Plano de aula: Cestinha das preferências

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cestinha surpresa

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Antecipe uma cesta para cada bebê, elas podem ser confeccionadas a partir de potes de sorvete ou baldinhos de areia e/ou de praia, pois em geral tais baldinhos já têm alça, o que facilita o manuseio para seu carregamento. Garanta diversidade de brinquedos e materiais de largo alcance, conhecidos e desconhecidos das crianças. Caso seja necessário, estabeleça uma parceria com a comunidade escolar para arrecadá-los.

Materiais:

Brinquedos estruturados e materiais de largo alcance (carrinhos, bonecos, carretéis, cones, latas, peças de encaixe, cones, entre outros).

Cestas individuais com alças para cada bebê (podem ser potes de sorvete, baldinho de lenços umedecidos ou baldinhos de areia/praia).

Celular ou filmadora para registro.

Espaços:

Inicie esta atividade na sala, dispondo um tapete no centro do ambiente e coloque sobre ele os materiais relacionados à proposta. Em um segundo momento, ela terá continuidade na área externa, para isso, certifique-se de que o local escolhido esteja adequado para receber os bebês de modo confortável ou seguro.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

Quais descobertas os bebês fazem por meio da observação e/ou manipulação mediante da atividade proposta com as cestinhas?

Durante a proposta os bebês demonstram iniciativas para comparar diferenças e semelhanças dos diferentes elementos manipulados?

Como a proposta com a cesta contribui para a percepção dos bebês quanto às possibilidades e aos limites de seu próprio corpo?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço de modo a garantir condições de participação a todos os bebês, prevendo apoios àqueles que necessitam de recursos para sentar-se ou locomover-se. Além disso, durante a seleção dos materiais, considere as especificidades das crianças, para que todas possam manipulá-los e explorá-los.

O que fazer durante?

1

Convide os bebês para aproximarem-se do tapete e conte que você separou alguns materiais para eles brincarem. Distribua os materiais sobre o tapete, encoraje a todos para se aproximar, permita que brinquem conforme seus interesses e apoie suas iniciativas. Ajude os bebês menores e posicione-os próximos aos seus pares, de modo que também possam manipular e explorar os objetos.

2

Enquanto os bebês estão envolvidos nas brincadeiras, converse com eles sobre a proposta de irem brincar na área externa com os materiais e conte que você separou algumas cestinhas para que cada um escolha os brinquedos que gostaria de levar para o outro espaço. Distribua os recipientes e incentive que guardem os objetos de sua preferência. Observe as crianças que estão recolhendo os materiais com autonomia e auxilie aquelas que necessitam de apoio. Além disso, peça ajuda aos bebês que já montaram suas cestinhas para compor a cesta dos bebês menores.

Possíveis ações dos bebês neste momento: Um bebê, que está com a cesta repleta, observa o colega colocando várias bolas de piscina em seu cesto, interessado, se aproxima das bolas, pega uma e tenta colocar em sua cestinha, porém a bolinha cai. Então você se aproxima, pergunta se ele quer mesmo a bolinha, e ao demonstrar que sim, você faz intervenções para que ele solucione o problema, pegando outro cesto, se houver, ou ainda sugerindo ao bebê que troque um dos objetos que está na cesta pela bolinha e ele assim o faz.

3

Com as cestinhas montadas, organize os bebês para a saída. Incentive-os a segurar a cesta na alça e ajude aqueles que precisam de auxílio para a locomoção. Cante uma música do repertório das crianças durante o trajeto. Outra sugestão são as canções de passeio das histórias clássicas infantis como: Pela estrada afora eu vou bem sozinha(Chapeuzinho Vermelho) ou Eu, eu vou, pra fora agora eu, pararatimbu, pararatimbu, eu vou, eu vou, eu vou (Branca de Neve e os Sete Anões).

4

Chegando ao local da proposta, estenda o tapete e posicione os bebês menores e convide as crianças para brincar com materiais das cestinhas. Observe as brincadeiras delas e potencialize as interações sugerindo trocas entre entre elas.

Possíveis falas do professor neste momento: Aproxime-se de uma dupla e pergunte vocês viram o que o colega trouxe? E se a gente trocar de cestinha? Você se dirige ao pequeno grupo e sugere: Vamos misturar tudo? Você observa um bebê que individualmente faz lançamento de bolinhas em sua cestinha. Você chama a atenção dos bebês que estão próximos dele e diz: Crianças, quem tem bolinhas? Vamos colocar todas as bolinhas juntas e brincar de lançá-las dentro da cestinha como o colega?

Para finalizar:

Conte aos bebês que a brincadeira está chegando ao fim, peça para que organizem as cestinhas e diga irão retornar à sala para ouvir uma história. Informe a eles que todos poderão levar a cestinha para casa.