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Plano de Aula
Plano de aula: Jardim de chás: brincadeiras com bebês e famílias
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Plantando sementes para fazer chá
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Continue empregando os cuidados necessários para a manutenção do jardim de chás. Adube a terra, regue as mudas e retire ervas daninhas. Utilize pasta ofício, pasta fichário, pasta grampo trilho, caderno ou qualquer outro material que julgar adequado para fazer um livro de receitas de chás. Para isso, reúna as receitas de chás enviadas pelas famílias, conforme indicado no primeiro plano de atividade O jardim de chás: brincadeiras com bebês potencializando o tato. Organize-as no livro de receitas, acrescente algumas fotografias dos momentos de exploração e de interação dos bebês no jardim de chás e fixe um sachê de erva, feito de tule ou voal, para cada uma das espécies presentes na horta. Verifique outras informações sobre hortas e algumas sugestões de músicas para a atividade, no material de apoio. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
O jardim de chás: brincadeiras com bebês potencializando o tato
O jardim de chás: brincadeiras com bebês despertando o olhar
O jardim de chás: brincadeiras com bebês sensibilizando o olfato
O jardim de chás: brincadeiras com bebês experimentando sabores
O jardim de chás: brincadeiras com bebês motivando a escuta
Materiais:
O livro de receitas de chás da turma e outros livros de receitas que contemplem o tema ervas aromáticas, se possível. O varal de fotos e o mural de informações produzidos nas atividades anteriores. Sachês aromáticos e bules com variados chás, preparados com as ervas da horta. Copinhos e mamadeiras para os bebês, xícaras e pires para adultos. Regadores e brinquedos de jardinagem ou de praia. Câmera fotográfica para documentação pedagógica e aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular) para as músicas sugeridas no plano.
Espaços:
Realize esta proposta no jardim de chás. Pendure o varal de fotos e coloque o mural de informações em uma altura que compreenda o campo visual dos bebês. Distribua os sachês aromáticos pelo ambiente. Organize uma mesa com os diversos chás para degustação, disponibilizando bules, xícaras, copinhos e mamadeiras. Coloque o livro de receitas de chás em uma cesta de vime e deixe-a centralizada no espaço. Disponha os regadores com água e brinquedos de jardinagem ou de praia em um dos cantos da horta. Posicione o aparelho sonoro um pouco distante do local para evitar que caia água nele, mas o deixe de fácil acesso a você.
Tempo sugerido:
Em torno de 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais explorações os bebês fazem durante a proposta? De que forma eles observam e interagem com o ambiente? Como realizam suas descobertas?
2. Como acontece a manipulação dos materiais e dos elementos naturais presentes na atividade? Como os bebês percebem as diferenças e semelhanças entre eles?
3. Quais ações realizadas pelos bebês que refletem diretamente nos outros bebês e nos adultos? Como eles percebem essas reações?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Permita a livre exploração dos recursos materiais disponíveis no espaço preparado. Favoreça situações em que os bebês possam, cada um a seu modo, observar a dinâmica do ambiente, fazer suas descobertas e experienciar o contato com elementos da natureza. Garanta que todos possam se envolver nas brincadeiras ao serem incentivados a tocar na terra, nas plantas, na água e ao experienciarem os cincos sentidos por meio da proposta.
O que fazer durante?

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Aproveite o momento da saída dos bebês da creche para convidar as famílias para participar e apreciar as atividades realizadas no jardim de chás. Deixe organizado o espaço da horta conforme indicado neste plano e inicie a proposta pouco antes de as famílias chegarem. Na sala de referência, converse com o grupo sobre as brincadeiras que vivenciaram e as experiências que tiveram no jardim de chás. Diga que você preparou uma surpresa e informe que hoje todos poderão brincar junto com as famílias. Desperte a curiosidade do grupo pela atividade explicitando que os bebês poderão encontrar um livro de receitas, sachês aromáticos e chás na área externa; além de brincar com os elementos naturais presentes no local. Convide os pequenos para se deslocarem até o jardim de ervas, auxiliando principalmente os bebês menores que necessitam de ajuda para locomoção. É essencial mais de um professor contribuindo durante a atividade para garantir que toda a turma disponha de apoio necessário. Pegue a câmera fotográfica para registrar esses momentos, quando possível.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem permanecer observando o professor ou podem demonstrar encantamento pela proposta de interagir novamente com o jardim de chás por meio de gestos, sorrisos, balbucios e falas.
2
Chegando ao jardim de ervas, convide os bebês do grupo para se acomodar confortavelmente em volta da cesta de vime, explicitando que mostrará para eles o livro de receita de chás da turma. Auxilie-os na organização, de modo que formem um círculo. Ao apresentar o livro, diga que as receitas foram enviadas pelas famílias e mostre as fotos deles que estão presentes no material. Em seguida, instigue os bebês a perceber os sons provenientes da natureza. Peça para que fiquem em silêncio e, ao escutar um som, compartilhe a percepção com o grupo a fim de incentivar os bebês a fazer o mesmo.
Após algumas situações de descobertas dos sons da natureza, ligue o aparelho sonoro e coloque músicas que possam representar o contexto da proposta, como as que estão sugeridas no material de apoio.
Possíveis falas do professor neste momento: Escutem pessoal, estou ouvindo um som que vem das ervas aromáticas, o que poderá ser? Ah! Será que é o barulho do vento passando por nossas plantas?
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se movimentar por todo espaço apreciando o momento de contato com a natureza ao som de músicas.
3
Permita a exploração espontânea dos bebês e apoie as iniciativas de investigação do grupo em relação aos materiais disponibilizados e aos elementos naturais. Propicie situações em que os pequenos possam manipular a cesta de vime, folhear o livro de receitas, observar o varal de fotos e o mural de informações, sentir as fragrâncias dos sachês aromáticos, degustar os chás conforme interesse, brincar com os brinquedos de jardinagem ou de praia, regar as plantas, tocar e acariciar a terra etc, enquanto se divertem ao som das canções. Ofereça suporte corporal e auxilie a busca pelo objeto de interesse aos bebês menores, possibilitando diferenciados momentos de interações com o ambiente. Incentive a observação e a escuta atenta em contato respeitoso com elementos da natureza.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se movimentar por todo espaço apreciando o momento de contato com a natureza ao som de músicas.
Para finalizar:
Neste momento as famílias já estarão chegando à creche para buscar os bebês. Convide-as para se envolverem no ambiente do jardim de ervas e apreciarem as atividades desenvolvidas. Permita a exploração conjunta entre famílias e bebês, ampliando os laços afetivos deles com a natureza. Incentive as brincadeiras e as interações com os elementos disponíveis, como a manipulação dos materiais e dos recursos naturais, a sensibilização pelos sachês aromáticos e a degustação dos chás. Organize uma roda com bebês e famílias para agradecer a participação de todos nas atividades propostas. Informe que em breve o evento será encerrado devido ao horário estabelecido na escola, mas diga que, enquanto isso, poderão permanecer interagindo com o ambiente. Após um momento, comunique novamente o término da brincadeira e coloque a música Lavar as Mãos, do grupo Palavra Cantada, para marcar a finalização da atividade.
Desdobramentos
Deixe o livro de receitas de chás da turma, o varal de fotos, o mural de informações e os sachês aromáticos por alguns dias na sala de referência para que os bebês possam se apropriar de suas vivências. Além disso, sempre que possível, leve o grupo de bebês para observar, regar e explorar o jardim de chás, contribuindo para o desenvolvimento e o fortalecimento dos laços afetivos com a natureza. Para compreender a importância e inspirar outras brincadeiras com a natureza e com seus elementos, acesse: Benefícios de uma infância rica em natureza.
Engajando as famílias
Faça um mural de recados utilizando um pedaço de cortiça, algumas tachinhas, canetas e pedaços de papel sulfite ou use um pedaço de papel pardo e canetinhas coloridas. Convide as famílias para deixar comentários a respeito desta e das outras propostas pertencentes a essa sequência de atividades.
Apresente a proposta
Nesta sequência, convide as famílias a preparar um ambiente para a interação com as ervas aromáticas. De acordo com o contexto familiar, serão propostas algumas adaptações possíveis de serem feitas em casa. Grave um vídeo explicando que, nesse momento, é importante incentivar o bebê a vivenciar experiências de contato com a natureza da forma que seja possível, devido à necessidade de distanciamento social para preservação da saúde. Para exemplificar, envie fotos de crianças plantando uma horta ou explorando um vaso de plantas. Se tiver fotos de alunos da sua escola, melhor ainda, ou busque na internet. Continue falando sobre a importância da exploração sensorial e descobertas através do cheiro, gosto, cor e textura envolvidos no preparo e degustação dos chás. Se tiver um vaso ou canteiro em casa, mostre, de forma animada, ações como preparar e afofar a terra, plantar uma semente ou mesmo regar seu vaso de planta, destacando esse cuidado diário como forma de acompanhar o crescimento. Conclua dizendo que esta é uma maneira de o bebê se relacionar com a natureza dada a situação que estamos vivenciando agora. Envie o vídeo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.
Adaptações necessárias
Convide a família a buscar adaptações possíveis, dentro do contexto que elas têm em casa, para que oportunizem as experimentações. Se não puderem plantar sementes, sugira uma muda da erva para chá, replantando alguma que já esteja em desenvolvimento. Caso não seja possível, sugira que tirem as ervas de chá dos saquinhos industrializados e explorem esse material. Depois, podem complementar a ação com o vaso de plantas que têm em casa como uma alternativa nesse momento.
Sugira às famílias
Convide os familiares a envolver o bebê nas relações de cuidado com a natureza, permitindo que ele interaja com seus elementos ao tocar, ver, ouvir, cheirar e saborear as possibilidades da erva aromática escolhida. Reafirme que é importante incentivar o bebê a vivenciar experiências de contato com a natureza da forma que for possível agora que estão em casa. Oriente que acompanhem sempre o bebê para sua segurança. Sugira que um familiar registre o processo enquanto os demais interagem com ele.
1) Na atividade “O jardim dos chás: brincadeiras com bebês potencializando o tato”, convide a visualizar o material enviado por você, observando as reações do bebê. Proponha que produzam o plantio ou manipulem um vaso, propiciando, assim, explorações táteis e brincadeiras de acordo com o local onde vivem. Reitere que sejam parceiros de descobertas e respeitem os interesses e preferências do bebê.
2) Na proposta “O jardim de chás: brincadeiras com bebês despertando o olhar”, convide a cuidar da horta de erva que plantaram ou do vaso que tenham em casa. Oriente que contemplem juntos o desenvolvimento dela diariamente, por meio da observação atenta. Essa é uma habilidade aprendida que poderá beneficiar não somente o bebê como também todos os familiares envolvidos. Proponha que coloquem água, observem se estão maiores que antes, as folhas que caem, outras novas que brotam etc.
3) Durante a atividade “O jardim de chás: bebês sensibilizando o olfato”, convide a explorar os cheiros exalados pelas ervas plantadas pela família. Caso não tenham condições para plantar em casa, os sachês sugeridos no plano poderão ser feitos com ervas retiradas dos chás de saquinho industrializados. Oriente que permitam ao bebê a livre escolha, para que manuseiem e possam explorar os diversos aromas à disposição num móvel da casa, por exemplo.
4) No plano “O jardim de chás: bebês experimentando sabores”, a proposta é convidar a preparar juntos um chá e degustar com o bebê. É importante orientar os familiares que podem agir conforme o plano, conversando sempre com o bebê, atentos a suas reações, incentivando a participação e o acompanhando sempre para evitar acidentes. Ao final, peça que registrem com um breve relato como foi essa vivência em família e enviem a receita do chá que fizeram.
5) Para a última atividade, “Jardim de chás: brincadeiras com bebês e famílias”, convide a relembrar todo o percurso até aqui por meio das fotos que você reuniu e socializou com as famílias. Oriente que vejam juntos o material enviado por você e se divirtam com a música “Para germinar” (disponível aqui), para animar ainda mais esse momento. Assim, podem dançar e cantar divertidamente.
Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares a enviar para você, pela plataforma que estão usando ou via WhatsApp, os registros de cada proposta à medida que as realizarem. Socialize os registros com todas as famílias para que se inspirem e façam também. Por meio das trocas, poderão descobrir outras formas de brincar e explorar a natureza em casa com seus bebês. Quando voltarem à escola, você poderá preparar uma exposição interativa, descrevendo um pouco das vivências, para expor junto com os registros enviados e o álbum “Receitas de chás das famílias”. Para isso, você poderá usar o Apresentações Google (disponível aqui). Considerando que nem todos puderam fazer uma plantação em casa, convide a fazer juntos uma horta com ervas aromáticas na escola, com experiências afetivas com os elementos da natureza. Para isso, poderá espalhar alguns sachês no percurso que conduz ao local. Nos momentos de entrada e saída, você poderá rever com os bebês esses registros de casa, além de vivenciar, na horta da escola, experiências com as famílias e entre pares. Assim, o fazer em casa terá conexão com o fazer na escola, estabelecendo, de forma concreta, essa parceria fundamental, que tende a apoiar o retorno ao convívio escolar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Silva
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro; Corpo, gestos e movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
(EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.
Abordagem didática: O acompanhamento do plantio de uma semente (preparar a terra, afofá-la, regá-la, cuidar diariamente, esperar e ver crescer) é uma maneira de os bebês relacionarem o que observam com o seu próprio processo de crescimento e desenvolvimento. Há também o trabalho sensorial – cheiro, gosto, cor – envolvido na elaboração e na degustação do chá. Nesta sequência, ações como tocar, cuidar, esperar e acompanhar são habilidades que contribuem para a aprendizagem dos pequenos, incluindo a interação com os pares.