Plano de aula: Conhecer bichos de estimação

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincar com bichos

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Som e imagem de pássaros com bebês (link)

Brincar com bichos de brinquedo (link)

Imitar bichos com os bebês (link)

Explorar os bichos do jardim (link)

Conhecer bichos de estimação (link)

É interessante que você conheça e tenha realizado os Planos anteriores pois eles favorecem um melhor contexto para a proposta desta atividade.

Para essa atividade, você vai precisar organizar previamente uma agenda com as famílias do grupo de bebês que tenham bichos de estimação e possam apresentá-los na escola. A ideia é que ao longo de um período de tempo a ser estipulado por você, os animais possam visitar a escola, um por vez. Busque organizar essa agenda já trazendo uma periodicidade para as visitas, por exemplo, uma vez por semana ou uma vez a cada quinze dias. Oriente sobre a importância dos bichos estarem higienizados e serem dóceis, evitando qualquer tipo de perigo aos bebês.

Materiais:

Você precisará de um espaço amplo e arejado onde possam circular livremente e conhecerem os bichos de estimação de outros bebês .

Espaços:

Organize um espaço amplo com colchonetes ou tapetes onde os bebês possam ser acomodados e convidados à descoberta do bicho de estimação.Leve ao espaço uma caixa com bichos de pelúcia de diferentes tamanhos e texturas que possam ser utilizados, caso necessário, durante ou ao final da proposta.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês exploram o ambiente? Que descobertas fazem através da ação e observação ao manipular, fazer contato e investigar os bichos de estimação?

2. Como os bebês imitam gestos e movimentos de outros bebês, adultos e animais?

3. Como os bebês interagem com os pares e os adultos durante a observação dos bichos de estimação?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Nesse contexto, cuide para que os bebês muito pequenos e que não sentam com autonomia tenham o apoio necessário e estejam dispostos junto ao grande grupo. Garanta um espaço seguro para aqueles que sentam com autonomia e um espaço de mobilidade para os que engatinham e andam com ou sem autonomia. Organize de forma que todos possam estar em atividade de acordo com suas preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?

1

Convide o grupo todo de bebês para uma conversa em roda.Com entusiasmo, comece falando sobre a família do bebê visitante. Peça que eles contem sobre o bicho de estimação de forma instigante e o apresente aos bebês. Oriente-os a contar para as crianças sobre as características do bicho: como é chamado,o que gosta de comer, como gosta de brincar e quais carinhos gosta de receber. Convide os bebês a observarem os movimentos, forma, som e cor do bicho em destaque. Se possível, faça pequenos vídeos das reações dos bebês. Você também pode solicitar que um adulto faça esse registro para você nesse momento. O bebê se aproxima do bicho, quer segurar, apertar, fazer carinho. Balbucia o som de seu nome, sorri e expressa suas descobertas com palmas e gritos. Converse com eles, aguçando a curiosidade:

“Vamos descobrir juntos como é esse bicho? Que som ele faz? Vamos tocá-lo?”

2

Os bebês exploram com curiosidade o bicho em destaque. Investigam os movimentos, observam o modo como faz para se locomover, assim como o som que emitem. Querem tocar e se expressam com o corpo, gestos e olhares. Observe atentamente e intervenha a partir de suas ações, favorecendo que ampliem suas pesquisas exploratórias e interações. Apoie e valide suas iniciativas. Acompanhe de perto e interaja comexpressões faciais, sorrisos, falas e gestos. Registre as novas descobertas e incentive-os a se aproximarem cada vez mais do bicho de estimação, para se relacionar com ele.

Possíveis ações dos bebês nesse momento:

O bebê se aproxima do bicho. Tenta tocá-lo, mas o bicho se move. O bebê fica curioso e aos poucos se aproxima novamente. Acaricia o bicho, balbucia, se expressa com sorrisos e palmas e observa cada detalhe.

3

Proponha ao grupo de bebês a brincadeira de imitar o bicho em destaque. Convide-os a imitar gestos e movimentos do bicho com o corpo, levando-os a engatinhar, se arrastar e pular pelo espaço de acordo com os movimentos percebidos na observação do grupo. Imite o som do bicho e proponha a imitação do som de sua voz. Os bebês engatinham pelo espaço explorando gestos, movimentos e sons. Registre a descoberta com pequenos vídeos a fim de refletir a atividade posteriormente.

Para finalizar:

Para encerrar a atividade, comunique aos bebês que em alguns minutos o bicho de estimação retornará para casa e vocês precisarão se despedir. Cante uma canção que costuma determinar o momento de transição de uma atividade para outra! Utilize o cesto de brinquedos até que organize a próxima proposta e garanta que todos estejam em atividade de acordo com suas preferências.