Atividade para impressão - EDI1_27UND_Material de apoio
Plano de Aula
Plano de aula: Jardim de chás: brincadeiras com bebês e famílias
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Plantando sementes para fazer chá
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Continue empregando os cuidados necessários para a manutenção do jardim de chás. Adube a terra, regue as mudas e retire ervas daninhas. Utilize pasta ofício, pasta fichário, pasta grampo trilho, caderno ou qualquer outro material que julgar adequado para fazer um livro de receitas de chás. Para isso, reúna as receitas de chás enviadas pelas famílias, conforme indicado no primeiro plano de atividade O jardim de chás: brincadeiras com bebês potencializando o tato. Organize-as no livro de receitas, acrescente algumas fotografias dos momentos de exploração e de interação dos bebês no jardim de chás e fixe um sachê de erva, feito de tule ou voal, para cada uma das espécies presentes na horta. Verifique outras informações sobre hortas e algumas sugestões de músicas para a atividade, no material de apoio. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
O jardim de chás: brincadeiras com bebês potencializando o tato
O jardim de chás: brincadeiras com bebês despertando o olhar
O jardim de chás: brincadeiras com bebês sensibilizando o olfato
O jardim de chás: brincadeiras com bebês experimentando sabores
O jardim de chás: brincadeiras com bebês motivando a escuta
Materiais:
O livro de receitas de chás da turma e outros livros de receitas que contemplem o tema ervas aromáticas, se possível. O varal de fotos e o mural de informações produzidos nas atividades anteriores. Sachês aromáticos e bules com variados chás, preparados com as ervas da horta. Copinhos e mamadeiras para os bebês, xícaras e pires para adultos. Regadores e brinquedos de jardinagem ou de praia. Câmera fotográfica para documentação pedagógica e aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular) para as músicas sugeridas no plano.
Espaços:
Realize esta proposta no jardim de chás. Pendure o varal de fotos e coloque o mural de informações em uma altura que compreenda o campo visual dos bebês. Distribua os sachês aromáticos pelo ambiente. Organize uma mesa com os diversos chás para degustação, disponibilizando bules, xícaras, copinhos e mamadeiras. Coloque o livro de receitas de chás em uma cesta de vime e deixe-a centralizada no espaço. Disponha os regadores com água e brinquedos de jardinagem ou de praia em um dos cantos da horta. Posicione o aparelho sonoro um pouco distante do local para evitar que caia água nele, mas o deixe de fácil acesso a você.
Tempo sugerido:
Em torno de 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais explorações os bebês fazem durante a proposta? De que forma eles observam e interagem com o ambiente? Como realizam suas descobertas?
2. Como acontece a manipulação dos materiais e dos elementos naturais presentes na atividade? Como os bebês percebem as diferenças e semelhanças entre eles?
3. Quais ações realizadas pelos bebês que refletem diretamente nos outros bebês e nos adultos? Como eles percebem essas reações?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Permita a livre exploração dos recursos materiais disponíveis no espaço preparado. Favoreça situações em que os bebês possam, cada um a seu modo, observar a dinâmica do ambiente, fazer suas descobertas e experienciar o contato com elementos da natureza. Garanta que todos possam se envolver nas brincadeiras ao serem incentivados a tocar na terra, nas plantas, na água e ao experienciarem os cincos sentidos por meio da proposta.
O que fazer durante?
1
Aproveite o momento da saída dos bebês da creche para convidar as famílias para participar e apreciar as atividades realizadas no jardim de chás. Deixe organizado o espaço da horta conforme indicado neste plano e inicie a proposta pouco antes de as famílias chegarem. Na sala de referência, converse com o grupo sobre as brincadeiras que vivenciaram e as experiências que tiveram no jardim de chás. Diga que você preparou uma surpresa e informe que hoje todos poderão brincar junto com as famílias. Desperte a curiosidade do grupo pela atividade explicitando que os bebês poderão encontrar um livro de receitas, sachês aromáticos e chás na área externa; além de brincar com os elementos naturais presentes no local. Convide os pequenos para se deslocarem até o jardim de ervas, auxiliando principalmente os bebês menores que necessitam de ajuda para locomoção. É essencial mais de um professor contribuindo durante a atividade para garantir que toda a turma disponha de apoio necessário. Pegue a câmera fotográfica para registrar esses momentos, quando possível.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem permanecer observando o professor ou podem demonstrar encantamento pela proposta de interagir novamente com o jardim de chás por meio de gestos, sorrisos, balbucios e falas.
2
Chegando ao jardim de ervas, convide os bebês do grupo para se acomodar confortavelmente em volta da cesta de vime, explicitando que mostrará para eles o livro de receita de chás da turma. Auxilie-os na organização, de modo que formem um círculo. Ao apresentar o livro, diga que as receitas foram enviadas pelas famílias e mostre as fotos deles que estão presentes no material. Em seguida, instigue os bebês a perceber os sons provenientes da natureza. Peça para que fiquem em silêncio e, ao escutar um som, compartilhe a percepção com o grupo a fim de incentivar os bebês a fazer o mesmo.
Após algumas situações de descobertas dos sons da natureza, ligue o aparelho sonoro e coloque músicas que possam representar o contexto da proposta, como as que estão sugeridas no material de apoio.
Possíveis falas do professor neste momento: Escutem pessoal, estou ouvindo um som que vem das ervas aromáticas, o que poderá ser? Ah! Será que é o barulho do vento passando por nossas plantas?
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se movimentar por todo espaço apreciando o momento de contato com a natureza ao som de músicas.
3
Permita a exploração espontânea dos bebês e apoie as iniciativas de investigação do grupo em relação aos materiais disponibilizados e aos elementos naturais. Propicie situações em que os pequenos possam manipular a cesta de vime, folhear o livro de receitas, observar o varal de fotos e o mural de informações, sentir as fragrâncias dos sachês aromáticos, degustar os chás conforme interesse, brincar com os brinquedos de jardinagem ou de praia, regar as plantas, tocar e acariciar a terra etc, enquanto se divertem ao som das canções. Ofereça suporte corporal e auxilie a busca pelo objeto de interesse aos bebês menores, possibilitando diferenciados momentos de interações com o ambiente. Incentive a observação e a escuta atenta em contato respeitoso com elementos da natureza.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se movimentar por todo espaço apreciando o momento de contato com a natureza ao som de músicas.
Para finalizar:
Neste momento as famílias já estarão chegando à creche para buscar os bebês. Convide-as para se envolverem no ambiente do jardim de ervas e apreciarem as atividades desenvolvidas. Permita a exploração conjunta entre famílias e bebês, ampliando os laços afetivos deles com a natureza. Incentive as brincadeiras e as interações com os elementos disponíveis, como a manipulação dos materiais e dos recursos naturais, a sensibilização pelos sachês aromáticos e a degustação dos chás. Organize uma roda com bebês e famílias para agradecer a participação de todos nas atividades propostas. Informe que em breve o evento será encerrado devido ao horário estabelecido na escola, mas diga que, enquanto isso, poderão permanecer interagindo com o ambiente. Após um momento, comunique novamente o término da brincadeira e coloque a música Lavar as Mãos, do grupo Palavra Cantada, para marcar a finalização da atividade.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS