Plano de Aula

Plano de aula: O brincar na interação com poemas e parlendas

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Poemas e parlendas

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Com o objetivo de realizar atividades que promovam a criatividade e favoreçam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras, selecione poemas e parlendas do repertório próprio ou da cultura regional. Materiais como esses podem ser encontrados em livros ou na internet. Para exemplificação desse plano de atividade, a opção será pelo poema “Pontinho de vista”, de Pedro Bandeira, a parlenda “Alecrim dourado” e a cantiga popular “O trem maluco”. Esses textos e as sugestões de elementos representativos em relação aos temas estão disponíveis no material indicado. O professor poderá substituir os materiais sugeridos por outros que tenham relação com a temática escolhida e de acordo com a disponibilidade na creche. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

O brincar em roda com poemas e parlendas 

O brincar de imitações com poemas e parlendas

O brincar no refeitório com poemas e parlendas

O brincar com a sonoridade de poemas e parlendas

O brincar na interação com poemas e parlendas

Materiais:

O poema, a parlenda e a cantiga impressos, colados em folhas de papel colorido e plastificados. Óculos de brinquedo ou de sol, sachês de voal ou tule com um punhado de alecrim dentro, trem de brinquedo, bola macia de tamanho médio, de plástico ou pano. Imagens variadas, impressas e plastificadas, de ervas aromáticas, de meios de transportes, brinquedos e brincadeiras. As caixas de papelão de tamanhos variados do plano de atividade anterior (“O brincar com a sonoridade de poemas e parlendas”). Aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular) para as cantigas indicadas no conteúdo sugerido. Câmera fotográfica para documentação pedagógica.

Espaços:

Organize a atividade em local da área externa e próximo a sala de referência, como na varanda ou solário. Reutilize as caixas de papelão do plano da atividade anterior e prepare um circuito de exploraçãoem que os bebês possam engatinhar por dentro das caixas e se movimentar de um canto para outro permeando as estações de brincadeiras com os objetos de acordo com as temáticas. São elas: (1) sachês de voal ou tule com alecrim dentro; (2) óculos de brinquedos e de sol; (3) trem de brinquedo; (4) bolas macias de tamanho médio, de plástico ou pano. Coloque as imagens nas laterais internas e externas das caixas para que os bebês direcionem o olhar para os lados, para cima e para baixo, interagindo com o ambiente.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como acontece a exploração e a interação com esse ambiente de circuito e estações?

2. Quais são os gestos e as ações dos bebês ao manipularem os portadores de textos? Como eles reagem ao manipular os elementos representativos do contexto (sachês com alecrim, trem de brinquedo, bola macia média, portadores de textos e imagens) ?

3. De que maneira os bebês gesticulam, balbuciam ou falam, como forma de comunicar emoções e desejos na brincadeira com poesias, parlendas e cantigas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Favoreça a exploração dos ambientes e dos materiais por meio da manipulação, da descrição e do movimento. Incentive a reinvenção da brincadeira favorecendo momentos de interação do grupo. Garanta que todos os bebês se envolvam na proposta ao vivenciarem a sonoridade dos textos apresentados e os caminhos preparados com o circuito.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Arrume previamente a área externa selecionada para desenvolver a atividade. Organize as caixas de papelão com as estações, deixando espaços livres entre elas.Abra o fundo de algumas caixas e as posicione de forma que os bebês possam engatinhar por dentro. Coloque algumas imagens dentro e fora delas, compondo um ambiente atrativo às descobertas. Crie um circuito lúdico que incite as situações exploratórias do grupo e fomente a diversidade de movimentos e acolhimento, principalmente para os bebês menores que necessitam de apoio para participar da atividade. Ofereça outras possibilidades como fantoches, caixa de encaixes sólidos, cesto de brinquedos favoritos etc. para o bebê que porventura se interessar por outro brincar. Na sala de referência, pergunte ao grupo se eles gostariam de brincar com poemas e parlendas. Diga que preparou uma atividade divertida na área externa. Ainda em sala, coloque o óculos e pegue o portador de texto com o poema “Pontinho de vista”, de Pedro Bandeira. Torne-se parte da narrativa ao fazer movimentos e gestos que representem o contexto do poema. Ao finalizar a recitação, convide-os a se deslocarem até a área externa, auxiliando principalmente os bebês que necessitam de apoio para locomoção. Pegue a câmera fotográfica para registrar esses momentos.


2

No espaço externo, permita ao grupo a familiarização com os elementos representativos que compõe o ambiente. Contribua com os momentos exploratórios, permanecendo atento às ações de cada bebê e auxiliando a busca pelo objeto de interesse, quando necessário. Observe como reagem diante dos materiais que exploram e das interações que fazem. Perceba se balbuciam, gesticulam, cheiram os sachês, observam as imagens, comunicam suas descobertas com o colega ou com o professor. Diga ao grupoque gostaria de apresentar uma parlenda, convide-os a se reunirem próximos à caixa com a estação dos sachês e apreciar“Alecrim dourado”. Enquanto recita, ofereça os sachês com alecrim para os bebês sentirem a fragrância dessa erva aromática. Incentive-os a imitarem seus movimentos, envolvendo-os no contexto da brincadeira enquanto faz a repetição da parlenda para as crianças que ainda não participaram dessa estação. Permita que os bebês explorem todo o ambiente proposto, favorecendo o protagonismo em divertidas brincadeiras. Esteja atento a todas as formas de comunicação dos bebês.

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem pegar os sachês e cheirar ou oferecer ao amigo manifestando suas descobertas. Demonstram, assim, interesse pelo poema ao interagir com os elementos de representação.


3

Apoie os bebês em suas iniciativas de investigação. Diga ao grupo que selecionou uma cantiga popular para apresentar a eles. Conte sobre a canção “O trem maluco” e pergunte se alguém encontrou um trem de brinquedo ou imagens de trens pelo circuito de caixas de papelão. Disponha os elementos representativos próximos ao grupo, deixando os bebês livres para a manipulação e exploração. Cante a cantiga fazendo movimentos com os braços como se estivesse dirigindo o trem. Estimule a observação dos movimentos pelos bebês e encoraje a reprodução dessas ações, cada um a seu modo. Encoraje-os a se deslocarem por entre as caixas, incentivando a observação das imagens (de ervas aromáticas, de meios de transportes, brinquedos e brincadeiras) dispersas pelo circuito feito com caixas de papelão. Permita que o grupo protagonize suas brincadeiras diante do cenário proposto. Ligue o aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular) e coloque músicas de cantigas populares (indicadas no link nos possíveis desdobramentos) enquanto os bebês continuam com suas interações.

Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, vejam como movimento meus braços para dirigir o trem! Vamos, brinquem também!

Possíveis ações da criança neste momento: os bebês podem balbuciar, falar e gesticular interagindo com a brincadeira. Podem imitar o professor, sorrir e incentivar um colega a participar, demonstrando seu contentamento.


Para finalizar:

Permita que os bebês continuem livres em suas situações exploratórias e antecipe o encerramento da atividade indicando o que será feito posteriormente. Deixe o bebê que porventura se interessar por outro brincar livre em suas escolhas. Anuncie novamente o término da brincadeira e convide o grupo a colaborar com a organização dos materiais reconhecendo as tentativas de participação. Cante uma música que marque os momentos de finalização de atividades.

Conteúdos relacionados