Plano de Aula

Plano de aula: Brincando com as sílabas

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Removendo e substituindo sílabas

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Descrição

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ajudar o aluno a segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras. Também tem o objetivo de reconhecer as características e usos das tecnologias computacionais no cotidiano dentro e fora da escola.

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Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: Jogo das sílabas Disponível em: https://www.coquinhos.com/jogo-de-silabas/play/

  • Materiais diversos:
    - Lápis, borracha, quadro do professor e projetor de slides.
    - Atividade para impressão - "Jogo das 3 palavras".
    - Resolução da atividade para consulta: clique aqui.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético e da ortografia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Analisar uma cartela de palavras em que algumas sílabas foram omitidas para compreender a segmentação e formação de palavras, utilizando-se da combinação e substituição de sílabas iniciais, mediais e finais.

Competências gerais

5. Cultura digital

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 70 min

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ajudar o aluno a segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras. Também tem o objetivo de reconhecer as características e usos das tecnologias computacionais no cotidiano dentro e fora da escola.

Dificuldades antecipadas: Não conseguirem segmentar as palavras corretamente ou fazer as junções silábicas necessárias para a formação de novas palavras, não conseguirem completar as palavras a partir das sílabas dadas.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 20 min

Jogo das 3 palavras: brincando com as sílabas

Leia o tema da aula para as crianças e explique que na aula de hoje vão exercitar a divisão das palavras em sílabas em uma atividade em grupo.

Que sílaba da primeira palavra poderia preencher o espaço em branco nas outras duas palavras?

Nesta aula, é ideal que as crianças trabalhem em grupos de quatro alunos, compartilhando hipóteses e descobertas. Para que esses grupos sejam bem produtivos, forme-os com crianças em hipóteses de escrita diferente, de modo que fiquem bem heterogêneos.

Se alguns de seus alunos apresentarem muitas dificuldades na análise das palavras, você pode distribuir para cada grupo um alfabeto móvel para que usem em alguns momentos da atividade, se necessário.

Caso esteja trabalhando com o conjunto de aulas e já tenha dado a 1º, relembre com as crianças o que elas descobriram sobre a segmentação de palavras em sílabas e o modo como as palavras são formadas.

Na aula anterior, as crianças descobriram que uma palavra é formada por partes (identificadas como sílabas) que podem ser separadas (em sons e em sílabas escritas), leram um texto e analisaram palavras-valise, segmentando palavras e descobrindo quais sílabas foram usadas e omitidas na criação dessas palavras, manipularam essas sílabas para formar novas palavras e descobriram que é possível encontrar novas palavras dentro de outras palavras. As crianças têm a atividade e fizeram um registro de todas as descobertas, que você pode pedir, neste momento, para que façam o resgate do que foi aprendido, lendo e conversando dentro do grupo sobre o que fizeram. Dê aproximadamente 5 minutos para que conversem.

Para iniciar esse momento da aula, prepare o ambiente com os dispositivos digitais (computadores, tablets ou celulares) em uma quantidade para que os estudantes trabalhem em duplas. Deixe o jogo preparado também. Nesse jogo, eles deverão observar a imagem e completar os espaços com sílabas para que o nome da imagem seja formado. Observe o nível da sua turma, pois, você poderá escolher se eles irão trabalhar com palavras com duas ou três sílabas. Observe se as duplas estão apresentando alguma dificuldade e apoie esses estudantes.

Caso não consiga trabalhar com o jogo por falta de dispositivos ou internet, projete o slide ou escreva as palavras no quadro e trabalhe com o exemplo acima.

Ao terminar o jogo ou o trabalho com materiais analógicos, analise algumas dessas palavras com as crianças escrevendo-as no quadro. A seguir, a atividade será exemplificada seguindo palavras dadas nos slides, mas você deverá fazer a adaptação de acordo com as palavras que escolher.

- Pessoal, eu escrevi essas três palavras no quadro para analisarmos juntos. Vocês vão notar que, em duas delas, está faltando uma sílaba.

- Vocês se lembram que podemos separar uma palavra em partes? Se falarmos essa palavra bem devagar, vamos ouvir os sons que formam as partes dessa palavra e cada uma dessas partes das palavras são chamadas de sílabas. Vou fazer isso com este nome: (JO-GO) - fale devagar e conte nos dedos.

- Viram como movimentei os lábios para formar dois sons diferentes? Portanto, essa palavra tem 2 partes, o que chamamos de sílabas.

- Será que vocês conseguiriam identificar qual é a sílaba desta palavra que se repete nas outras duas palavras para preenchê-las? Que palavra é esta? Vamos tentar descobrir? Alguém tem algum palpite?

Caso as crianças não tenham nenhuma hipótese de que nome é, sugira então que escolham uma das duas sílabas de JOGO para tentar preenchê-la.

- O que acha de pegarmos uma das sílabas de (JOGO) e tentar encaixar dentro dessa palavra aqui para descobrirmos que palavra é? Que sílaba vocês sugerem que eu tente colocar nesta palavra?

É provável que sugiram JO por ser a 1º sílaba. Faça isso oralmente e depois escreva.

- Vamos falar essa sílaba (JO) dentro da palavra para ver se faz sentido? Como será que ela vai ficar com essa sílaba, alguém quer tentar falar?

Deixe que as crianças tentem descobrir oralmente sozinhas, pois na atividade da aula, elas deverão fazer isso em muitas palavras, para descobrir se as sílabas ditadas se encaixam ou não.

Quando uma das crianças fizer a sugestão, escreva a sílaba no espaço que falta e releia com as crianças.

- Muito bem. A sílaba JO que estava no início de JOGO, está no meio de TIJOLO. Será que podemos usá-la também no final desta outra palavra? Vamos tentar?

Preencha o 3º nome e leia-o em voz alta com as crianças para que percebam que é a sílaba correta.

- Que interessante, essa sílaba foi usada no início, no meio e no fim de palavras diferentes.

Depois de descobrirem o som que se repete, divida essas palavras em sílabas com a ajuda dos alunos.

- O que acham de separarmos essas palavras em sílabas, para conseguirmos ver isso de modo mais claro?

Separe as palavras em sílabas com a ajuda das crianças, pedindo que elas falem essas palavras bem devagar, contando os sons nos dedos, ou batendo palmas. Depois, escreva-as em sílabas dividindo por traços ou colocando cada uma delas dentro de quadradinhos como exemplificado no slide.

Diga à turma que você entregará uma atividade com uma cartela de palavras e que, em grupo, deverão decidir qual sílaba está faltando nessas palavras do mesmo modo como fizeram com as palavras do quadro, em que uma mesma sílaba apareceu no início, no meio e no fim das palavras.

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