Material de apoio - EDI1_27UND
Plano de Aula
Plano de aula: O jardim de chás: bebês sensibilizando o olfato
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Plantando sementes para fazer chá
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Dê continuidade à atividade anterior (O jardim de chás: brincadeiras com bebês destacando a visão) empregando os cuidados necessários para a manutenção e o crescimento da horta. Adube a terra com elementos naturais, regue as mudas com frequência e retire ervas daninhas. Sempre que possível, leve o grupo de bebês para observar e regar o jardim de chás, para que possam acompanhar o desenvolvimento das plantas e contribuir com os cuidados. Verifique outras informações sobre hortas e algumas sugestões de músicas para a atividade no material de apoio. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
O jardim de chás: brincadeiras com bebês potencializando o tato
O jardim de chás: brincadeiras com bebês despertando o olhar
O jardim de chás: brincadeiras com bebês sensibilizando o olfato
O jardim de chás: brincadeiras com bebês experimentando sabores
O jardim de chás: brincadeiras com bebês motivando a escuta
Materiais:
Pequenos cestos de palha, alumínio ou plástico para coleta das ervas. De dois a três sachês de tule ou voal para cada erva aromática plantada. Balde e materiais de jardinagem: pá de mão, garfo de mão, tesoura de poda e alguns regadores. Duas bacias, de plástico ou alumínio, sendo uma vazia e outra com água. Materiais de largo alcance como: potes pequenos e médios, de plástico ou de alumínio. Brinquedos de jardinagem ou de praia. Câmera fotográfica para documentação pedagógica e aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular) para as músicas sugeridas.
Espaços:
Coloque os materiais de jardinagem dentro do balde e deixe-o em um dos cantos do jardim de chás. Em outro canto, disponha os regadores vazios e pequenos cestos. Organize as duas bacias (com e sem água), os materiais de largo alcance e os brinquedos na lateral da horta. Assim, enquanto trios de bebês colhem algumas ervas, outros aguardam o convite brincando. Posicione o aparelho sonoro um pouco distante do local para evitar que caia água nele, mas o deixe de fácil acesso a você.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 50 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como os bebês exploram o jardim de ervas? Quais maneiras encontram para identificar as fragrâncias das ervas aromáticas?
2. Como acontece a manipulação dos materiais e dos elementos naturais presentes no ambiente da atividade?
3. De quais diferentes modos os bebês comunicam suas descobertas e seus desejos no contexto da brincadeira?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Favoreça a exploração dos materiais de jardinagem e dos elementos naturais por meio da manipulação e da descrição desses, para que os bebês possam se apropriar dos recursos. Narre os momentos de colheita das ervas e garanta que todos os bebês possam se envolver nas descobertas das fragrâncias das ervas aromáticas.
O que fazer durante?
1
Para o desenvolvimento seguro e agradável da proposta, é essencial mais de um professor presente na turma para garantir que todos os bebês disponham do apoio necessário. Prepare o espaço destinado à realização do jardim de ervas conforme sugerido neste plano. Reúna o grupo próximo ao varal de fotos e ao mural de informações do jardim de chás, presentes na sala de referência - conforme indicado no plano de atividade anterior (O jardim de chás: brincadeiras com bebês destacando a visão). Desperte a curiosidade do grupo sobre a situação da horta fazendo alguns questionamentos: como imaginam que as mudas estão, se acham que elas cresceram bastante, se acreditam que algumas ervas tenham cheiro, se gostam de cuidar do jardim, se lembram da música da atividade etc. Incitado o interesse pelo assunto, convide os bebês a se deslocarem até o jardim de ervas, auxiliando principalmente os bebês menores que necessitam de ajuda para locomoção.
2
Permita que o grupo reconheça os materiais disponibilizados e os elementos naturais presentes no ambiente. Coloque a música que contempla o contexto da atividade proposta (Para Germinar, do grupo Palavra Cantada). Contribua com os momentos exploratórios, permanecendo atento às ações e aos gestos de cada bebê. Colabore para que os bebês menores participem da brincadeira, oferecendo suporte corporal e auxiliando a busca pelo objeto de interesse. Torne-se um mediador das descobertas dos bebês favorecendo as diversas formas de interação com os colegas, professores, materiais e ambiente. Encoraje as relações afetivas com a natureza, em que os bebês acariciam e cheiram uma planta ou afofam a terra. Desperte a curiosidade do grupo sobre as fragrâncias que as ervas exalam. Instigue os bebês a escolher algumas plantas para segurá-las com carinho e cheirá-las, descobrindo diferentes odores.
Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, vocês estão sentindo esses cheiros? Será que é do nosso jardim de ervas? O professor segura um planta com cuidado, cheira profundamente e diz: Nossa! Que delícia de cheiro! E aquela ali (apontar para outra erva), será que também é cheirosa? Como podemos descobrir?
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem permanecer observando o professor ou podem escolher algumas ervas para cheirar e em seguida, compartilhar suas descobertas com os colegas e professores, por meio de gestos, balbucios e falas.
3
Enquanto os bebês estiverem envolvidos nas ações de mexer na terra, tocar nas plantas e cheirar as ervas aromáticas, pergunte ao grupo se todos eles gostariam de sentir essas fragrância em outros lugares da creche. Então sugira a colheita de alguns ramos e demonstre como isso poderá ser feito: escolha uma erva, corte um galho com a tesoura de poda e coloque-a em um dos pequenos cestos. Converse com os bebês, dizendo que serão convidados três bebês por vez para fazer a colheita das ervas e encaminhe o grupo,para que os outros colegas permaneçam brincando com os elementos ofertados nas bacias (areia, água e terra), com os materiais de largo alcance (potes pequenos e médios, de plástico ou de alumínio) e com os brinquedos de jardinagem ou de praia, enquanto aguardam o convite para realizar o colheita, respeitando assim, o ritmo e o interesse de todos.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem demonstrar interesse pela proposta ao repetir as ações de colheita feitas pelo professor durante as brincadeiras.
4
Convide um primeiro trio de bebês para fazer a colheita das ervas. Permita que eles peguem os materiais de jardinagem, pá e garfo de mão, para se envolver no momento da poda e incentive-os a sentir as fragrâncias das plantas. Chame um bebê do trio para iniciar enquanto os outros continuam cheirando as plantas para decidir qual querem colher. Pergunte ao bebê qual foi a erva aromática escolhida e o convide para acompanhar, por meio da observação, o momento do corte do ramo que será feito por você, professor, utilizando a tesoura de poda.Peça para o bebê guardar o ramo colhido em um dos pequenos cestos e repita a ação com os outros integrantes do trio. Finalizada a poda, encaminhe os pequenos para a brincadeira com os elementos das bacias e convide outro trio para colheita. Repita essa etapa até que todos tenham participado desse momento. Com os bebês que necessitam de apoio para sentar-se ou ficar em pé, modifique a dinâmica da atividade. Coloque-os próximos à horta e demonstre como se faz para colher, dialogando e mostrando os materiais e as ervas aromáticas enquanto realiza a poda.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se movimentar pelo jardim de ervas, cheirando as plantas e apreciando o momento de contato com a natureza. Eles podem indicar, por meio de gestos, balbucios e falas, que gostaram de alguma erva específica e sugerir que o colega ou o professor também sinta a fragrância.
Para finalizar:
Recolha e guarde todos os pequenos cestos com os ramos de ervas aromáticas colhidas para posteriormente, em sala, colocá-los separadamente nos sachês e disponibilizá-los para a exploração do grupo. Permita que os bebês continuem livres em suas situações exploratórias e anuncie que a atividade será encerrada em breve, indicando o que será feito posteriormente. Troque a música por uma que marque a finalização da atividade, como Lavar as Mãos, do grupo Palavra Cantada. Após um momento comunique novamente o término da brincadeira e convide o grupo para colaborar com a organização dos materiais, reconhecendo as tentativas de participação. Ao som da música sugerida, encaminhe a turma para um momento de higiene pessoal, realizando as intervenções necessárias para o bem-estar dos bebês.