Plano de Aula

Plano de aula: Brincando com elementos da natureza

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras na área externa

mais ações

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Convide os bebês para ir ao parque procurar, explorar e recolher elementos naturais diversos como folhas, gravetos, pedras (de tamanhos, formas e pesos diferentes).

Materiais:

Elementos da natureza (folhas, gravetos, pedras) de tamanhos, formas e pesos diferentes, potes com e sem tampa, ou caixinhas de vários tamanhos, e retalhos de tecido.

Espaços:

Organize o parque de forma instigante e que aguce a curiosidade dos pequenos. Agrupe esses recursos em montinhos por todo o ambiente ou disponibilize em potes com e sem tampa, caixinhas de vários tamanhos, envoltos em tecidos coloridos, caixotes de madeira (tipo de fruta) ou cestas também podem ser utilizados.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como se dá a relação de crianças e adultos ao explorar o parque e os elementos naturais?

2. De que maneira ocorrem as descobertas, ou seja, a ação, a observação, a manipulação e a experimentação dos elementos ali presentes?

3. Como ocorre a movimentação corporal dos bebês e de que forma eles expressam por meio dela emoções, necessidades e desejos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Convide os bebês e incentive a participação de todos. Propicie um espaço seguro para aqueles que ainda não se locomovem com autonomia. Esteja disponível, perto deles, para que possam avançar quando bem desejarem. Narre o que está acontecendo e faça com que seu corpo sirva de suporte para os movimentos deles e, também, para acolhê-los quando isso se fizer necessário.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Converse com os bebês do grupo todo acerca da proposta que será realizada. Siga com eles para o parque onde será oportunizada a vivência com os elementos naturais e convide-os para a exploração do espaço. Oportunize para os bebês encontrá-los, recolhê-los e experimentá-los, fazendo suas próprias descobertas a partir dos seus interesses. Aproxime os que não andam dos elementos da natureza, para que possam interagir dentro de suas possibilidades motoras, potencializando descobertas, a fim de ampliar o repertório deles. É relevante que todas as ações e situações sejam conversadas com os bebês previamente. Registre os momentos com fotos, vídeos e faça pequenas anotações para uma reflexão posterior.


2

Nesse momento todos os bebês estão pesquisando ao mesmo tempo, envolvidos de diversas formas em suas explorações individualmente, em duplas ou em pequenos grupos. Incentive a participação de todos, oferecendo apoio quando necessário, conversando com eles, transmitindo segurança e confiança para avançarem em suas pesquisas. Esteja disponível caso algum bebê queira dividir descobertas e conquistas.


3

Note como se dão as interações, a experimentação, a manipulação e a exploração dos bebês em pequenos grupos neste momento . Veja quais instigações você pode propiciar. Intervenha a partir de suas observações sobre os interesses e as necessidades das crianças, favorecendo que ampliem suas explorações e interações usando os novos materiais ofertados. Atente-se à forma de percepção do espaço, como é feita a ocupação do ambiente e quais relações são estabelecidas entre os bebês interagir com o grupo. Proponha situações que envolvam relações entre eles, os elementos naturais que ali se encontram e suas pesquisas. Instigue a curiosidade dos pequenos.


4

Atente-se às duplas ouaos bebês individualmente, quanto aos deslocamentos de si e dos objetos no ambiente, exercitando gestos e movimentos para a ampliação da percepção sensorial ao ver, sentir, cheirar e ouvir; circulando livremente no parque. Além disso, continue sempre atento às interações.

Possíveis ações das crianças neste momento: O bebê explora com muita atenção as suas marcas, feitas com um galho: ora o arrasta de um lado para o outro, ora bate alguma vezes nas pedras que estão ali próximas, após algum tempo, ele se aproxima e pega as pedras, faz o movimento para sustentá-las na palma da mão, para observá-las e possivelmente medir o peso delas. Posteriormente, o bebê segue em direção ao colega que passa por ali, manifestando um desejo de mostrar sua conquista.Em seguida, faz o mesmo em relação aoprofessor.

Possíveis falas do professor neste momento: Veja! São diferentes, não é? Será que lá na frente encontramos mais elementos? Vamos buscar?


Para finalizar:

Com a aproximação da finalização da proposta, converse com os bebês e convide-os para começar a organizar o espaço. Para ajudar na localização temporal, avise-os qual será o próximo acontecimento do dia, garantindo uma predição do que irá acontecer. Informe o quanto é importante organizar o local antes de seguirem para a próxima experiência. Valorize e encoraje as iniciativas dos bebês neste momento. Toque uma música que marque o momento de arrumação com o grupo, por exemplo Nós vamos guardar, de Fabiana Goddoy.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados