Plano de aula: Adaptação: apresentação da escola para os bebês

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Adaptação e acolhimento

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade é importante que os bebês já se sintam vinculados de alguma forma com o professor. No momento da matrícula e/ou na reunião de família que antecede o início do ano escolar, faça alguns combinados referente a proposta de adaptação. Explique a atividade e solicite que o familiar e/ou alguém que o bebê tenha confiança e intimidade (padrinho, madrinha, tio ou tia) se organize para acompanhá-lo. Informe à gestão da escola sobre o passeio que irá fazer com os bebês, apresentando todos os ambientes da escola.Faça um painel na parede na altura dos bebês com fotos dos ambientes da escola. Combine com professores de outra sala, da turma de crianças bem pequenas oupequenas, que indiquem algumas crianças que possam apresentar os ambientes da escola para os bebês.

Materiais:

Fotos dos ambientes da escola, bolinha de sabão, caderno de anotação ecâmera digital ou celular.

Espaços:

Planeje a atividade inicial para a sala de referência e depois apresentando os ambientes da escola, faça pequenos grupos (de 5 a 6 bebês).

Tempo sugerido:

Aproximadamente 2 horas

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês exploram os ambientes?

2. Como os bebês se expressam ao conhecer novos ambientes?

3.Como os bebês interagem com as outras crianças e professor?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês tenham oportunidade de explorar o espaço. Proponha apoios e adaptações necessárias para atender as necessidades de cada grupo.

O que fazer durante?

1

Na sala de referência com o pequeno grupo (de 5 a 6 bebês), faça uma roda e converse com os bebês e os adultos que os acompanham sobre a importância de conhecer os ambientes da escola.

2

Convide os bebês a observar o painel de fotos de ambientes escolares organizado na sala. Mostre as fotos para cada um e apresente os ambientes por meio delas. Descreva  o que tem nesses espaços e conte que eles irão conhecer esses ambientes em breve. Observe seus gestos e expressões neste momento.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhe este lugar que fica aqui na escola. Você já viu este parque? Vamos conhecer comigo?

Possíveis ações da criança neste momento: O bebê pode olhar atentamente para a foto e passar a mão por cima ou pode apontar indicando algum lugar.

3

Convide as crianças pequenas (de outra turma) para entrar na sala acompanhadas pelo professor. Apresente-os para o pequeno grupo e informe que as crianças que acabaram de entrar vão mostrar a escola para eles. Cada criança deverá acompanhar um bebê. Incentive os bebês que já andam a segurar nas mãos das crianças pequenas. Os adultos devem acompanhar o percurso, deixando os bebês a frente com as crianças pequenas. Observe como cada bebê interage com as outras crianças. Registre o momento com foto para fins de documentação pedagógica.

4

Faça o percurso pela escola. A cada ambiente apresentado, reserve um tempo para as crianças explorarem os espaços. Garanta que os bebês que engatinham também façam o percurso, deixando-os no chão. Para aqueles que não engatinham, proponha apoios necessários para garantir a participação deles. Observe os gestos, expressões, iniciativas de interações nos ambientes com outras crianças e de que maneira exploram os materiais, objetos e brinquedos. Convide as crianças pequenas para dizer o que aquele ambiente representa. Observe atentamente e aproveite para fazer registros escritos das expressões dos bebês e das interações com as outras crianças e adultos.

Para finalizar:

Para finalizar, deixe o parque/praça como último espaço a ser apresentado. Convideos bebês para brincar com as outras crianças. Observe a interação deles com o ambiente, com as outras crianças e professor. Para aqueles que estiverem confortáveis, solicite ao adulto responsável que se afaste um pouco para que, dessa maneira, sejam estabelecidos vínculos com o bebê. Brinque com os bebês e apoie-os a subirem no escorregador, embalando nos balanços ou até mesmo propondo uma brincadeira, como bolinha de sabão.