Plano de Aula

Plano de aula: O brincar com a sonoridade de poemas e parlendas

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Poemas e parlendas

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

A fim de ampliar o repertório cultural na primeira infância, será utilizado o poema “O capitão sem fim”, de Sérgio Caparelli, e as parlendas “Rei capitão” e “Marcha soldado”, como forma de exemplificação desse plano de atividades. Nele são propostas situações exploratórias em relação ao ritmo e a sonoridade do poema e das parlendas. Esses textos e as sugestões de elementos representativos correspondentes estão disponíveis no material indicado. O professor poderá selecionar outros poemas e parlendas do repertório próprio ou da cultura regional para o desenvolvimento dessa atividade. Do mesmo modo, os materiais sugeridos podem ser substituídos por outros de acordo com a temática escolhida e conforme disponibilidade na creche. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

O brincar em roda com poemas e parlendas 

O brincar de imitações com poemas e parlendas

O brincar no refeitório com poemas e parlendas

O brincar com a sonoridade de poemas e parlendas

O brincar na interação com poemas e parlendas

Materiais:

Tapete como delimitador do espaço da brincadeira e almofadas confortáveis para dar suporte aos bebês. O poema e as parlendas impressos e colados em folhas de papel colorido e plastificados ou utilize alguns livros dessa temática, conforme disponibilidade na creche. Pedaço de tnt azul, caixas de papelão de tamanhos variados, chapéu de dobradura para cada um dos bebês (feito de dobradura com papel colorido de gramatura grossa). Aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular) para as cantigas indicadas no conteúdos sugerido. Câmera fotográfica para documentação pedagógica.

Espaços:

Desenvolva a atividade em um local da área externa da creche que favoreça o movimento do grupo. Coloque o tapete e as almofadas criando um ambiente seguro e acolhedor aos bebês. Disponha de modo atrativo os portadores de textos, o pedaço de tnt azul e as caixas de papelão de tamanhos variados. Organize os chapéus ao entorno do tapete, deixando um para cada bebê do grupo. Posicione o aparelho sonoro fora do tapete, mas deixe-o de fácil alcance a você.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma o grupo vivencia a apreciação de poemas e parlendas? Como eles demonstram interesse por este contexto?

2. Quais são as reações dos bebês ao perceberem os ritmos e sonoridades nas brincadeiras? Como eles se expressam nessas situações?

3. Quais as reações dos bebês diante dos elementos representativos no contexto da brincadeira? Como eles interagem com seus pares nesses momentos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês participem da proposta desenvolvendo a imaginação nas brincadeiras com poemas e parlendas. Favoreça a exploração dos materiais por meio da manipulação e da descrição. Apoie as descobertas e incentive a brincadeira de imitação por meio de vivências do ritmo e da sonoridade dos textos apresentados.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Prepare a área externa selecionada organizando os materiais no ambiente de modo convidativo às situações exploratórias do grupo. O local deve possibilitar diversidade de movimentos e acolhimento, principalmente para os bebês menores que necessitam de apoio. Em sala, conte ao grupo sobre a proposta de brincar com poemas e parlendas outra vez. Desperte a curiosidade sobre possíveis descobertas que poderão fazer com os materiais disponibilizados (portadores de textos, livros de poesias, parlendas e cantigas, pedaço de tnt azul, caixas de papelão e chapéus de dobradura). Leve para o espaço alguns fantoches, caixa de encaixes sólidos, cesto de brinquedos favoritos para oferecer outra opção, concedendo autonomia para suas escolhas. Convide e auxilie a todos no deslocamento até o local preparado, principalmente os bebês que necessitam de ajuda para locomoção. Pegue a câmera fotográfica para registrar esses momentos.

Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, vocês se lembram das nossas brincadeiras com poemas e parlendas? Vamos brincar novamente de um jeito diferente? Preparei um ambiente divertido na área externa! Vamos até lá?

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem sorrir e bater palmas, demonstrando encantamento pela proposta.


2

Favoreça as iniciativas de investigação do grupo permitindo que explorem espontaneamente o ambiente. Observe quais são as reações dos bebês diante das novidades. Perceba se balbuciam, gesticulam, apontam, mostram suas descobertas para os colegas etc. Enquanto o grupo estiver envolvido nas situações exploratórias, convide trios de bebês para ouvir e apreciar o poema “O capitão sem fim”, de Sérgio Caparelli. Ajude-osa se acomodarem confortavelmente para este momento de escuta em um dos cantos do ambiente da atividade e coloque os chapéus de dobradura em cada um dos bebês do trio. Enquanto recita, faça a representação do enredo do poema manipulando o pedaço de tnt azul e algumas caixas de papelão. Permita que o trio faça interações com esses objetos durante a escuta do poema. Incentive o envolvimento e valorize as diversas formas de comunicação, respeitando o tempo de cada bebê. Faça as mediações necessárias com gestos e movimentos, para que o trio vivencie o contexto do poema por meio dos objetos representativos. Se um bebê que não estava no trio se aproximar, sentar e querer participar, acolha e respeite sua iniciativa. Repita a apresentação do poema com os outros trios.

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem demonstrar interesse pelo poema ao interagir com elementos de representativos. Podem chacoalhar o pedaço de tnt azul e manipular as caixas de papelão, abrindo, fechando, empilhando etc.


3

Deixe os trios de bebês explorarem os portadores de textos e os elementos representativos presentes na brincadeira. Finalizada a recitação do poema aos trios, diga ao grande grupo que apresentará as parlendas “Rei capitão” e “Marcha soldado”. Coloque o chapéu de dobradura em sua cabeça e encoraje os bebês a fazerem igual. Traga esse elemento de exploração para iniciar a recitação das parlendas. Faça marcações rítmicas e sonoras, com gestos e movimentos que representam o enredo. Incentive o grupo a se envolver na atividade por meio de balbucios, palavras, gestos e movimentos. Auxilie os bebês menores que ainda não conseguem brincar sentados ou em pé, movimentando braços e pernas deles enquanto recita a parlenda de modo ritmado.

Possíveis falas do professor neste momento: Agora vejam este outro texto aqui! É uma parlenda diferente! Vocês querem conhecê-la? (O professor apresenta a parlenda e continua) Enquanto recitamos, vocês podem fazer os movimentos iguais aos que eu faço, o que acham? Vamos, turma, brinquem também!


4

Deixe o grupo se envolver na brincadeira e aproveite o momento para incentivar demonstrações de carinho. Perceba como acontecem as interações entre os pares, se os bebês maiores contribuem com o brincar dos bebês menores e vice-versa. Esteja atento para auxiliar a busca pelo objeto de interesse, quando necessário. Permita que o grupo se envolva na proposta ao brincar com os materiais disponibilizados. Deixe os bebês empilharem as caixas de papelão, chacoalharem o pedaço de tnt azul e manipularem os chapéus. Faça observações atentas e seja flexível para continuar ou interromper com a brincadeira. Ligue o aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular) e coloque músicas de cantigas populares (indicadas no link nos possíveis desdobramentos) enquanto os bebês continuam com suas interações.

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem balbuciar, falar e gesticular interagindo com a brincadeira. Podem imitar o professor, sorrir e incentivar um colega a participar, demonstrando sua descoberta e contentamento.


Para finalizar:

Permita que os bebês continuem livres em suas situações exploratória e antecipe o encerramento da atividade indicando o que será feito posteriormente. Após um momento, anuncie novamente o término da brincadeira e convide o grupo a colaborar com a organização dos materiais, reconhecendo as tentativas de participação. Cante uma música que marque os momentos de finalização de atividades.