Compartilhe:

Jornalismo

10 conteúdos sobre atividades de festas juninas para inspirar professores

As festividades podem ser usadas para potencializar aprendizados em leitura, escrita, Matemática e muito mais

PorJonas Carvalho

05/06/2023

Saiba como professores podem usar as festas populares de junho e julho em atividades de sala de aula. Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil

As atividades de festas juninas podem ser ótimas oportunidades para professores potencializarem aprendizagens em uma série de áreas do conhecimento e, ao mesmo tempo, tornar a prática pedagógica mais dinâmica e próxima da realidade dos alunos.

As festividades de junho e julho que ocorrem pelo país inteiro também movimentam as escolas, que muitas vezes organizam celebrações  envolvendo toda a comunidade escolar. Porém, a festa junina também pode ser levada para a sala de aula com uma abordagem pedagógica durante os meses em que acontece, e não apenas em situações pontuais ou em disciplinas e etapas específicas.

Para ajudar os docentes a pensarem em atividades de festa junina que promovam o avanço das aprendizagens, a NOVA ESCOLA fez uma seleção de conteúdos que apresentam exemplos de práticas que podem inspirar professores durante esse período do ano. Confira!

10 conteúdos com possibilidades para atividades de festas juninas

A lista abaixo traz uma série de reportagens que produzimos sobre como professores podem usar as festas populares de junho e julho em atividades de sala de aula. Além desses conteúdos, você também pode conferir nossos planos de aula que detalham as práticas.

Festa Junina e o campos de experiência da Educação Infantil 

As vivências ao longo dessas festividades precisam ter como foco a construção de ricas experiências de aprendizagem para os pequenos. Confira alguns caminhos apresentados pela colunista Paula Sestari para consolidar essas propostas sem perder a intencionalidade pedagógica e com o objetivo de avançar no desenvolvimento dos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.

Festa junina e alfabetização: aproveite o período para avançar na leitura e escrita

Utilizar situações comunicativas típicas da festa junina como o correio elegante, por exemplo, é uma forma de aproveitar a cultura popular para avançar na leitura e escrita. Na coluna  da  professora Caroline Rezende, você confere sugestões para aproveitar esse clima de festa para propor atividades com base em experiências práticas da própria educadora, que é professora alfabetizadora. 

Atividades de festa junina para trabalhar leitura, escrita e Matemática

Junho é um mês recheado de boas oportunidades para trabalhar a leitura, a escrita e a Matemática a partir das festas juninas, escreve a colunista Selene Coletti. Neste texto, ela apresenta a ideia de trabalhar o gênero textual receita a partir do viés da Matemática com alunos dos Anos Iniciais do Fundamental, o que permitirá o trabalho com a escrita. Você ainda pode baixar um jogo exclusivo para utilizar com os alunos.

Festa junina para trabalhar elementos culturais

Olhar para as festividades de junho como parte integrante da rica cultura popular brasileira é a chave para desenvolver boas práticas pedagógicas nesse período. Entenda como a escola pode abordar o tema, sem reforçar estereótipos negativos ou privilegiar uma determinada religião. 

Festa Junina e cultura popular na alfabetização

Além do correio elegante, é possível desenvolver outras atividades criativas que aproveitam a cultura popular presente nas festas juninas para potencializar a alfabetização. Neste conteúdo, você encontra 5 sugestões para aproveitar as festividades na promoção de aprendizagens em aulas presenciais. 

Explore a festa junina na alfabetização matemática

Resolução de situações-problema, raciocínio lógico, noções de espaço e Geometria são algumas habilidades que os professores podem desenvolver com os alunos durante as festas juninas. Confira caminhos possíveis que usam as festividades como oportunidades de aprendizado.

Dicas para respeitar e incluir a todos na festa junina

Várias características ímpares da cultura popular marcam as comemorações dos meses de junho e julho, por isso, saber respeitá-las é fundamental. Confira dicas de especialistas para que professores possam apresentar aos estudantes as diferentes manifestações culturais do país nesse período do ano, bem como aspectos de nossa história e riquezas.

Festa Junina: sugestões para avançar na alfabetização

A festa junina é um bom momento para potencializar a alfabetização por meio de diferentes propostas para os alunos. Estudar a origem de alimentos típicos, ler e escrever as receitas desses pratos e criar tutoriais de como fazer são exemplos de caminhos para explorar a temática dessas celebrações. Saiba mais!

Planeje festas juninas e julinas cheias de conteúdo e diversão

Celebrações populares do meio do ano são parte do repertório cultural do Brasil e podem inspirar atividades e reflexões. Entenda por que é importante estudar, organizar e se planejar para explorar com a classe o repertório cultural, a valorização e fruição das diversas manifestações artísticas e culturais.

Ideias de atividades de festas juninas para Educação Infantil e Anos Iniciais

É possível colocar em prática atividades juninas inclusive em um contexto de ensino remoto. Nesta lista, você encontra dicas de atividades e discussões para refletir sobre a diversidade das manifestações culturais que acontecem no mês de junho e que podem ser feitas à distância.

Veja mais sobre

Últimas notícias