, mostrando que ao fazer a inclusão, substituição ou exclusão de sílabas é possível formar novas palavras. Ex: A palavra CACO, acrescentando MA como sílaba inicial, forma a palavra MACACO; CIMENTO, substituindo a sílaba inicial CI pela sílaba JU, forma a palavra JUMENTO; ELEFANTE, substituindo a sílaba medial FAN pela sílaba GAN, forma a palavra ELEGANTE; REPENTE, excluindo a sílaba inicial RE forma a palavra PENTE; CABRITA, excluindo a sílaba inicial CA, forma a palavra BRITA e etc.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar o texto “A casa e o seu dono”, de Elias José.

Caso queira, você pode pesquisar no site Palavras.net outras palavras que podem ser criadas com base nas palavras do exemplo. Palavras.net, disponível em: https://www.palavras.net/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Proponha a criação de novas palavras de forma coletiva. Nesse caso, dê os comandos oralmente para os alunos fazerem a substituição, exclusão ou acréscimo de sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras. Para esta aula, sugerimos que você utilize as palavras do texto “A casa e o seu dono” de Elias José, a saber: DONO, CACO, BONITA, CIMENTO, NELA, TELHA, REPENTE, GENTE, MORA, BELA, etc.
  • Coloque a primeira palavra no quadro e oriente os alunos a analisarem e pensarem na possibilidade de mudar alguma sílaba, em seguida questione: Quem tem uma sugestão de alteração desta palavra? É possível criar uma nova palavra substituindo uma das sílabas dessa palavra? Quem pode citar um exemplo da/s sílaba/s que podemos substituir? Alguém pode citar uma sílaba que ao acrescentarmos a esta palavra podemos formar outra palavra? É possível excluir uma sílaba desta palavra para formar uma nova palavra? Vá questionando os alunos até que sejam socializadas todas as novas palavras possíveis de serem criadas. Em seguida, faça o mesmo com as demais palavras.
  • Registre no quadro todas as novas palavras criadas para que os alunos possam analisá-las.
  • Faça intervenções quando os alunos apresentarem dificuldades como, por exemplo, criação de palavras que não existem ou quando não conseguirem visualizar outra palavra ao acrescentar, substituir ou remover sílabas iniciais, mediais ou finais, mesmo existindo a possibilidade de formar uma nova palavra.
  • Observe o desempenho dos alunos durante a participação na atividade e analise os avanços e as dificuldades de cada um.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leve para a sala de aula um cartaz com quatro palavras-base, retiradas do texto de Elias José. Você pode desenhar no cartaz um quadro, conforme o modelo que aparece no slide. As palavras utilizadas nesta atividade não devem ser as mesmas utilizadas na atividade anterior.
  • Cole o cartaz na altura ideal para as crianças.
  • Convide dois alunos para criarem novas palavras com a ajuda da turma e anotá-las no cartaz.
  • Destaque a/s sílaba/s base utilizada/s para que os alunos possam observar as alterações. Em seguida, solicite que os dois alunos realizem a leitura apontando para as palavras.
  • Analise junto com a turma as novas palavras criadas, observando se houve substituição, exclusão ou acréscimo de sílabas e deixe o cartaz exposto na sala para que os alunos possam consultá-lo posteriormente.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as possibilidades de formação de palavras, excluindo, substituindo ou acrescentando sílabas iniciais, mediais ou finais.

Observação: Apesar da habilidade não prever o acréscimo de sílabas para criar novas palavras, entendemos que a criança ao realizar essa tarefa também está operando com a mesma unidade fonológica - a sílaba.

Materiais necessários: cópias do texto “A casa e o seu dono”, de Elias José, lápis, borracha, caderno, piloto e quadro.

Dificuldades antecipadas: Os alunos recém alfabetizados ou silábico-alfabetizados poderão ter mais dificuldade para substituir as sílabas mediais. Poderão, também, criar palavras que não existem ou não conseguirem visualizar outra palavra ao acrescentar, substituir ou remover sílabas iniciais, mediais ou finais, mesmo existindo a possibilidade de formar uma nova palavra.

Referências sobre o assunto:

Estrutura Silábica do Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/estrutura-silabica>. Acesso em 25 de setembro de 2018.

MORAIS, A.G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema desta aula explicando que as palavras podem se transformar em novas palavras mudando apenas algumas sílabas.

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Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Entregue para cada aluno o texto “A casa e o seu dono”, de Elias José, e faça a leitura compartilhada de modo que os alunos compartilhem suas ideias sobre a atribuição de sentido e possam se apropriar das estratégias de leitura uns dos outros.
  • Pergunte aos alunos: Vocês perceberam que o autor usou palavras parecidas no poema? Quem consegue me dizer duas palavras que ele usou que são parecidas? Porque são parecidas? Há diferença nestas palavras? Quais?
  • Registre no quadro essas palavras para que os alunos possam observar as suas sílabas.
  • Analise junto com eles tais palavras, mostrando que ao fazer a inclusão, substituição ou exclusão de sílabas é possível formar novas palavras. Ex: A palavra CACO, acrescentando MA como sílaba inicial, forma a palavra MACACO; CIMENTO, substituindo a sílaba inicial CI pela sílaba JU, forma a palavra JUMENTO; ELEFANTE, substituindo a sílaba medial FAN pela sílaba GAN, forma a palavra ELEGANTE; REPENTE, excluindo a sílaba inicial RE forma a palavra PENTE; CABRITA, excluindo a sílaba inicial CA, forma a palavra BRITA e etc.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar o texto “A casa e o seu dono”, de Elias José.

Caso queira, você pode pesquisar no site Palavras.net outras palavras que podem ser criadas com base nas palavras do exemplo. Palavras.net, disponível em: https://www.palavras.net/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Proponha a criação de novas palavras de forma coletiva. Nesse caso, dê os comandos oralmente para os alunos fazerem a substituição, exclusão ou acréscimo de sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras. Para esta aula, sugerimos que você utilize as palavras do texto “A casa e o seu dono” de Elias José, a saber: DONO, CACO, BONITA, CIMENTO, NELA, TELHA, REPENTE, GENTE, MORA, BELA, etc.
  • Coloque a primeira palavra no quadro e oriente os alunos a analisarem e pensarem na possibilidade de mudar alguma sílaba, em seguida questione: Quem tem uma sugestão de alteração desta palavra? É possível criar uma nova palavra substituindo uma das sílabas dessa palavra? Quem pode citar um exemplo da/s sílaba/s que podemos substituir? Alguém pode citar uma sílaba que ao acrescentarmos a esta palavra podemos formar outra palavra? É possível excluir uma sílaba desta palavra para formar uma nova palavra? Vá questionando os alunos até que sejam socializadas todas as novas palavras possíveis de serem criadas. Em seguida, faça o mesmo com as demais palavras.
  • Registre no quadro todas as novas palavras criadas para que os alunos possam analisá-las.
  • Faça intervenções quando os alunos apresentarem dificuldades como, por exemplo, criação de palavras que não existem ou quando não conseguirem visualizar outra palavra ao acrescentar, substituir ou remover sílabas iniciais, mediais ou finais, mesmo existindo a possibilidade de formar uma nova palavra.
  • Observe o desempenho dos alunos durante a participação na atividade e analise os avanços e as dificuldades de cada um.
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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leve para a sala de aula um cartaz com quatro palavras-base, retiradas do texto de Elias José. Você pode desenhar no cartaz um quadro, conforme o modelo que aparece no slide. As palavras utilizadas nesta atividade não devem ser as mesmas utilizadas na atividade anterior.
  • Cole o cartaz na altura ideal para as crianças.
  • Convide dois alunos para criarem novas palavras com a ajuda da turma e anotá-las no cartaz.
  • Destaque a/s sílaba/s base utilizada/s para que os alunos possam observar as alterações. Em seguida, solicite que os dois alunos realizem a leitura apontando para as palavras.
  • Analise junto com a turma as novas palavras criadas, observando se houve substituição, exclusão ou acréscimo de sílabas e deixe o cartaz exposto na sala para que os alunos possam consultá-lo posteriormente.

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