Plano de Aula
Plano de aula: Explorar os bichos do jardim
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincar com bichos
Por: Nataly Gomes Ovando
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Escolha previamente um espaço externo com gramado, terra, árvores, flores onde os bebês possam explorar com segurança os bichos que por ali se encontrem. Selecione alguns poemas para serem recitados ao grupo de bebês no decorrer da exploração, como: Leilão de Jardim, de Cecília Meireles, O menino e o Rio, de Manoel de Barros, As borboletas, de Vinicius de Moraes e O apanhador de desperdícios, de Manoel de Barros. Peça às famílias o empréstimo de lupas, tubos de papel toalha ou PVC e lanternas para que os bebês as utilizem como recurso de exploração.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Som e imagem de pássaros com bebês (link)
Brincar com bichos de brinquedo (link)
Imitar bichos com os bebês (link)
Explorar os bichos do jardim (link)
Conhecer bichos de estimação (link)
Materiais:
Você precisará de: lupas, tubos de papel toalha ou PVC e lanternas. Imprima os poemas previamente selecionados: Leilão de Jardim, de Cecília Meireles, O menino e o Rio, de Manoel de Barros, As borboletas, de Vinicius de Moraes e O apanhador de desperdícios, de Manoel de Barros e deixe-os em local de fácil acesso.
Espaços:
Em ambiente externo, organize em um local com sombra um espaço seguro, onde os bebês possam ser acomodados e convidados para uma exploração.Leve para lá um cesto com materiais de largo alcance e elementos naturais como: pinha seca, cabaça, blocos de madeira e pedras grandes que possam ser utilizados, caso sejam necessários, durante ou ao final da proposta.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como os bebês observam e reagem ao estarem imersos em espaço externo no contato com os bichos ? Como a proposta instiga os bebês a avançarem em suas pesquisas exploratórias descobrindo mais a respeito das propriedades dos bichos como odor, cor, temperatura?
2. Como os bebês exploram o ambiente? Quais descobertas fazem por meio da ação e da observação, da manipulação e experimentação com os bichos de jardim?
3. Como a participação nessa proposta contribui para o cuidado corporal dos bebês gerando prazer e curiosidade pelos temas ligados ao meio ambiente?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Nesse contexto, cuide para que os bebês muito pequenos e que não sentam com autonomia tenham o apoio necessário e estejam dispostos com o grande grupo. Garanta um espaço seguro para aqueles que se sentam com autonomia e espaço de mobilidade para aqueles que engatinham e andam, com ou sem autonomia. Leve no colo, proporcione a experiência através do seu corpo, movimente e converse com os menores mostrando e possibilitando que vivenciem a pesquisa exploratória também, para que possam ver os bichos de pertinho.
O que fazer durante?

1
Em espaço externo, convide o grupo todo de bebês para contemplar a natureza ao redor. Chame a atenção do grupo para o que há no entorno: árvores, gramado, terra, sol, nuvens, vento, flores, cheiro e tudo o que o ambiente proporcionar. Sensibilize o grupo a se voltar completamente à natureza e ao que ela oferece. Os bebês circulam pelo ambiente. Sentem o vento, tocam a grama, seguram a terra e, em alguns momentos, querem levá-la à boca. Garanta que eles explorem o que a natureza proporciona no espaço, livremente. Convide a turma para procurar bichos no jardim. Provoque entusiasmo no grupo toda vez que alguém encontrar um bicho habitante do espaço e as crianças a observar movimentos, formas, sons e cores dos bichos em destaque. Registre com vídeos as reações, descobertas e sensações. Instigue-os com as seguintes falas: Sintam o vento! Percebam, as folhas se movimentam quando o vento sopra? Será que os pássaros sentem o vento quando batem as asas? Existem bichos que moram nesse jardim! Vamos procurá-lo? O que podemos encontrar? Formigas, minhocas, besouros, joaninhas, aranhas?
2
Os bebês exploram com curiosidade o que encontram pelo jardim. Investigam os movimentos dos bichos, observam os pássaros e borboletas que se aproximam. Querem tocar e se expressam com o corpo e sons. Divida-os em pequenos grupos e conte com o auxílio de um outro adulto para procurar pelo espaço externo espécies de bichos. Medie as descobertas e ofereça outras novas. Observe atentamente e intervenha a partir das ações deles, favorecendo que ampliem suas pesquisas exploratórias e interações. Apoie e valide iniciativas. Acompanhe-os de perto e interaja comexpressões faciais, sorrisos, falas e gestos. Chame a atenção para semelhanças e diferenças entre os bichos, como os que caminham rápido ou devagar, que têm poucas patas, muitas patas, patas curtas ou longas, os que voam, se arrastam, que têm asas pequenas, transparentes, que saltam, se deixam marcas, possuem patas pequenas etc.
3
Enquanto os bebês investigam os bichos encontrados e se divertem explorando o que a natureza proporciona, traga para o contexto da exploração as poesias selecionadas. Recite-as com entusiasmo e propriedade nas palavras, provoque-os a sentir a essência que a literatura proporciona e instigue-os a perceber como os poetas se inspiram na natureza. Registre brevemente (imagens fotográficas) as expressões diante das sensações e dos sentimentos provocados pela natureza e pela literatura. Atue na brincadeira com os bebês, inserindo os objetos para a ampliação da investigação como lupas, tubos de papel toalha ou PVC e lanternas.Provoque-os a deixarem a exploração ainda mais desafiadora e divertida. Oriente-os exemplificando as possibilidades de uso que cada recurso dispõe.
Para finalizar:
Para encerrar a atividade, comunique aos bebês que em alguns minutos vocês irão retornar à sala para iniciar a próxima proposta. Cante uma canção que costuma determinar o momento de retorno dos passeios com sua turma.Apoie e encoraje as iniciativas dos pequenos nesse momento!
Desdobramentos
Garanta que esta atividade se repita em outros momentos do cotidiano dos bebês, trazendo para o grupo maior vivência com a natureza cotidianamente. Medie passeios externos que contemplem a fauna e a flora local, momentos exploratórios no jardim ou no parque da escola, para a familiaridade com a proposta contribua com novas descobertas.
Engajando as famílias
Conte para as famílias como foi a experiência de cada bebê. Exponha, em um painel, uma sequência de acontecimentos, com fotografias dos momentos de exploração. Faça com que essas imagens captem as diversas expressões deles nas mais variadas propostas da atividade. Convide os familiares para visitar parques e jardins e peça que tragam registros dessas interações dos bebês com os espaços naturais.
Explorar os bichos do jardim
Apresente a proposta
Compartilhe com as famílias um vídeo ou imagens de bebês fazendo investigações com bichos de jardim que estejam dentro de casa, como: ao acompanhar o trajeto das formigas no chão, da minhoca do vaso de plantas, até mesmo do mosquito que voa e pousa aqui e ali.
Envie as orientações por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação. Lembre-os que na escola havia o jardim (se tiver fotos desses momentos com os bebês no jardim da escola, envie junto para contextualizar) e agora, em casa, seria interessante e divertido apoiar momentos de descobertas como essas. Ao final, de forma animada, faça o convite:
- Que tal procurarem juntos bichinhos aí em casa e investigar sobre eles com a família?
Adaptações necessárias
Convide as famílias para investigarem junto com os bebês os bichos do jardim que estejam disponíveis no contexto domiciliar, fazendo descobertas de forma leve e divertida. Oriente que acompanhem os bebê durante toda a atividade para a segurança deles. Sugira que uma terceira pessoa registre enquanto outra esteja interagindo com ele.
Sugira às famílias
Convide os familiares para que envolvam os bebês em investigações conforme a disponibilidade em casa. Por exemplo: formigas fazendo caminho na parede do corredor pode ser uma oportunidade para investigarem juntos de onde elas vem e para onde vão, o que estão carregando etc.
Sugira que problematizem as situações, instigando a partir da realidade. Depois de investigarem as formigas, podem observar juntos o vaso de plantas do quintal ou da sala e procurar formigas nele também. O importante é que os bebês estejam inseridos na investigação, permitindo que interajam e descubram mais a respeito dos bichos junto com os familiares.
Explique o quanto é importante incentivar os bebês a vivenciar experiências de contato com a natureza da forma que for possível, agora que estão dentro de casa. Proponha momentos divertidos cantando a música da formiguinha e fazendo coceguinhas, para que tenham mais animação e fiquem em contato ainda mais próximo afetivamente.
Para compartilhar com o grupo
Solicite que os familiares compartilhem com você os momentos de descobertas através dos registros. Envie as imagens para todas as famílias, para estimulá-las a fazerem a investigação. Reúna esse material em um arquivo digital usando o Apresentações Google (disponível aqui), por exemplo, e socialize na plataforma que sua rede estiver utilizando ou via Whatsapp.
Esse material poderá repertoriar também suas práticas quando retornarem às atividades presenciais. Para isso, organize seus registros para compor uma exposição no jardim da escola. Quando saírem para brincadeiras nesse local, retome-os conversando com os bebês sobre esses momentos vivenciados em casa. Isso irá facilitar a readaptação através das memórias afetivas evocadas por essas experiências que tiveram em casa.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Nataly Gomes Ovando
Mentora: Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base:
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
Abordagem didática: As crianças sentem prazer e curiosidade quando imersas em jardins, parques, bosques ou praças. Brincar com os animais é uma proposta de sensibilização em relação à natureza e tem muito sentido para os bebês. Observar formigas, minhocas, peixes ou pássaros, por exemplo, é uma rica fonte de aprendizagem sobre cores, movimentos, formas, sons e relações entre os bichos e o meio ambiente. Brincar de imitar animais também é um convite que gera prazer aos bebês, envolve suas habilidades motoras e favorece a representação do pensamento.