Material de apoio - EDI1_27UND
Plano de Aula
Plano de aula: O jardim de chás: bebês sensibilizando o olfato
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Plantando sementes para fazer chá
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Dê continuidade à atividade anterior (O jardim de chás: brincadeiras com bebês destacando a visão) empregando os cuidados necessários para a manutenção e o crescimento da horta. Adube a terra com elementos naturais, regue as mudas com frequência e retire ervas daninhas. Sempre que possível, leve o grupo de bebês para observar e regar o jardim de chás, para que possam acompanhar o desenvolvimento das plantas e contribuir com os cuidados. Verifique outras informações sobre hortas e algumas sugestões de músicas para a atividade no material de apoio. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
O jardim de chás: brincadeiras com bebês potencializando o tato
O jardim de chás: brincadeiras com bebês despertando o olhar
O jardim de chás: brincadeiras com bebês sensibilizando o olfato
O jardim de chás: brincadeiras com bebês experimentando sabores
O jardim de chás: brincadeiras com bebês motivando a escuta
Materiais:
Pequenos cestos de palha, alumínio ou plástico para coleta das ervas. De dois a três sachês de tule ou voal para cada erva aromática plantada. Balde e materiais de jardinagem: pá de mão, garfo de mão, tesoura de poda e alguns regadores. Duas bacias, de plástico ou alumínio, sendo uma vazia e outra com água. Materiais de largo alcance como: potes pequenos e médios, de plástico ou de alumínio. Brinquedos de jardinagem ou de praia. Câmera fotográfica para documentação pedagógica e aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular) para as músicas sugeridas.
Espaços:
Coloque os materiais de jardinagem dentro do balde e deixe-o em um dos cantos do jardim de chás. Em outro canto, disponha os regadores vazios e pequenos cestos. Organize as duas bacias (com e sem água), os materiais de largo alcance e os brinquedos na lateral da horta. Assim, enquanto trios de bebês colhem algumas ervas, outros aguardam o convite brincando. Posicione o aparelho sonoro um pouco distante do local para evitar que caia água nele, mas o deixe de fácil acesso a você.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 50 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como os bebês exploram o jardim de ervas? Quais maneiras encontram para identificar as fragrâncias das ervas aromáticas?
2. Como acontece a manipulação dos materiais e dos elementos naturais presentes no ambiente da atividade?
3. De quais diferentes modos os bebês comunicam suas descobertas e seus desejos no contexto da brincadeira?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Favoreça a exploração dos materiais de jardinagem e dos elementos naturais por meio da manipulação e da descrição desses, para que os bebês possam se apropriar dos recursos. Narre os momentos de colheita das ervas e garanta que todos os bebês possam se envolver nas descobertas das fragrâncias das ervas aromáticas.
O que fazer durante?

1
Para o desenvolvimento seguro e agradável da proposta, é essencial mais de um professor presente na turma para garantir que todos os bebês disponham do apoio necessário. Prepare o espaço destinado à realização do jardim de ervas conforme sugerido neste plano. Reúna o grupo próximo ao varal de fotos e ao mural de informações do jardim de chás, presentes na sala de referência - conforme indicado no plano de atividade anterior (O jardim de chás: brincadeiras com bebês destacando a visão). Desperte a curiosidade do grupo sobre a situação da horta fazendo alguns questionamentos: como imaginam que as mudas estão, se acham que elas cresceram bastante, se acreditam que algumas ervas tenham cheiro, se gostam de cuidar do jardim, se lembram da música da atividade etc. Incitado o interesse pelo assunto, convide os bebês a se deslocarem até o jardim de ervas, auxiliando principalmente os bebês menores que necessitam de ajuda para locomoção.
2
Permita que o grupo reconheça os materiais disponibilizados e os elementos naturais presentes no ambiente. Coloque a música que contempla o contexto da atividade proposta (Para Germinar, do grupo Palavra Cantada). Contribua com os momentos exploratórios, permanecendo atento às ações e aos gestos de cada bebê. Colabore para que os bebês menores participem da brincadeira, oferecendo suporte corporal e auxiliando a busca pelo objeto de interesse. Torne-se um mediador das descobertas dos bebês favorecendo as diversas formas de interação com os colegas, professores, materiais e ambiente. Encoraje as relações afetivas com a natureza, em que os bebês acariciam e cheiram uma planta ou afofam a terra. Desperte a curiosidade do grupo sobre as fragrâncias que as ervas exalam. Instigue os bebês a escolher algumas plantas para segurá-las com carinho e cheirá-las, descobrindo diferentes odores.
Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, vocês estão sentindo esses cheiros? Será que é do nosso jardim de ervas? O professor segura um planta com cuidado, cheira profundamente e diz: Nossa! Que delícia de cheiro! E aquela ali (apontar para outra erva), será que também é cheirosa? Como podemos descobrir?
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem permanecer observando o professor ou podem escolher algumas ervas para cheirar e em seguida, compartilhar suas descobertas com os colegas e professores, por meio de gestos, balbucios e falas.
3
Enquanto os bebês estiverem envolvidos nas ações de mexer na terra, tocar nas plantas e cheirar as ervas aromáticas, pergunte ao grupo se todos eles gostariam de sentir essas fragrância em outros lugares da creche. Então sugira a colheita de alguns ramos e demonstre como isso poderá ser feito: escolha uma erva, corte um galho com a tesoura de poda e coloque-a em um dos pequenos cestos. Converse com os bebês, dizendo que serão convidados três bebês por vez para fazer a colheita das ervas e encaminhe o grupo,para que os outros colegas permaneçam brincando com os elementos ofertados nas bacias (areia, água e terra), com os materiais de largo alcance (potes pequenos e médios, de plástico ou de alumínio) e com os brinquedos de jardinagem ou de praia, enquanto aguardam o convite para realizar o colheita, respeitando assim, o ritmo e o interesse de todos.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem demonstrar interesse pela proposta ao repetir as ações de colheita feitas pelo professor durante as brincadeiras.
4
Convide um primeiro trio de bebês para fazer a colheita das ervas. Permita que eles peguem os materiais de jardinagem, pá e garfo de mão, para se envolver no momento da poda e incentive-os a sentir as fragrâncias das plantas. Chame um bebê do trio para iniciar enquanto os outros continuam cheirando as plantas para decidir qual querem colher. Pergunte ao bebê qual foi a erva aromática escolhida e o convide para acompanhar, por meio da observação, o momento do corte do ramo que será feito por você, professor, utilizando a tesoura de poda.Peça para o bebê guardar o ramo colhido em um dos pequenos cestos e repita a ação com os outros integrantes do trio. Finalizada a poda, encaminhe os pequenos para a brincadeira com os elementos das bacias e convide outro trio para colheita. Repita essa etapa até que todos tenham participado desse momento. Com os bebês que necessitam de apoio para sentar-se ou ficar em pé, modifique a dinâmica da atividade. Coloque-os próximos à horta e demonstre como se faz para colher, dialogando e mostrando os materiais e as ervas aromáticas enquanto realiza a poda.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se movimentar pelo jardim de ervas, cheirando as plantas e apreciando o momento de contato com a natureza. Eles podem indicar, por meio de gestos, balbucios e falas, que gostaram de alguma erva específica e sugerir que o colega ou o professor também sinta a fragrância.
Para finalizar:
Recolha e guarde todos os pequenos cestos com os ramos de ervas aromáticas colhidas para posteriormente, em sala, colocá-los separadamente nos sachês e disponibilizá-los para a exploração do grupo. Permita que os bebês continuem livres em suas situações exploratórias e anuncie que a atividade será encerrada em breve, indicando o que será feito posteriormente. Troque a música por uma que marque a finalização da atividade, como Lavar as Mãos, do grupo Palavra Cantada. Após um momento comunique novamente o término da brincadeira e convide o grupo para colaborar com a organização dos materiais, reconhecendo as tentativas de participação. Ao som da música sugerida, encaminhe a turma para um momento de higiene pessoal, realizando as intervenções necessárias para o bem-estar dos bebês.
Desdobramentos
Selecione algumas fotografias que fazem parte dos registros pedagógicos para serem acrescentadas ao varal de fotos do jardim de chás e amarre alguns sachês de variadas ervas aromáticas. Assim, os bebês continuarão observando e apreciando o percurso de suas vivências. No mural, feito de cartolina ou papel pardo, inclua novidades sobre a horta: o quanto as mudas cresceram, qual cresceu mais rápido e quais foram as fragrâncias descobertas pelo grupo. Aponte também quais das ervas que os bebês gostaram mais de cheirar. Para compreender a importância e inspirar outras brincadeiras com a natureza e seus elementos, acesse: Benefícios de uma infância rica em natureza.
Engajando as famílias
Espalhe alguns sachês de ervas aromáticas pela creche criando um percurso que leve as pessoas até a sala desse grupo de bebês. Assim como no plano anterior, exponha o varal de fotos e o mural de informações do jardim de chás na parede lateral externa à sala da turma ou em algum outro lugar que julgar interessante. Assim, famílias, funcionários e as outras crianças da creche poderão apreciar e acompanhar a sequência de atividades e brincadeiras envolvendo uma horta. Depois de alguns dias de exposição do material, coloque-o na sala de referência.
Apresente a proposta
Nesta sequência, convide as famílias a preparar um ambiente para a interação com as ervas aromáticas. De acordo com o contexto familiar, serão propostas algumas adaptações possíveis de serem feitas em casa. Grave um vídeo explicando que, nesse momento, é importante incentivar o bebê a vivenciar experiências de contato com a natureza da forma que seja possível, devido à necessidade de distanciamento social para preservação da saúde. Para exemplificar, envie fotos de crianças plantando uma horta ou explorando um vaso de plantas. Se tiver fotos de alunos da sua escola, melhor ainda, ou busque na internet. Continue falando sobre a importância da exploração sensorial e descobertas através do cheiro, gosto, cor e textura envolvidos no preparo e degustação dos chás. Se tiver um vaso ou canteiro em casa, mostre, de forma animada, ações como preparar e afofar a terra, plantar uma semente ou mesmo regar seu vaso de planta, destacando esse cuidado diário como forma de acompanhar o crescimento. Conclua dizendo que esta é uma maneira de o bebê se relacionar com a natureza dada a situação que estamos vivenciando agora. Envie o vídeo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.
Adaptações necessárias
Convide a família a buscar adaptações possíveis, dentro do contexto que elas têm em casa, para que oportunizem as experimentações. Se não puderem plantar sementes, sugira uma muda da erva para chá, replantando alguma que já esteja em desenvolvimento. Caso não seja possível, sugira que tirem as ervas de chá dos saquinhos industrializados e explorem esse material. Depois, podem complementar a ação com o vaso de plantas que têm em casa como uma alternativa nesse momento.
Sugira às famílias
Convide os familiares a envolver o bebê nas relações de cuidado com a natureza, permitindo que ele interaja com seus elementos ao tocar, ver, ouvir, cheirar e saborear as possibilidades da erva aromática escolhida. Reafirme que é importante incentivar o bebê a vivenciar experiências de contato com a natureza da forma que for possível agora que estão em casa. Oriente que acompanhem sempre o bebê para sua segurança. Sugira que um familiar registre o processo enquanto os demais interagem com ele.
1) Na atividade “O jardim dos chás: brincadeiras com bebês potencializando o tato”, convide a visualizar o material enviado por você, observando as reações do bebê. Proponha que produzam o plantio ou manipulem um vaso, propiciando, assim, explorações táteis e brincadeiras de acordo com o local onde vivem. Reitere que sejam parceiros de descobertas e respeitem os interesses e preferências do bebê.
2) Na proposta “O jardim de chás: brincadeiras com bebês despertando o olhar”, convide a cuidar da horta de erva que plantaram ou do vaso que tenham em casa. Oriente que contemplem juntos o desenvolvimento dela diariamente, por meio da observação atenta. Essa é uma habilidade aprendida que poderá beneficiar não somente o bebê como também todos os familiares envolvidos. Proponha que coloquem água, observem se estão maiores que antes, as folhas que caem, outras novas que brotam etc.
3) Durante a atividade “O jardim de chás: bebês sensibilizando o olfato”, convide a explorar os cheiros exalados pelas ervas plantadas pela família. Caso não tenham condições para plantar em casa, os sachês sugeridos no plano poderão ser feitos com ervas retiradas dos chás de saquinho industrializados. Oriente que permitam ao bebê a livre escolha, para que manuseiem e possam explorar os diversos aromas à disposição num móvel da casa, por exemplo.
4) No plano “O jardim de chás: bebês experimentando sabores”, a proposta é convidar a preparar juntos um chá e degustar com o bebê. É importante orientar os familiares que podem agir conforme o plano, conversando sempre com o bebê, atentos a suas reações, incentivando a participação e o acompanhando sempre para evitar acidentes. Ao final, peça que registrem com um breve relato como foi essa vivência em família e enviem a receita do chá que fizeram.
5) Para a última atividade, “Jardim de chás: brincadeiras com bebês e famílias”, convide a relembrar todo o percurso até aqui por meio das fotos que você reuniu e socializou com as famílias. Oriente que vejam juntos o material enviado por você e se divirtam com a música “Para germinar” (disponível aqui), para animar ainda mais esse momento. Assim, podem dançar e cantar divertidamente.
Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares a enviar para você, pela plataforma que estão usando ou via WhatsApp, os registros de cada proposta à medida que as realizarem. Socialize os registros com todas as famílias para que se inspirem e façam também. Por meio das trocas, poderão descobrir outras formas de brincar e explorar a natureza em casa com seus bebês. Quando voltarem à escola, você poderá preparar uma exposição interativa, descrevendo um pouco das vivências, para expor junto com os registros enviados e o álbum “Receitas de chás das famílias”. Para isso, você poderá usar o Apresentações Google (disponível aqui). Considerando que nem todos puderam fazer uma plantação em casa, convide a fazer juntos uma horta com ervas aromáticas na escola, com experiências afetivas com os elementos da natureza. Para isso, poderá espalhar alguns sachês no percurso que conduz ao local. Nos momentos de entrada e saída, você poderá rever com os bebês esses registros de casa, além de vivenciar, na horta da escola, experiências com as famílias e entre pares. Assim, o fazer em casa terá conexão com o fazer na escola, estabelecendo, de forma concreta, essa parceria fundamental, que tende a apoiar o retorno ao convívio escolar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Silva
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
(EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
Abordagem didática: O acompanhamento do plantio de uma semente (preparar a terra, afofá-la, regá-la, cuidar dela diariamente, esperar e vê-la crescer) é uma maneira de os bebês relacionarem o que observam com o seu próprio processo de crescimento e desenvolvimento. Há também o trabalho sensorial – cheiro, gosto, cor – envolvido na elaboração e na degustação do chá. Nesta sequência, ações como tocar, cuidar, esperar e acompanhar são habilidades que contribuem para a aprendizagem dos bebês, incluindo a interação com os pares.