Plano de Aula
Plano de aula: Som e imagem de pássaros com bebês
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincar com bichos
Por: Nataly Gomes Ovando
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Pesquise previamente espécies de pássaros mais comuns que compõem a fauna local. Imprima fotos em tamanho A3 e cole-as em papel cartão. Plastifique-as usando plástico adesivo ou encape com saquinhos fechados com fita adesiva, para que fiquem mais resistentes e seguras para a exploração dos bebês. Imprima as mesmas imagens dos pássaros em tamanho 13x18 cm e cole-as dentro de caixas de sapato com tampa. Cole também imagens nas tampas de cada caixa. Garanta pelo menos uma caixa para cada dupla de bebês. Grave o som do canto de cada espécie em um dispositivo móvel compatível com aparelho de som que será utilizado. Faça um mural na parede usando um pedaço de plástico adesivo com o lado colante virado para cima, para que as crianças possam colar e descolar nessa superfície as fotos já encapadas/plastificadas repetidas vezes posteriormente.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Som e imagem de pássaros com bebês (link)
Brincar com bichos de brinquedo (link)
Imitar bichos com os bebês (link)
Explorar os bichos do jardim (link)
Conhecer bichos de estimação (link)
Materiais:
Você precisará de: papel cartão, imagens de pássaros da região, impressas em papel A3 e encapadas com plástico resistente, plástico adesivo, aparelho de som, dispositivo móvel, caixas de sapato com tampa, imagens dos mesmos pássaros da região (em tamanho 13x18 cm).
Espaços:
Em ambiente interno, organize tapetes ou colchonetes, onde os bebês possam ser acomodados. Ao seu redor, organize de forma atraente as caixas com as imagens dos pássaros dentro. Prepare o aparelho de som com dispositivo móvel e o som do canto dos pássaros. Disponha o ambiente de modo que os bebês possam brincar em dois pequenos grupos, em segurança, com espaço para circular livremente.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1.Como os bebês reagem diante das imagens apresentadas? Que expressões são percebidas?
2. Como exploram o som do canto no ambiente preparado? Imitam com produção de sons a partir do próprio corpo? Que descobertas eles fazem?
3. Como é a interação entre os bebês e entre adultos participantes?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos possam visualizar e tocar as imagens apresentadas, assim como vivenciar a exploração dos sons.Organize para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de participar. Nesse contexto cuide para que os bebês muito pequenos e que não se sentam com autonomia tenham o apoio necessário e estejam dispostos com o grande grupo. Garanta um espaço seguro para aqueles que se sentam com autonomia e espaço de mobilidade para aqueles que engatinham e andam, com ou sem autonomia.
O que fazer durante?
1
Em roda ou de maneira que os bebês fiquem confortáveis e visualizem o processo, apresente ao grupo todo uma das imagens selecionadas. Com entusiasmo, conte o nome da espécie e destaque detalhes que podem ser percebidos, como as cores das penas, o tamanho (grande/pequeno) do bico, onde mora, sua espécie.Os bebês, nesse momento, vão tocar na imagem e aproximá-la do corpo. Garanta que esse contato aconteça, convidando-os a explorar imagens e caixas espalhadas pelo ambiente. Chame a atenção do grupo para o som que o pássaro em referência ecoa, ligando o aparelho de som. Instigue-os a ouvir e imitar o canto, use o corpo para imitar também o voo dos pássaros. Em seguida, apresente a próxima imagem, nomeie a espécie e introduza o próximo som. Provoque os bebês, trazendo as diferenças de cada canto dos pássaros, buscando imitá-los. Eles engatinharão pela sala livremente, a fim de explorar as caixas e imagens espalhadas pelo ambiente. A cada novo pássaro apresentado, use o corpo e o som da voz para trazer ao contexto a espécie e o som reproduzido por ela.
2
Organize a turma em pequenos grupos de bebês. Em cada grupo disponibilize as imagens apresentadas anteriormente, assim como as caixas com as imagens em seu interior, fechadas com a tampa. Os bebês vão explorá-las livremente observando cada detalhe. Ficarão curiosos e tentarão abrir as caixas, vão segurá-las, levá-las à boca, sacudi-las, abri-las e fechá-las. Aos poucos vão percebendo as imagens dentro da caixa e as associarão às imagens maiores anteriormente apresentadas para o grupo todo. Garanta que o som dos pássaros esteja tocando para que eles possam percebê-lo, mesmo envolvidos com as imagens. Os bebês vão tocar, observar as cores, as formas, os traços, assim como o som e sua relação com as imagens. Balbuciarão tentando imitar o som percebido, se encantarão com as imagens, se expressarão com gritos, palmas e engatinharão sobre as imagens. Provoque-os a imitar as aves, apresentando movimentos que expresse o voo dos pássaros. Registre com vídeos cada nova descoberta dos bebês e suas expressões para que, posteriormente, possa refletir e suscitar novos desafios com o uso da voz aos bebês.
Possíveis falas do professor nesse momento: Além das imagens, como os pássaros cantam? Vamos fazer o canto do pássaro? Tente abrir os braços, tente mexê-los! Sinta o vento! Os pássaros também sentem o vento quando voam! O que está sentindo?
3
Circule pelos pequenos grupos convidando os bebês para ouvir os sons e imitar com gestos e movimentos o voo dos pássaros. Assegure que durante a realização da proposta tenha um adulto que possa auxiliá-lo a todo o momento. Enquanto um dos grupos de bebês está envolvido com a exploração das caixas, oriente o outro grupo de bebês para mexer no painel de colar/descolar imagens. Convide-os para experimentar o novo desafio proposto e instigue-os colando e descolando algumas vezes. Ao observarem a ação do adulto, os bebês querem imitá-lo. Garanta que todos possam se aproximar do painel e participem da brincadeira. Os bebês querem colar e descolar a imagem por diversas vezes, pois a ação é desafiadora e traz uma nova descoberta. Participe com falas motivadoras incentivando-os. Registre com imagens fotográficas as expressões de cada um e suas reações diante de cada nova ação realizada. Garanta que haja troca entre o pequeno grupo de bebês que explora o painel e o grupo que manipula caixas e imagens, a fim de que participem de todas as propostas. Tenha um cesto com objetos preferidos das crianças, oferecendo-o quando necessário, para atender os ritmos e interesses de cada um.
Para finalizar:
Para encerrar a atividade, comunique aos bebês que em alguns minutos vocês irão começar a guardar as imagens e compartilhe com eles a próxima proposta. Peça ajuda para que, dentro de suas possibilidades, cada qual possa colocar as imagens em seus devidos lugares. Cante uma canção que costuma determinar o momento de arrumação com sua turma, por exemplo, a do grupo Palavra Cantada "Para arrumar a bagunceira". Apoie e encoraje as iniciativas dos pequenos nesse momento!