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Plano de aula: Conhecendo e explorando instrumentos da festa do Boi

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Músicas regionais

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O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para essa atividade é necessário organizar instrumentos musicais que estão relacionados a festa do Boi como tambores, matracas, triângulos e maracás. Priorize o uso de instrumentos de boa qualidade sonora, recorra ao acervo da escola e pesquise com os familiares se tem algo que possam disponibilizar. Se não for suficiente uma boa estratégia é a construção de matracas, (instrumento de baixo custo e fácil construção), garanta uma quantidade que atenda a todas as crianças da turma. Você encontrará nesse plano referência a planos anteriores, a sugestão é que siga a sequência.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Diversidade Cultural - "Bumba meu boi".

A festa do boi em diferentes representações.

Conhecendo e explorando instrumentos da festa do Boi.

Construindo nosso Boi

Brincando de Boi com outras turmas da escola.

Materiais:

Caixa decorada ou cesto fechado. Instrumentos musicais relacionados a festa do Boi (maracás, triângulos, tambores, matracas - dois pedaços de madeira que são atritados, emitindo um som característico). Garanta variedade e quantidade de instrumentos para exploração individual e nos pequenos grupos. Aparelho para reprodução de vídeo. Gravação de vídeo ou áudio com apresentação de músicas da festa do Boi. Como sugestão temos: Representação do Bumba-meu-boi, sotaque do Pindarémas pode selecionar outro que lhe agrade ou mesmo utilizar gravações pessoais de festas do Boi de sua região, se houver. Materiais para desenho: folhas e riscantes variados. Materiais para registro do professor, aparelho para fotografia e filmagem, gravador de voz ou material para registro escrito.

Espaços:

Sala de atividades ou outro espaço que possibilite a reprodução de vídeo e que tenha espaço para movimentação livre das crianças.

Tempo sugerido:

Entre 40 minutos e 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1.De que forma as crianças exploram os instrumentos musicais e fazem suas escolhas? Buscam referências na sonoridade, na estética do instrumento?

2.Que estratégias usam para ampliar as experiências com diferentes ritmos e sons? A interação com os colegas influenciam nessa exploração?

3.Que linguagens são utilizadas durante a exploração dos instrumentos e para expressarem suas descobertas? Prevalece a oralidade ou também surgem gestos, movimentos, dança, desenhos e escrita espontânea?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Essa atividade favorece diferentes formas de experimentação e linguagens como, manifestações orais, exploração de sons e movimentos, de imaginação e fantasia, de produções por meio de desenho e/ou escritas espontâneas, etc. Assim, se necessário, proponha apoios pontuais como apoio corporal para a representação do Boi, bases variadas para a produção de desenhos como um plano inclinado usando parede ou cavaletes, as mesas ou folhas presas ao chão. Faça intervenções que fortaleçam as interações como propor que uma criança observe como a outra manipula um instrumento ou como um pequeno grupo de crianças pode produzir sons a partir de diferentes instrumentos.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Reúna as crianças em grande roda e diga que tem uma surpresa, mostre o cesto ou caixa fechada com os instrumentos musicais que você selecionou (pandeiros, tambores, triângulos e matracas). Diga que neste cesto ou caixa há objetos que você trouxe para a brincadeira de hoje. Mexa a caixa e aguarde a manifestação das crianças a respeito dos sons produzidos. Explore as hipóteses das crianças sobre o tipo de objetos que podem produzir sons, direcionando a conversa para os instrumentos musicais. Convide uma criança para abrir a caixa e proponha que todas explorem o que tem ali, experimentando os sons, relacionando a sons que já ouviram antes, nomeando os instrumentos, etc, favorecendo a relação entre os instrumentos e a festa Boi, tema desta Sequência .

Possíveis falas do professor neste momento: Alguém conhece esse instrumento que a colega escolheu? Sabe dizer o nome do instrumento ou como é tocado? Em que festa vocês acham que esse instrumento é usado?

2

Proponha que se organizem em pequenos grupos e escolham alguns dos instrumentos da caixa/cesta. Chame a atenção das crianças para que todos os grupos tenham uma quantidade razoável de instrumentos para explorarem seus sons.

Observe se buscam um instrumento específico ou mexem em vários, com atenção à sua sonoridade e depois escolhem, ou se decidem pelo tamanho ou forma e não pelo som. Combine que cada pequeno grupo carregue seus instrumentos para um canto da sala.

Compartilhe a ideia de realizarem um jogo, o jogo da escuta. Cada pequeno grupo escolhe um dos instrumentos que separaram sem mostrar aos demais, faça combinados para que todos toquem apenas quando solicitado, facilitando a escuta dos sons produzidos por cada instrumento. A medida que um grupo toca o instrumento os demais podem dizer com que som se parece, qual o nome do instrumento e se eles tem um igual em seu grupo.


3

Quando todos os grupos tiverem apresentado seu instrumento escolhido, aproveite para instigar a percepção de ritmo. Peça que as crianças escolham um personagem da festa do Boi (que eles já conheceram nas atividades realizadas nos Planos 1 e 2 desta sequência), e então crie um enredo que deverá ter o ritmo marcado pelos instrumentos. Você poderá dizer: “Temos muitos cavalinhos passeando pela festa, eles andam bem devagar para laçar o Boi (as crianças tocam os instrumentos no ritmo do trotar dos cavalinhos), agora a Festa acabou e querem voltar logo para casa (mudança no ritmo - acelerando), estão cavalgando pela campina, tem um morro para subir e vão bem devagar (o ritmo muda novamente), acabou a subida, avistaram sua casa e voltam a andar rápido ( inversão do ritmo), chegaram! agora é hora de descansar (as crianças experimentam o silêncio como uma forma de produção sonora). A partir do enredo criado as crianças exploram as mudanças graduais de ritmo. Elas podem também sugerir enredos e ritmos a serem experimentados. Se não houver instrumentos para todos proponha um revezamento entre as crianças.


4

Com a turma experimentando o silêncio da pausa sonora proponha que façam um ensaio para a festa do Boi, diga que você irá colocar um vídeo da festa e elas podem acompanhar o ritmo da música com os instrumentos, ou com o corpo, por meio da dança. Reproduza um dos vídeos indicados nos contextos prévios. As crianças podem tocar, dançar ou apenas assistir, respeite as escolhas de cada um, aproveite para registrar como ocorrem as explorações dos sons e movimentos e as interações entre as crianças, se optar por registros com fotos ou vídeos os mesmos poderão ser usados posteriormente com as crianças em rodas de conversa.

Mantenha em um canto da sala materiais de desenho e escrita como folhas e riscantes variados assim as crianças que desejarem podem aproveitar para desenhar esse momento ou produzir escritas livres, como nomear os personagens e os instrumentos usados. As produções (desenhos e escritas) podem fazer parte do mural que foi iniciados na atividade anterior (A festa do boi em diferentes manifestações.).


Para finalizar:

Para finalizar diga às crianças que terão oportunidade de brincarem de festa do Boi e tocarem estes instrumentos em outros momentos, peça que reúnam os instrumentos na mesma cesta ou caixa que estavam no início da atividade,e organizem o espaço, assim poderão iniciar outra atividade..

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