Atividade para impressão - Material de apoio
Plano de Aula
Plano de aula: O jardim de chás: brincadeiras com bebês despertando o olhar
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Plantando sementes para fazer chá
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Dê continuidade a atividade anterior (O jardim de chás: brincadeiras com bebês potencializando o tato) empregando os cuidados necessários para a manutenção e crescimento da horta. Adube a terra com elementos naturais, regue as mudas com frequência e retire ervas daninhas. Sempre que possível, leve o grupo de bebês para observar e regar o jardim de chás, para que possam acompanhar o desenvolvimento das plantas e contribuir com os cuidados. Verifique outras informações sobre hortas e algumas sugestões de músicas para a atividade no material de apoio. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
O jardim de chás: brincadeiras com bebês potencializando o tato
O jardim de chás: brincadeiras com bebês despertando o olhar
O jardim de chás: brincadeiras com bebês sensibilizando o olfato
O jardim de chás: brincadeiras com bebês experimentando sabores
O jardim de chás: brincadeiras com bebês motivando a escuta
Materiais:
Balde e materiais de jardinagem: pá de mão, garfo de mão, tesoura de poda e alguns regadores. Duas bacias de plástico ou alumínio, sendo uma vazia e outra com água. Lupas de brinquedo. Câmera fotográfica para documentação pedagógica e aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular) para as músicas sugeridas no plano.
Espaços:
Coloque os materiais de jardinagem dentro do balde e deixe em um dos cantos do jardim de chás. Em outro canto, disponhas os regadores vazios, organize as duas bacias e as lupas na lateral da horta para os bebês brincarem. Posicione o aparelho sonoro um pouco distante do local para evitar que caia água, mas o deixe de fácil acesso a você.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 50 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como acontece a brincadeira de imitação pelos bebês? Qual diferença da imitação espontânea e da incentivada pelo professor ou colega?
2. Que explorações os bebês fazem no cenário da atividade? De que forma eles observam e interagem com o ambiente?
3. Como os bebês comunicam suas descobertas e desejos no contexto da brincadeira?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Permita a exploração dos materiais de jardinagem e dos elementos naturais por meio de sua manipulação e descrição, para que os bebês possam se apropriar desses recursos. Incentive os cuidados com a natureza, propiciando momentos de interação do grupo com essa vivência. Garanta que todos os bebês possam, cada um a seu modo, observar o ambiente e sentir sua dinâmica.
O que fazer durante?

1
Organize o espaço do jardim de ervas conforme indicado neste plano. Para o desenvolvimento desta atividade, é essencial ter a presença de mais de um professor contribuindo com a turma para garantir que todos os bebês disponham do apoio necessário. Em sala, reúna o grupo em um círculo para mostrar a eles o varal de fotos e o mural de informações do jardim de chás da turma (elaborado no plano de atividade anterior e posto na sala de referência para apreciação e acompanhamento). Com esse material em mãos, faça algumas perguntas para o grupo sobre a atividade na horta: se gostaram de plantar, como imaginam que as mudas estão, se acham que elas cresceram bastante, se gostam de cuidar do jardim, se lembram da música da atividade etc. Desperte o interesse e curiosidade do grupo pelo assunto e, então, pergunte se gostariam de ir até a horta para cuidar dela e verificar o crescimento das plantas. Auxilie os bebês que necessitam de ajuda para locomoção a se encaminharem até o local.
2
Deixe o grupo interagir com os elementos naturais presentes no ambiente e coloque a música que contempla o contexto da atividade proposta: "Para Germinar", do grupo Palavra Cantada. Ofereça suporte corporal, auxilie a busca pelo objeto de interesse e favoreça o deslocamento dos bebês menores, contribuindo para que eles participem de forma dinâmica da brincadeira. Viabilize situações exploratórias em que os bebês possam se envolver na atividade, como, por exemplo, acariciar e cheirar uma planta ou afofar a terra. Incentive a observação do jardim de chás e faça indagações sobre diferenças perceptíveis em relação ao dia do plantio. Instigue o grupo a reconhecer o quanto as ervas cresceram e a explorar o ambiente, cada um a seu modo. Desperte a curiosidade dos bebês pelas modificações da horta, intensificando os momentos de observação atenta e cuidadosa.
Possíveis falas do professor neste momento: Vejam, turma! Como nosso jardim de ervas cresceu! Está lindo, não acham? Observem essa planta aqui (mostrar), vejam como ela é bem diferente dessa outra aqui (mostrar). O que mais está diferente na horta?
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem apontar alguns elementos, balbuciar e falar para comunicar descobertas. Podem ainda observar alguns elementos naturais com atenção, de acordo com suas curiosidades.
3
Oriente os bebês para que se organizem em um círculo e apresente as lupas, explicando suas possibilidades. Faça a demonstração de como ela deve ser usada e a ofereça para brincarem, principalmente aos bebês maiores, ficando atento para o uso desse objeto. Faça as mediações necessárias para que o grupo comunique suas descobertas, inspirando outras observações. Permita que eles brinquem com os elementos naturais dispersos no ambiente, com as bacias disponibilizadas (com e sem água) e com os materiais de jardinagem (exceto a tesoura de poda, visto que essa deve ser de uso exclusivo do professor). Apoie as diversas situações investigativas, fazendo os devidos questionamentos para que os bebês continuem a se envolver na proposta. Ajude os bebês menores a vivenciarem esses momentos de observação e de contato com os elementos da natureza, aproximando-os do jardim de chás. Convide o grupo a contribuir com a rega, indicando que é preciso encher os regadores de água. Colabore para esse processo e permita que os bebês aguem a horta como preferirem. Continue incentivando-os a tocarem nas mudas e a sentirem os cheiros delas.
Possíveis falas do professor neste momento: Olhem pessoal, o (nome do bebê) percebeu que tem uma folha da (nome da planta) mordida! Será que tem algum inseto se alimentando das ervas do nosso jardim? Talvez uma lagarta? O que vocês imaginam? E vejam, o (nome do bebê) verificou algumas partes amareladas na (nome da planta). Será que o sol está queimando ela? Vamos investigar o que aconteceu?
Possíveis ações da criança neste momento: Alguns bebês podem demonstrar encantamento pela proposta ao cuidar de uma planta, analisando as características físicas. Outros podem, se movimentar no espaço em busca de uma observação de diferentes ângulos e de interação com os elementos presentes.
Para finalizar:
Informe ao grupo que a atividade será encerrada em breve e indique o que será feito no momento seguinte. O planejamento prévio contribui para uma organização interna dos acontecimentos, preparando para a transição de momentos e etapas subsequentes. Deixe o bebê que porventura se interesse por outra coisa brincar e ficar livre em suas escolhas. Desta forma, leve outras possibilidades para a atividade, como brinquedos de jardinagemou cesto de brinquedos favoritos etc. Coloque a música escolhida que marca o término da atividade (sugestão: "Lavar as Mãos", também do grupo Palavra Cantada). Após um momento, comunique novamente o término da brincadeira e incentive os bebês a ajudarem na organização do espaço e dos materiais. Valorize as iniciativas e esforços que possam surgir como forma de participação. Encaminhe o grupo para um momento de higiene pessoal realizando as intervenções necessárias para o bem-estar dos bebês.
Desdobramentos
Escolha algumas fotografias que contemplam os registros pedagógicos e acrescente ao varal de fotos do jardim de chás - permanente na sala de referência. Deste modo, os bebês continuarão vivenciando e acompanhando o desenvolvimento da horta ao observarem as fotos. No mural, feito de cartolina ou papel pardo, inclua novas, diferentes e importantes informações sobre a horta: como as mudas estão crescendo, se alguma cresce mais rápido que outra e se alguma delas já apresenta aroma. Para compreender a necessidade e inspirar outras brincadeiras com a natureza e seus elementos, acesse: Benefícios de uma infância rica em Natureza.
Engajando as famílias
Exponha o varal de fotos e o mural de informações do jardim de chás na parede lateral externa da sala da turma ou em algum outro lugar que julgar interessante. Assim, famílias, funcionários e as outras crianças da creche poderão apreciar e acompanhar a sequência de atividades e brincadeiras envolvendo uma horta. Depois de alguns dias de exposição do material, coloque-o na sala de referência.
Apresente a proposta
Nesta sequência, convide as famílias a preparar um ambiente para a interação com as ervas aromáticas. De acordo com o contexto familiar, serão propostas algumas adaptações possíveis de serem feitas em casa. Grave um vídeo explicando que, nesse momento, é importante incentivar o bebê a vivenciar experiências de contato com a natureza da forma que seja possível, devido à necessidade de distanciamento social para preservação da saúde. Para exemplificar, envie fotos de crianças plantando uma horta ou explorando um vaso de plantas. Se tiver fotos de alunos da sua escola, melhor ainda, ou busque na internet. Continue falando sobre a importância da exploração sensorial e descobertas através do cheiro, gosto, cor e textura envolvidos no preparo e degustação dos chás. Se tiver um vaso ou canteiro em casa, mostre, de forma animada, ações como preparar e afofar a terra, plantar uma semente ou mesmo regar seu vaso de planta, destacando esse cuidado diário como forma de acompanhar o crescimento. Conclua dizendo que esta é uma maneira de o bebê se relacionar com a natureza dada a situação que estamos vivenciando agora. Envie o vídeo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.
Adaptações necessárias
Convide a família a buscar adaptações possíveis, dentro do contexto que elas têm em casa, para que oportunizem as experimentações. Se não puderem plantar sementes, sugira uma muda da erva para chá, replantando alguma que já esteja em desenvolvimento. Caso não seja possível, sugira que tirem as ervas de chá dos saquinhos industrializados e explorem esse material. Depois, podem complementar a ação com o vaso de plantas que têm em casa como uma alternativa nesse momento.
Sugira às famílias
Convide os familiares a envolver o bebê nas relações de cuidado com a natureza, permitindo que ele interaja com seus elementos ao tocar, ver, ouvir, cheirar e saborear as possibilidades da erva aromática escolhida. Reafirme que é importante incentivar o bebê a vivenciar experiências de contato com a natureza da forma que for possível agora que estão em casa. Oriente que acompanhem sempre o bebê para sua segurança. Sugira que um familiar registre o processo enquanto os demais interagem com ele.
1) Na atividade “O jardim dos chás: brincadeiras com bebês potencializando o tato”, convide a visualizar o material enviado por você, observando as reações do bebê. Proponha que produzam o plantio ou manipulem um vaso, propiciando, assim, explorações táteis e brincadeiras de acordo com o local onde vivem. Reitere que sejam parceiros de descobertas e respeitem os interesses e preferências do bebê.
2) Na proposta “O jardim de chás: brincadeiras com bebês despertando o olhar”, convide a cuidar da horta de erva que plantaram ou do vaso que tenham em casa. Oriente que contemplem juntos o desenvolvimento dela diariamente, por meio da observação atenta. Essa é uma habilidade aprendida que poderá beneficiar não somente o bebê como também todos os familiares envolvidos. Proponha que coloquem água, observem se estão maiores que antes, as folhas que caem, outras novas que brotam etc.
3) Durante a atividade “O jardim de chás: bebês sensibilizando o olfato”, convide a explorar os cheiros exalados pelas ervas plantadas pela família. Caso não tenham condições para plantar em casa, os sachês sugeridos no plano poderão ser feitos com ervas retiradas dos chás de saquinho industrializados. Oriente que permitam ao bebê a livre escolha, para que manuseiem e possam explorar os diversos aromas à disposição num móvel da casa, por exemplo.
4) No plano “O jardim de chás: bebês experimentando sabores”, a proposta é convidar a preparar juntos um chá e degustar com o bebê. É importante orientar os familiares que podem agir conforme o plano, conversando sempre com o bebê, atentos a suas reações, incentivando a participação e o acompanhando sempre para evitar acidentes. Ao final, peça que registrem com um breve relato como foi essa vivência em família e enviem a receita do chá que fizeram.
5) Para a última atividade, “Jardim de chás: brincadeiras com bebês e famílias”, convide a relembrar todo o percurso até aqui por meio das fotos que você reuniu e socializou com as famílias. Oriente que vejam juntos o material enviado por você e se divirtam com a música “Para germinar” (disponível aqui), para animar ainda mais esse momento. Assim, podem dançar e cantar divertidamente.
Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares a enviar para você, pela plataforma que estão usando ou via WhatsApp, os registros de cada proposta à medida que as realizarem. Socialize os registros com todas as famílias para que se inspirem e façam também. Por meio das trocas, poderão descobrir outras formas de brincar e explorar a natureza em casa com seus bebês. Quando voltarem à escola, você poderá preparar uma exposição interativa, descrevendo um pouco das vivências, para expor junto com os registros enviados e o álbum “Receitas de chás das famílias”. Para isso, você poderá usar o Apresentações Google (disponível aqui). Considerando que nem todos puderam fazer uma plantação em casa, convide a fazer juntos uma horta com ervas aromáticas na escola, com experiências afetivas com os elementos da natureza. Para isso, poderá espalhar alguns sachês no percurso que conduz ao local. Nos momentos de entrada e saída, você poderá rever com os bebês esses registros de casa, além de vivenciar, na horta da escola, experiências com as famílias e entre pares. Assim, o fazer em casa terá conexão com o fazer na escola, estabelecendo, de forma concreta, essa parceria fundamental, que tende a apoiar o retorno ao convívio escolar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Silva
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro. Corpo, gestos e movimentos.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base:
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
Abordagem didática: O acompanhamento do plantio de uma semente (preparar a terra, afofá-la, regá-la, cuidar diariamente, esperar e ver crescer) é uma maneira dos bebês relacionarem o que observam com o seu próprio processo de crescimento e desenvolvimento. Há também o trabalho sensorial – cheiro, gosto, cor – envolvido na elaboração e na degustação do chá. Nesta sequência, ações como tocar, cuidar, esperar e acompanhar são habilidades que contribuem para a aprendizagem dos bebês, incluindo a interação com os pares.