Festa Junina: 5 sugestões para trabalhar a cultura popular na alfabetização

Apesar de não poder comemorar as datas da mesma forma, podemos manter o clima de união entre a comunidade escolar e promover o desenvolvimento da leitura e escrita

POR:
Mara Mansani
Crédito: Getty Images

Se tem um período que as crianças adoram é a época das festas juninas! Em todo o Brasil as escolas fervem com muita cultura, músicas, danças, pratos típicos, brincadeiras populares, muita diversão e alegria. Todos se reúnem para decorar os espaços, a instituição se abre para a participação de toda a comunidade escolar. Com a pandemia da covid-19, precisamos nos adaptamos à nova realidade.

Mesmo com as mudanças de formato, podemos manter o clima de união e participação de todos em nossas escolas. Também podemos explorar a temática das festas juninas e a valorização da cultura popular nas nossas aulas. Na alfabetização, tudo é motivo para desenvolver a oralidade, a leitura e escrita – seja no ensino remoto, presencial ou híbrido.

Para te ajudar a planejar as atividades, compartilho cinco sugestões:

1. Criem correios elegantes para os amigos e família

Uma das coisas mais divertidas das festas juninas é receber e enviar um correio elegante, uma mensagem com versos carinhosos. Essa pode ser uma ótima oportunidade para trabalhar a escrita e a leitura com nossos alunos.

Para começar, explique aos alunos o que é, como funciona a dinâmica das mensagens do correio e apresente alguns modelos. Em duplas ou individualmente, proponha que eles escrevam vários bilhetes para serem distribuídos nas festas juninas da escola. Se estiverem de forma presencial, combine com a turma quem serão os “carteiros juninos” para entregar as mensagens no dia da festa.

Também é possível se adaptar para o online. As crianças podem tanto escrever e desenhar no computador ou celular, quanto podem fazê-lo no papel e fotografar. Independente do formato, peça aos alunos para que decorem a mensagem com desenhos. Para entregar, podem usar o WhatsApp, por exemplo. Nesse processo, faça intervenções para que avancem na aprendizagem da leitura e da escrita.

2. Preparem pratos juninos típicos

Quanta gostosura temos nessas festas! Você pode aproveitar para propor que criem textos instrucionais com o passo a passo para preparar as receitas típicas. Se possível, elas podem fazer isso com a família, fotografando e escrevendo as etapas, ou gravar um vídeo com os processos. Outra possibilidade é você, professor e professora, fazer um prato típico com a turma ou apresentar fotos comidas para que escrevam coletivamente o texto explicativo.

Não deixe de explorar com a os alunos as origens desses alimentos para que eles compreendam e valorizem as diferentes culturas que compõe a nossa cultura. Outra proposta para explorar os textos instrucionais é fazer tutoriais sobre brincadeiras juninas.

Curso gratuito: Brincadeiras cantadas na escola

A proposta desse curso é contribuir para a ampliação do repertório de canções e brincadeiras da tradição oral brasileira e sensibilizar os educadores a expandir os valores da nossa cultura por meio de práticas criativas e reflexivas.

3. Façam cartazes de conscientização para o uso de rojões, bombinhas e estalos

Uma boa proposta para incentivar a reflexão e a escrita é propor que criem coletivamente cartazes e outras peças publicitárias com mensagens de conscientização sobre o uso de rojões, bombinhas e estalos nas festas juninas para evitar acidentes graves.

Faça uma roda de conversa com a turma para reunir as ideias de escrita. Leia reportagens e outros textos sobre os cuidados que devem ser tomados com esses objetos.

Para criar os cartazes, você pode utilizar com a turma o Canva para criar esses materiais, por exemplo. Também podem ser feitos em papel. Independente do formato, as criações podem ser compartilhadas com toda a escola.

4. Investiguem como eram as festas juninas no passado

Que tal pedir para a turma entrevistas as famílias para que conheçam com as festas juninas eram antes? Essa proposta despertará uma reflexão sobre as mudanças e permanências das manifestações culturais populares ao comparar como são as celebrações hoje em dia em relação a como era na infância dos pais ou avós.

É uma forma de fazer um resgate e valorizar a cultura popular em nosso país. Como proposta de escrita, eles podem registrar as diferenças entre as épocas e escrever as perguntas para a entrevistar. Também podem registrar em vídeo.

Investigando as histórias da família

Saiba como desenvolver com turmas de 1º e 2º ano do Fundamental a atitude historiadora ao propor entrevistas com as famílias. Confira sugestões de atividade e dicas para preparar as entrevistas e pesquisas

5. Chegou a hora da festa!

No dia da festa, seja ela presencial com restrições ou online, peça para que todos estejam caracterizados, que brinquem, cantem e dancem as músicas juninas. Também dá para fazer uma quadrilhada falada e cantada.

Para organizar tudo, crie previamente uma playlist de músicas juninas, faça os convites para a participação da família e faça a decoração do cenário – seja na sala ou em casa. Vale destacar, que se optarem pela celebração presencial, não podemos deixar de seguir os devidos protocolos de segurança.

Essas são algumas sugestões para se divertir com a data e promover muita aprendizagem de alfabetização – também é possível adaptar as propostas para fazer as atividades com turmas de outros anos.

E vocês, queridos alfabetizadores? Qual a programação para esta época em sua escola? Compartilhem, nos comentários, suas propostas para que todos possamos aprender com a nossa cultura popular!

Um abraço e até a próxima,

Mara Mansani

Mara Mansani é professora há 34 anos, lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2006, teve dois projetos de Educação Ambiental para o Ensino Básico publicados pela ONG WWF, no livro “Muda o Mundo, Raimundo”. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na área de Alfabetização, com o projeto Escrevendo com Lengalenga.

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias